domingo, 17 de maio de 2009

DAR VOZ A QUEM A NÃO TEM: A FLORESTA

Pelo meu pseudónimo, poderão ver que falo por ela de pleno coração.
Não querendo ser maçadora, venho apelar à consciência social, pelo respeito e amor à FLORESTA.
As árvores, bem essencial à vida, criadoras de micro, mini, grandes e macro ecossistemas,.
Veneradas desde a Antiguidade, divinizadas pelo Mito, adoradas pelo Homem, têm tudo para serem consideradas seres superiores, basta pensar que, através delas respiramos! Alimentamo-nos dos seus frutos, aquecemo-nos com a sua madeira e com ela construímos e mobilámos a nossas casas.
Conseguimos imaginar o Mundo sem elas?!
O aroma das suas flores na Primavera, o deleite da sua sombra no Verão, as suas cores mágicas no Outono, a sua silhueta nostálgica e o calor das suas chamas, no Inverno.
O burburinho da vida que pulula em seu redor, numa azáfama de sobrevivência.
Fonte de inspiração dos mais exímios artistas, fonte inspiradora do nosso espírito, na partilha ou solidão. Profundamente enraizadas à Mãe Terra, numa súplica muda, apenas audível com a cumplicidade das brisas ou tormentas!

Defendam-nas com toda a força do vosso ser, venerem-nas, e poupem algo, que por vezes levou séculos, para impor sua Majestade!
Companheiras dos vivos, zeladoras dos que pereceram, escutem no vosso espírito, o murmúrio do terror da extinção!
Por isso suplico: Digam NÃO ao abate de árvores desmesurado. Digam NÃO ao consumo excessivo de madeiras protegidas! Digam NÃO à destruição da Floresta Amazónica e outras do Mundo inteiro! Digam NÃO à extinção de todos os seres!
Plantem uma árvore autóctone, não será para vosso deleite, mas gerações futuras agradecer-vos-ão.
Exijam certificados das madeiras utilizadas na construção e móveis da vossa casa.
Excluam o contrabando e a pirataria, que põe o nosso futuro em risco!
Alarguem a voz do Continente Americano, a esta velha, consumista e inconsequente Europa!
Dêem voz aos nossos irmãos brasileiros e canadianos, que defendem pró-activamente e veementemente, o Pulmão, já tão fragilizado, do Planeta!
Exijamos guardas florestais formados (técnicos) , como havia antigamente, em que cada um, conhecia a sua área protegida, como a palma das suas mãos!
Não, não havia incêndios! As casas florestais, não estavam vazias, vivia lá alguém que sabia defender o seu entorno, como se da sua própria vida se tratasse!
Vivia lá alguém, com a sua família, com o fim da protecção da floresta...
Qualquer estranho era observado, seguido e se suspeito, interpelado. Os guardas florestais estavam directamente ligados às forças policiais! Não, não havia incêndios!!!
Quem florestou um País, com árvores de alto risco de incêndio, também soube PROTEGER e criar, os mecanismos necessários e essenciais para a sua defesa!
E AGORA? NADA!! Apenas o vazio dos lugares, a ruína das casas florestais e o abandono da Natureza. Os incêndios colossais a, destruição da vida! E tanto, tanto desemprego!...

A VIGILÂNCIA É ESSENCIAL!

5 comentários:

  1. Parabéns, Fada do Bosque. Está um lindo texto que aborda um dos temas mais importantes para a sustentabilidade: as árvores.

    Sem elas, seguramente que desapareceria a vida na terra, pelo menos da forma que a conhecemos.

    E o apelo à protecção da floresta é bem oportuno, com a recriação dos postos de trabalho de vigilantes.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Bastet.
    Não existe nada que me revolte tanto, desde que a ditadura foi extinta,como o facto de deixar as nossas florestas desprotegidas, entregues a si próprias e nas mãos dos mais imundos criminosos - os incendiários!
    Não perdôo isso á nossa democracia, se assim é, custou caro sermos livres!Foi um lapso terrível e um desdém atroz, pelo que é fundamental,pelo que é o bem comum e a segurança do nosso País

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida que a floresta é um bem a preservar. e a floresta portuguesa, que é a que nos está mais próxima, está muito mal tratada. A exist~encia de uma organização governamental, que permita a exploração sustentada dessa grande riqueza nacional é imperativo.

    ResponderEliminar
  4. Caro Vítor Marques, agradeço imenso o seu apoio, nesta questão de vigilância e manutenção das florestas. Espero que outras vozes se juntem à sua. É que dá a ideia que este problema é de pequena importancia, aqui neste desleixado País!... Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Muito bem. Parabéns por essa consciencialização.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.