terça-feira, 8 de setembro de 2009

Dia Internacional da Alfabetização

Dia 8 de Setembro é o dia que a UNESCO proclamou como o Dia Internacional da Alfabetização. "A alfabetização é um direito humano, um instrumento de realização pessoal e uma ferramenta essencial para o desenvolvimento social e humano. As oportunidades educativas dependem da alfabetização. A alfabetização é a base da educação para todos, e essencial para exterminar a pobreza, reduzir a mortalidade infantil, restringir o crescimento demográfico, permitir a igualdade de género e assegurar o desenvolvimento sustentável, a paz e a democracia. "
(Fonte: UNESCO)

Apesar de todo o esforço da UNESCO, e de estarmos quase no fim da Década da Alfabetização das Nações Unidas (2003-2012), ainda há no mundo 776 milhões de adultos analfabetos. Há pois, ainda muito a fazer.


Em Junho de 2008 iniciou-se em Portugal uma campanha de reciclagem e reutilização de livros escolares usados. Os resultados estão aqui. O planeta agradeceu, como devem ter agradecido as instituições e escolas dos PALOP's que os receberam. Uma iniciativa destas merecia ter tido continuidade, mas em 2009, não ouvi falar, e o ano lectivo está a bater à porta. E os manuais escolares, cada vez mais caros!

2 comentários:

  1. Os manuais escolares cada vez mais caros é favor, minha cara amiga. Caríssimos, carissimos ... aquilo é um verdadeiro assalto à carteira dos cada vez mais exangues portugueses!

    Quanto à campanha que referes, acho muito bem que tenha existido e que à mesma se devia dar continuidade!

    ResponderEliminar
  2. Essa dos manuais escolares, cada vez mais caros, é a p#$% da corrupção a funcionar a todo o gás! desabrida...
    Quanto aos CPLP, vou transcrever aqui uma palavras de Orlando Castro escritas no dia 4 deste mês : "Cerca de 13.000 livros vão ser doados a várias instituições de Estados de língua portuguesa, CPLP e como o saber não ocupa lugar, se calhar os livros vão ajudar, aqueles que têm 3 refeições por dia a esquecer, que há muitas barrigas vazias, por esse CPLP fora.
    Assim os livros vão ajudar, a dizer em bom português, tenho fome." E assim vai o Mundo!...
    De qualquer forma, nada contra...

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.