domingo, 15 de março de 2009

É em casa que se começa

É em casa que se começa a combater o aquecimento global. Além de casas construídas sem pensar no ambiente, com isolamentos inexistentes ou inapropriados, com áreas de envidraçados desajustadas do clima, com orientação e ventilação inadequada, muitas vezes vivemos e usamos as nossas casas sem a consciência de que estamos a contribuir para o aquecimento global.


Esta imagem - fotografia termográfica, apresentada, entre outras, na página do National Geographic, mostra - a vermelho e amarelo, por onde está escapando o calor numa casa antiga com janelas de vidro duplo novas, em Connecticut.

Calafetar janelas, substituir lâmpadas incandescentes por lâmpadas de baixo consumo, não deixar janelas abertas quando o aquecimento está ligado, não esquecer luzes acesas ou electrodomésticos ligados sem ser preciso, usar estores ou toldos em vez de ar condicionado no Verão, são algumas dicas que podemos praticar sem grandes custos para começarmos a contribuir para minorar o aquecimento global, ao mesmo tempo que diminui a factura energética.

5 comentários:

  1. Muitos parabéns pela adesão a este mundo!
    E logo com entradas de leão... eu as incandescentes ainda não mudei, mas as outras já estão todas a baixo consumo; não tenho ar condicionado; só lavo roupa e louça com máquinas cheias ...

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada Sr. Ferreira-Pinto, é o primeiro a fazer um comentário a este jovem blog.
    Acho que abracei esta causa do ambiente e da sustentabilidade há cerca de 16 anos, mas foi um abraço estático, ficou parado no tempo, qual quadro de Munch.
    Vamos ver se começa a mover e dar uns passitos.
    Também aderi ao Twitter, influenciada por V.Exa., que já o abandonou, mas que me tem sido muito útil.
    Volte sempre.

    ResponderEliminar
  3. Muito bem. Estarei atenta, quer ao seu blog, quer às suas mensagens. Também concordo consigo, quando tudo é pouco para preservar a nossa Terra. estou sempre atenta e tento ser o mais cuidadosa possível. Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Cara amiga
    Bem vinda ao mundo dos “bitaites”.
    Acho que terá de ser com este espírito que devemos encarar a blogosfera. Nós dizemos aquilo que nos apetece e se alguém quiser ouvir, melhor.
    É simpático que mantenhas essa consciência Quixotesca.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Caros amigos
    Obrigada pelos simpáticos comentários.
    Estou a ver que isto é interessante, mas durante a semana de trabalho está difícil de dar continuidade. Mas vou tentar.
    Senão, lá para o fim de semana, volto com mais achegas.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.