sábado, 18 de abril de 2009

Rajendra Pachauri em Lisboa

Rajendra Pachauri (economista indiano, presidente do IPCC - Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, que recebeu o Prémio Nobel da Paz em 2007 em conjunto com Al Gore) esteve esta semana em Lisboa, tendo falado numa conferência sobre "Alterações Climáticas e o Desafio do Desenvolvimento Sustentável".

Na sua entrevista ao semanário Expresso, Pachauri respondeu de forma directa a perguntas típicas dos cépticos das alterações climáticas e do aquecimento global. Falou também nas expectativas para Copenhaga, e do papel dos EUA, que considera fulcral, e do qual espera liderança para o estabelecer de novas metas.

Transcrevo aqui uma das perguntas/resposta da entrevista ao Expresso, que me parece importante divulgar :
"E se Copenhaga falhar, ou se o novo protocolo aí acordado não for ratificado pelos parlamentos nacionais até 2012, o IPCC tem um Plano B?
Não. O IPCC tem apenas como objectivo tornar disponível a ciência sobre as alterações climáticas, ou seja, nós fornecemos a base para a acção. Mas o IPCC não diz que esta ou aquela medida devem ou não ser tomadas. Agora o que dizemos claramente é que o mundo tem uma janela de oportunidade muito pequena. E se não passarmos à acção rapidamente e limitarmos o aumento das temperaturas aos dois graus - e temos de o fazer até 2050, porque a partir desta data as emissões globais têm de começar a baixar, as implicações serão muito sérias. Será trágico se o mundo, de uma forma irresponsável, não ratificar o acordo que for firmado em Copenhaga em Dezembro."

Quanto a Portugal, diz que é um país que tem vento, biomassa, energia solar, energia das ondas, que são oportunidades para o futuro.

Em relação ao estilo de vida, mais uma vez apelou a que se coma menos carne.

(Fonte: Expresso)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.