sexta-feira, 22 de maio de 2009

Não há uma só verdade

Depois de ouvir a entrevista que o Professor Catedrático José Delgado Domingues deu ontem à TSF, gostaria de aqui deixar alguns pensamentos.

Primeiro, acho que tem toda a razão quando diz que "Não há sustentabilidade possível se não houver equidade na distribuição da riqueza". Esta é a questão fundamental.

Segundo, concordo que as emissões de CO2 não são as únicas responsáveis pela alterações climáticas, e que por trás do CO2 está um problema de energia e de organização de economia. E acrescento eu que por trás disso tudo está a ambição humana.

Terceiro, também é evidente que a comunicação social deturpa muitas vezes os artigos científicos, ou com intenção ou por dificuldade de interpretação, e que a mesma também frequentemente manipula as opiniões das populações.

Quarto, também é certo que aquecimento global não é a mesma coisa que alterações climáticas.

Quinto, concordo que a urbanização e as alterações no uso do solo têm a sua quota parte nas alterações climáticas e originam catástrofes.

Mas dizer que a temperatura média do planeta tem descido desde 1998? Onde estão os factos científicos que comprovam isso, e porque são mais fiáveis que os do IPCC?

É certo que as medições de temperatura no globo que suportam as investigações e análise dos cientistas, estão sujeitas a muitos factores humanos e naturais, e que é muito complexo seleccionar as estações de medida fiáveis e as que têm de ser desprezadas. Mas não são os cientistas que integram o Painel (IPCC) de qualidade científica suficiente?

Também se sabe que a temperatura oscila de ano para ano e pode descer ou subir alguns anos seguidos, mas o que conta é não a alteração sofrida numa escala de tempo representativa?

E se a temperatura média do planeta tem descido nos últimos 10 anos, qual o motivo porque tem reduzido drasticamente o gelo nas regiões polares e fora delas, nas regiões de montanha? porque se deslocam agora muito mais depressa os icebergues? É isso também um embuste? Ou será que foi a temperatura de fusão da água que desceu?

Acho que ficou a faltar a resposta a estas questões.

Quanto à crítica relativa ao mercado de carbono, acho que o Professor tem razão, o interesse de negócio atrai os sensíveis e também os mais insensíveis às questões de sustentabilidade, que assim se vestem com pele de cordeiro. Mas a grande maioria da espécie humana só funciona na perspectiva de lucro.

Estas são opiniões minhas, as alterações climáticas e o aquecimento global são para mim uma evidência. Mas nem eu, na minha ignorância meteorológica, nem o Professor Delgado Domingues do alto da sua cátedra, somos donos da verdade. Não há só uma verdade.

E é pena que o fenómeno das alterações climáticas se tenha transformado numa "ideologia", num "negócio", em "política", e não apenas num problema que a humanidade precise de resolver.

Porque ao tentarmos evitar o agravamento das alterações climáticas, estamos também a contribuir para uma melhor sustentabilidade.

Cabe a nós todos exigirmos também aos nossos políticos medidas sérias para melhorar a sustentabilidade e para mudarmos esta sociedade para uma mais justa e com uma distribuição de riqueza mais equitativa.


4 comentários:

  1. Os factos científicos estão onde o Professor disse! Já o Antímio de azevedo, nunca foi ouvido pelos adeptos do aquecimento , e sendo um dos melhores cientistas do Mundo, teve que se remeter ao silencio perante a onda de fatalismo generalizada e aproveitada pelos Lobbies! Quando Al Gore disse que se mudarmos a percepção da realidade, a realidade muda, já devia saber que ía obter lucros através da imposição do medo! Trigo limpo, farinha amparo. O Mundo está governado por homens assim.
    Tenho dito!

    ResponderEliminar
  2. Os factos científicos, como disse o professor, estão em relatórios muito difíceis de digerir para o cidadão comum. Um deles é o referido relatório de 2007 do IPCC, disponível na net na íntegra, e de facto intragável para os leigos.

    Mas os gráficos que lá estão mostram a temperatura a subir nos últimos anos.

    Acho que o Al Gore teve e continua a ter um importante papel na divulgação das alterações climáticas e do aquecimento global, e de sensibilização da opinião pública para a necessidade de preservamos o planeta.

    Preferia mil vezes que o Al Gore tivesse sido o Presidente do EUA do que o G.W. Bush.

    ResponderEliminar
  3. Não é fácil analisar, interpretar e ter acesso aos dados de referência. É muita informação.

    Temperatura média do ar:
    http://www.cru.uea.ac.uk/
    Dados do Climatic Research Unit (Reino Unido)


    Gelo no árctico, parece que este ano já se recuperou qualquer coisa:
    http://nsidc.org/data/seaice_index/images/daily_images/N_timeseries.png
    Dados do National Snow and Ice Data Center (EUA).

    Temperatura do mar:
    http://wattsupwiththat.com/2009/05/06/the-global-warming-hypothesis-and-ocean-heat/
    Dados de um blog, considerado o melhor blog de ciência em 2008

    ResponderEliminar
  4. Claro que Al Gore foi importante na consciencialização, para uma desgraça iminente, se o Homem continuasse no mesmo rumo! por isso é que recebeu o Prémio Nobel da Paz!
    O que não concordo, é que não continue pela mesma "veia", de consciencializar os governos e o povo, para outros factores de fundo, das alterções climáticas, só porque agora está no mercado de carbono!
    E também na minha ignorancia, sei que 10 anos, é muito pouco em termos de tempo terreste. E tambem sei que o clima é cíclico,a Terra tem inclinações, até 23 graus do seu eixo, e que nestes próximos anos, vamos chegar exactamente ao limite dessa inclinação! Pelo pouco que sei, já se verifica há quase 30 anos, esta deslocação. Sei também, que houve outros degelos, no passado do Planeta, devido a estes desvios. A pergunta é: Estará alguém interessado em prevenir catástrofes, como tufões, cheias, ondas de calor etc. devido a estes factores? Parece que o interesse dos poderosos, não é esse! É sim, criar mais mercados financeiros para sugar o povo que a banca já deu o que tinha a dar!O Al Gore "farejou" o poder e pelos vistos já faz parte do compadrio.
    E depois tenho por costume analisar dentro dos meus possíveis, as vozes solitárias. Desdenhadas sempre, ou chamadas de anti Cristos ou outras coisas, e que no fundo, são as que não se movem por interesses, que não sejam ajudar seus semelhantes.
    O ir na onda é o ´pior defeito do ser humano! Caso não fosse assim tinham aprendido os ensinamentos de Jesus em vez de o terem assassinado. Já Buda teve mais sorte, inversamente a S.S. Dalai Lama! Ninguém lhe dá ouvidos, porque será?! E Nietzsch?! está a ser estudado ao fim de 120 anos, é porque no fundo tinha razão!
    Mas isto é o que penso, não passando de uma leiga!...

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.