segunda-feira, 6 de abril de 2009

ÁGUA - Um bem escasso

Há uma ideia muito errada por esse mundo fora de que a água não é um bem escasso. De facto, há muita água no mar, nas nuvens, e ainda vai havendo nos rios, sob a forma de gelo, e ainda a água subterrânea. O ciclo da água prevê a sua constante transformação e movimentação, mas a quantidade total de água na terra tem-se mantido mais ou menos constante.

Então como é a água um bem escasso? Quando falamos da água como um bem escasso, estamos a falar da água que nos é directamente mais útil - a água potável.

Mais de 92% da água existente na terra é salgada (oceanos e mares), e apenas cerca de 4% da água é potável. Mas este valor tende a diminuir à medida que aumenta a poluição e a população, e está distribuído de forma muito desequilibrada pelos países de vários continentes, sendo a falta de água potável a principal responsável pela extrema pobreza de vários países de África.

No mundo, morrem cerca de 4.200 crianças com menos de cinco anos por dia devido a doenças provocadas pela falta de água potável.

Entre 16 e 22 de Março ocorreu o 5º Fórum Mundial da Água, em Istambul, onde foi apresentado o 3º Relatório das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Mundial dos Recursos Hídricos.

O relatório, que estudou a situação da água em 25 países, aponta para uma crise muito séria se os hábitos de consumo não se alterarem (ver: Público).

Na minha opinião, e face ao referido nos parágrafos atrás, acho que a crise séria já está mais que instalada. Ainda não chegou foi à Europa...

Vejam este filme da WWF e meditem nos vossos hábitos de consumo de água! E tenham em atenção as dicas do colega Ferreira-Pinto em "Uma coisa líquida chamada água"

2 comentários:

  1. Não chegou à Europa?
    Temo bem que sim ... basta ir ali ao Gerês e ver as marcas em que outrora a água já esteve!

    ResponderEliminar
  2. Sim, isso é verdade. De facto já há menos águas superficiais (rios e lagos), mas o mais grave é a acentuada diminuição das águas subterrâneas: os lençóis freáticos já não são nada do que eram há 40 anos. A escalada da construção, urbanização, impermeabilização dos solos e desflorestação levou a isso. No entanto, as pessoas não dão por isso porque têm a água da rede. Mas quem usa água do poço, já se deve ter apercebido da diferença.
    Acho que a redução da quantidade das águas subterrâneas é mais um forte contributo para os desequilíbrios ecológicos, ambientais e climáticos.

    Mas o que eu queria dizer com a crise não ter chegado à Europa, referia-me ao facto de a falta de água potável ainda não ter provocado mortes...

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.