quarta-feira, 25 de novembro de 2009

História de histórias

Leiam o texto de Ecila no post "O perigo de uma única história" no blogue Alice in My Head, e vejam o filme que lá está até ao fim. São 18 minutos em que a nigeriana Chimamanda Adichie conta uma fabulosa história de histórias, que tal como Ecila diz, vale mesmo a pena ver (tem legendas em várias línguas, inclusive em Português de Portugal e do Brasil).

O poder das histórias e o perigo de uma só história. Eu adorei.

8 comentários:

  1. Interessantísssimo, Manuela.
    Mais uma coisa para pensar.
    Saudações.

    ResponderEliminar
  2. Miguel
    Também achei muito interessante mesmo. Para pensar sobre o que pensamos dos outros.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá Manuela,
    Obrigado pela dica, vou de seguida ver.
    Outro dia deu-me um sêlo, muito obrigada pela oferta. Coloquei no blogue, mas ele não mexe!...Não estou de maneira nenhuma a reclamar, estou só a comunicar, porque era giro que ele mexesse, mas fica lá mesmo assim.
    Beijinhos,
    Manuela

    ResponderEliminar
  4. Querida Manuela, impactante, gracias, voy a subirlo también a mi blog y a recomendar el tuyo. Besos.

    ResponderEliminar
  5. Manuela, Cris e Paulo
    A Ecila desencanta coisas extraordinárias lá no país das maravilhas dela!
    Obrigada e um abraço

    ResponderEliminar
  6. Fenomenal! Isto faz-me lembrar o que os Ocidentais inventaram sobre os russos na Guerra Fria e o que estão a fazer com o Oriente, chamando-lhes a alguns o Eixo do Mal. Os poderosos não querem mais nada senão manipular, para que nos consideremos uns deuses e outros seres inferiores. Eles sabem mutio bem o que fazem e a história única, devia ser um exemplo de que tudo o que nos querem impingir, é de algum benefício para eles. O raciocínio abstracto não foi cultivado nem desenvolvido pelos sistemas educativos, porque pode tornar-se muito perigoso e acabar com a História Única. Nietsche tinha tanta razão e os budistas também. Desenvolver apenas o raciocínio lógico, amputa o Homem!

    ResponderEliminar
  7. Olá Fada
    Um visão da realidade de uma úniva perspectiva é tudo menos a realidade. Chimamanda Adichie é mesmo uma contadora de histórias espectacular.
    Beijos

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.