domingo, 30 de agosto de 2009

E-waste - lixo tecnológico, crianças envenenadas



No semanário Expresso deste fim de semana foi publicado um artigo "Cemitérios de Tecnologia", de Cristina Pombo, Pedro Cordeiro e Carlos Esteves, sobre lixo tóxico. É relatado o que acontece a aparelhos electrónicos que vão para o "lixo": porque é mais barato, milhares de toneladas de lixo electrónico viajam da América e da Europa para países pobres de África e da Ásia (os custo de deposição na Europa são 100 vezes superiores a levar para África). Aí, são depositados a céu aberto, sem qualquer controle, sem qualquer cuidado ou protecção. Depois, são crianças, muitas vezes forçadas pelos pais, a trabalhar nessas sucatas carregadas de produtos tóxicos, que esmagam os componentes com pedras e os derretem para extrair metais como alumínio e cobre. Neste processo, ainda libertam mais produtos tóxicos para a atmosfera. Poluem o solo, a água e o ar. Envenenam aquelas crianças, mulheres e homens que ali trabalham, e muitas outras pessoas que acabam afectadas.

No caso da Europa, não é legislação que falta. Como sempre, o que falta é o controle e a fiscalização. É preciso vermos. É preciso falarmos. É preciso denunciarmos.

De seguida, o filme da Greenpeace mostra os "processos" a que são submetidos estes resíduos e quais os materiais tóxicos presentes.



Vejam também a reportagem "Digital Dumping Ground" de Peter Klein sobre o que se passa no Gana, um dos países mais afectados pelo lixo tecnológico, na China e na Índia (link: Frontline World).

Pense duas vezes antes de substituir os seus computadores, televisores, telemóveis, etc...  Precisa mesmo?

6 comentários:

  1. Olá!

    Eu também tenho 1 blog, chamado "Pardieiro da Tojeira". Pode parecer estúpido, devido à natureza do nome, mas de facto, a intenção do Pardieiro é criticar, de uma forma cómica, certos aspectos da sociedade actual e do modus vivendi dessa mesma sociedade.

    Gostámos do teu blog :)

    Queremos pedir-te 1 coisa: podes aceitar-nos como parceiros (embora não tenhamos quase nada a ver)?

    Nós faremos o mesmo e iremos promover o teu blog, esperando q promovas também o nosso.

    ResponderEliminar
  2. Amiga Manuela,

    Este assunto não é novidade para muitos de nós, mas é sempre bom denunciar, apontar o dedo.

    Bem haja.

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Cara Fernanda
    É como diz, não é novidade, mas a dimensão do problema, para mim foi, não julguei ter tamanhas proporções. O Gana está a transformar-se num país lixeira, as crianças a serem envenenadas, é criminoso.
    E o pior de tudo, é ser o dito "ocidente civilizado" quem gera esta terrível realidade.

    ResponderEliminar
  4. Cara Manuela Araujo,

    Se me permite a ousadia, vou levar do seu blogue a imagem daquela criança tão bela, sentada no meio do lixo. Como é possivel tal barbaridade no nosso planeta terra que todos dizem ser tão belo.
    Se nada me disser, deduzirei que nãso ficou zangada comigo,

    Abraço
    Mara

    ResponderEliminar
  5. Cara Mara

    Não é ousadia nenhuma, ousadia tive eu ao colocar as fotos e esquecer-me de colocar as fontes: a de cima, com o bebé, é da Greenpeace, e a de baixo, é do Guardian. Mas coloquei um link sobre a foto para a sua localização original, ao menos.

    Não, não sei como é possível o mundo assistir quase impávido e sereno a isto.

    Obrigada por passar por aqui, e seja bem-vinda.

    ResponderEliminar
  6. Pardieiro da Tojeira.
    Ainda bem que gostaram do blogue.
    Voltem sempre

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.