sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Afinal, o que é a PERMACULTURA?


"A única decisão verdadeiramente ética é cada um tomar para si a responsabilidade de sua própria existência e da de seus filhos"
Mollison, 1990

A permacultura é um método holístico para planear, actualizar e manter sistemas de escala humana - jardins, vilas, aldeias e comunidades, ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.
Criada pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren na década 70, a permacultura baseia-se na sustentabilidade dos grupos humanos e na ecologia. A origem da palavra vem de permanent agriculture, que mais tarde se estendeu a permanent culture.

Segundo Nelson Avelar "A Permacultura não é um sistema especializado e único numa determinada actividade mas sim um método de integração global de vários componentes da actividade humana, tais como agricultura, piscicultura, silvicultura (...), arquitectura, engenharia, paisagismo, ambiente, economia, sociologia, cultura, etc.. "

A agricultura biológica é um dos elementos básicos da permacultura, mas esta abarca, como foi dito, várias actividades humanas, de uma forma ligada, planeada e integrada. A permacultura abrange sistemas de dimensões tão diversas como um pequeno quintal ou horta até eco-aldeias, eco-vilas, e quem sabe, até eco-cidades e eco-regiões. Aliás, mais que um método, a permacultura é uma filosofia de vida.

Do site da TERRAMADA (Associação de Permacultura como Apoio à Recuperação de Solos Desertificados e ECOALDEIA, Portugal) retirei esta frase: "Sistemas de Permacultura são globalmente reconhecidos como muito positivos para a cultura, economia e acima de tudo ambiente e dignidade humana pois estes tem como valores éticos as seguintes orientações: Cuidar da Terra. Cuidar das Pessoas. Distribuir os excedentes e aplicar limites ao consumo."

No seguinte filme, Marcelo Bueno do IPEMA (Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica, Brasil) dá-nos uma introdução à Permacultura em 10 minutos. Se ainda não conhece esta prática sustentável, não deixe de ver.

6 comentários:

  1. É mesmo deste Sistema de desenvolvimento sustentável, que o Planeta e todos os seres que nele habitam, precisam. Boa divulgação seria o primeiro passo a dar. Eu, por exemplo não sabia e como eu deve haver imensa gente, senão a maioria.
    Obrigada, pelo teu afadigado trabalho de pesquisa, para nos poderes informar que ainda há coisas boas no Mundo! :)
    Temos é de meter mãos à obra.

    ResponderEliminar
  2. Tenho de investigar mais sobre a permacultura, e ver o que se faz aqui em Portugal. Mas parece-me uma óptima filosofia, que é praticamente não gerar resíduos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podemos gerar residuos mas todos eles reciclaveis e bons para o planeta...

      Eliminar
  3. Era o que faziam os nossos antepassados, antes da Revolução Industrial... poucos resíduos!

    ResponderEliminar
  4. Se podesse e se fosse mais novo e livre de responsabilidades familiares, era um dos sítios bons para viver. Conheci uma zona muito parecida, lá para sitios do Gerês que por ora não me recordo do nome.
    Agricultura biológica, era bom consumir mas é cara.
    Sandações.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.