segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Museu de História Natural em São Francisco


Da autoria do bem conhecido arquitecto italiano Renzo Piano, e inaugurado em 2008/09/28, o novo Museu de História Natural da Academia de Ciências da Califórnia, no Golden Gate Park em São Francisco, é um bom exemplo de integração na paisagem e de arquitectura sustentável.

A cobertura é um jardim com colinas que funciona como isolamento, que reaproveita as águas das chuvas e que através de clarabóias com sistemas de abertura automáticos providencia iluminação e ventilação natural à maioria dos espaços do museu, sendo ainda delimitada por painéis solares foto voltaicos que produzem mais de 10% das necessidades energéticas do edifício, para além de servirem de sombreamento.

O edifício foi certificado pelo sistema LEED com a classificação Platinum, sendo o maior e mais sustentável classificado por este sistema. Para além da produção de energia a partir do sol, do aproveitamento das águas das chuvas, do isolamento natural da cobertura, muitos outros factores estiveram na base desta certificação. Entre eles: sistemas de recuperação de calor que reutilizam a energia térmica produzida pelos sistemas de AVAC; a água salgada do aquário que é canalizada do Oceano Pacífico; tem canalizações independentes para água potável e para água sanitária; mais de metade das madeiras utilizadas provém de plantações sustentáveis; o isolamento das paredes é feito de algodão para jeans reciclado; foram reutilizados e reciclados cerca de 90% dos resíduos de demolição do anterior complexo existente - foram reutilizados 9000 ton de cimento na construção dos acessos e foram reciclados 12000 ton de aço.

Fontes: Artigo "a obra ao verde", de Nancy Black, na Revista Arquitectura & Construção n.º 55 Junho/Julho 2009; Ciência Hoje -2008/09/28; The New York Times - 2008/09/23; archiCentral - 2008/09/18; Treehugger - 2008/04/29

10 comentários:

  1. Estou disponível para o visitar. Quem me paga a viagem?

    ResponderEliminar
  2. UAUUU Grande exemplo tu me foste arranjar! Está um espectáculo e deve ser único, tanto no visual, como na construção sustentável!
    Ai estes Arquitectos iluminados!
    Também quero lá ir... :(

    ResponderEliminar
  3. Se a viajem está paga, contem comigo!!!

    É um edifício bem interessante. Aqui na Alemanha estão muito em voga as casas passivas. Não usam aquecimento porque bastará o caor humano para aquecer toda a casa.

    Não sei bem o funionameno das mesmas, só espero que (em geito de brincadeira...) não tenham sido criadas por algum extraterrestre que nos quer sugar as energias!!
    lolol

    A Manuela, já que é arquitecta poderia falar e explicar o que acontece esse caso?

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Pronto, fiquei convencida...
    Eu também quero ir! :)

    Obrigada pela visita e pela referência.

    Gostei daqui. É muito interessante e útil este blog. Acho que já cá tinha estado...

    ResponderEliminar
  5. Ora bem Adoa, em jeito de brincadeira também, isso é que é entrar à grande e à francesa, mas que desafio para começar! Seja bem vinda a este espaço, e gostei bem dessa entrada ;-)

    Eu, casas passivas já conhecia o conceito, trata-se de projectar e construir tendo em conta a orientação solar, os ventos, o arejamento, a forma, os sistemas de sombreamento, a conjugação de materiais, os isolamentos, a orientação dos vãos, a inércia térmica, etc., de modo a que se consiga manter as necessidades energéticas de aquecimento ou arrefecimento no mínimo. Dependendo do clima, essas necessidades poderão tender para zero numa casa bem projectada. De modo a que o calor diurno do sol possa ser acumulado e libertado de noite quando está mais fresco.
    Isto assim pela rama.

    Agora, de manter a casa aquecida com o calor humano, bom, isso não conhecia, mas tendo em consideração que um corpo humano em esforço pode emitir calor equivalente a 100 Watts, se forem muitos e estiverem bem activos, talvez consigam manter uma casa quente mesmo na Alemanha :-)

    Será que esclareci alguma coisa?

    Obrigada pelo contributo e volte sempre.

    ResponderEliminar
  6. E obrigada aos outros visitantes também. O Ferreira-Pinto e a Fada do Bosque são colaboradores aqui da casa, mas a MaFA_R também me parece que é a primeira vez que a vejo por cá. Ainda bem que gostou, agradeço a passagem por cá. O seu blogue Contra a Pobreza é muito interessante, irei lá passar mais vezes.

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigada pela explicação!

    Não há nada como perguntar á pessoa certa!

    Certamente passarei mais vezes! A sustentabilidade do planeta interessa-me por demais!

    ResponderEliminar
  8. Enfim, mana, só sabedoria!!!
    Depois diz que não sabe nada! ahahaha Apanhei-te!

    ResponderEliminar
  9. Belo edifício, para além de tudo o mais.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.