quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Abrigo de cortiça finalista em concurso internacional

O arquitecto português David Mares está entre os 10 finalistas num concurso internacional promovido pela Fundação Guggenheim e pela Google Sketchup. O desafio foi desenhar um modelo 3D de um abrigo utilizando as ferramentas Google SketchUp e Google Earth. O concurso teve perto de 600 concorrentes de 68 países.

O projecto, designado CBS (Cork Block Shelter), previsto para se localizar em Vale de Barris (Palmela, Setúbal), usa a cortiça como principal material de construção, providenciando simultâneamente isolamento térmico e acústico. Um material sustentável e genuinamente português. Uma boa promoção para a nossa cortiça.



As propostas a concurso e as finalistas podem ser vistas nesta página. O concurso tem dois prémios, um prémio de júri, e um prémio popular. Os prémios serão anunciados a 21 de Outubro, data da celebração do 50º aniversário do Museu Guggenheim de Nova Iorque.

O voto popular decorre até 10 de Outubro, e pode votar aqui.

(Fontes: Café Portugal, Guggenheim.org)

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Vamos Limpar Portugal


A ideia nasceu na Estónia, e foi inteiramente conseguida - o pais foi limpo num dia (florestas e não só), com a ajuda de 50 mil voluntários. Mais do que uma acção isolada, foi um modo de mostrar ao mundo que, quando há uma vontade forte e quando nos juntamos, nós cidadãos anónimos, conseguimos. É uma óptima mensagem não é?

Por cá, a ideia nasceu em meados de Julho passado, tendo sido criada a rede ning Limpar Portugal onde já estão registados mais de 7500 voluntários. Já são muitos, mas faltam muitos, muitos mais, para que a acção tenha sucesso. Depois do registo na rede, deve aderir a um grupo, grupos esses que se dividiram por concelhos ou por zonas geográficas.

O dia para limpar Portugal previsto é o dia 20 de Março de 2010. Vamos limpar o lixo que infelizmente é abandonado por essas florestas, por esses recantos mais escondidos do nosso país, e alguns nem tanto.

Entretanto, há muito trabalho a fazer: localizar e reportar os pontos de lixo (aqui apela-se sobretudo aos praticantes de caminhadas, BTT ou TT, ou a quem os detectar) , divulgar e arranjar mais voluntários, estabelecer contactos com empresas e instituições para ajuda no fornecimento de serviços ou bens necessários à execução da "acção de limpeza".

Faltam menos de seis meses, ainda há tempo, mas não podemos ficar parados, pois há muito que fazer. A iniciativa também tem uma página na Internet, está presente no Facebook e no Twitter, mas é na rede Ning onde se desenrola o processo, com mais informação e mais actualizada.
A iniciativa começa a ser mais divulgada na comunicação social (RTP, TVI24, Diário.iol, Rádio Clube, Sapo, Ecosfera, ...), pelo que se espera, que em breve o número de voluntários aumente substancialmente.

Eu vou ajudar a Limpar Portugal. E você?

domingo, 27 de setembro de 2009

Amizade Internauta

Os blogues brasileiros "E ESSE TAL MEIO AMBIENTE?", "CIÊNCIAS AGORA", "PENSAR ECO, É LÓGICO", e "FAUNA DO CERRADO E OUTROS ANIMAIS" tendo sido premiados com o selo "Amizade Internauta", resolveram entregar esse selo, entre outros blogues, aqui ao "Sustentabilidade É Acção", que muito agradecemos.

Este selo, criado pelo blogue Quiosque Azul, é isento de regras. Por isso, em vez de atribuir a blogues como é usual, vou atribuir a "bloggers" que se dão ao trabalho de aqui vir aqui e de frequentemente comentarem com suas achegas que enriquecem este espaço dedicado à sustentabilidade.

Com o selo "Amizade Internauta" vai também o meu "muito obrigada", que dedico a:

Aos que nos ofereceram este e outros selos-prémio, não só por isso, mas porque seus blogues são óptimos: Diêgo Lobo, Rosângela, Érica Sena, Iliana Rosa e Cleisson;

Aos autores deste blogue que muito se empenham em dar uma ajuda preciosa e que me impedem de desanimar: Fada do Bosque e Ferreira-Pinto;

Aos visitantes que mais se dão ao trabalho de participar com seus comentários, e que simultâneamente têm excelentes blogues, muitos deles mais do que um: Fernanda Ferreira, Ana, Jeune Dame de Jazz, Ana Paula Fitas, Maria Josefa Paias, Miss. S., Carlos Narciso, Rui Herbon, Fernando Teixeira, Vítor Chuva, e Eduardo Miguel Pereira.

Interpretem este selo como o reconhecimento de amizade, que pode ser internauta mas seguramente já é mais que apenas "virtual". E não há qualquer obrigação de distribuir, fica inteiramente ao vosso critério. Obrigada a todos.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A billion for a billion

Desculpem insistir, mas precisam da vossa ajuda.
Morrem 10 crianças por minuto por falta de alimentos.
Mais de mil milhões ("1 billion") de pessoas estão a sofrer com a fome.
Nunca este número foi tão elevado.
Os donativos para ajudar atingiram o mínimo dos últimos 20 anos.



Façam um donativo a WFP.
E por favor, divulguem esta campanha.
Usem as ferramentas desta "grande rede", blogues, e-mails, facebook, twitter, hi5, e outras redes.
Vamos ser muitos a ajudar muitos. Vamos fazer a diferença!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Dia de Acção Climática - Apelo à acção

Falta 1 mês para o Dia da Acção Climática, o dia em que vamos demonstrar aos nossos líderes que queremos que em Copenhaga se decidam por um tratado relativo às alterações climáticas JUSTO, AMBICIOSO e VINCULATIVO, e que queremos que seja estabelecida como meta a concentração máxima de 350 ppm CO2 de gases de estufa (ver aqui por quê). Actualmente, essa concentração é superior a 380, mas antes da era industrial era inferior a 280 ppm.

A 350.org já tem 1384 acções registadas em 104 países. Em Portugal estão também previstas acções em algumas cidades e locais. Mas ainda são poucas, temos um mês para organizar eventos visíveis para esse dia: marchas ou caminhadas, concertos, passeios de bicicleta, instalações ou exposições, ou outras ideias. É uma questão de inspiração ou imaginação. E registe estas acções no site 350.org para que elas contem. Ou inscreva-se numa já prevista. Desafiem os responsáveis políticos locais a participar, talvez tenham uma surpresa positiva com a resposta.

Prepare-se para entrar em acção em 24 de Outubro.

Entretanto, vejam o vídeo com o apelo do Presidente das Maldivas, país em grande risco de desaparecer com a subida do nível da água do mar devido ao aquecimento global: as 1192 ilhas que compõem o arquipélago das Maldivas estão a menos de 2,4 m acima do nível do mar, e a maioria do território habitado está apenas a 1 m de altitude. A capital, Malé, onde vivem 100 mil pessoas, está 90 cm acima do nível do mar .



Junte a sua voz à do Presidente das Maldivas aqui.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

É só uma passagem


Aconselho a ver e ouvir, este pequeno excerto de um espectáculo deste humorista, que tudo diz, em poucas palavras, e aconselho a atenção, mesmo até ao fim, apesar da profusão dos aplausos.

GreenFest 2009

Está a decorrer, desde 18 deste mês até ao dia 25, o Green Festival. Se não pôde ir, pode ver as conferências neste site do GreenFest, donde retirei as imagens ao lado e abaixo.

Também pode acompanhar tópicos no twitter do GreenFest ou do GCI.

Da conferência que está nas imagens, do dia 18, reproduzo aqui algumas das palavras do Dr. Fernando Nobre:

"Nós (dos países desenvolvidos e responsáveis por um certo esgotamento planetário e poluição que ultrapassa as medidas do aceitável) vamos ter de aceitar reduzir o nosso nível de vida para que outros povos possam aumentar o seu. (...)
Eu coloco as questões das alterações climáticas como sendo o segundo maior desafio dos doze trabalhos de Hércules que eu sei que a humanidade vai ter que enfrentar. O primeiro é a questão da exclusão, da pobreza, da miséria, enfim, do comércio injusto e as consequências de tudo isso. Mas o segundo é este, e este é talvez duma premência absoluta. Eu acho que temos que olhar para a realidade, não vale a pena estarmos aqui com paninhos quentes a fingir que vamos dar resposta a isso! Só vamos poder dar resposta a isso se todos em conjunto, uma vez bem assumida uma tomada de consciência colectiva, entendermos que somos cidadãos globais, e que somos seres humanos que temos também uma espiritualidade e um espírito solidário para com os outros. (...) É preciso atalhar, e atalhar decisivamente."

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Hora de Obama acordar?

"O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, participou nesta terça-feira da Conferência sobre Mudança Climática, na sede da ONU, em Nova York, onde falou sobre a necessidade urgente de combate ao aquecimento global.
Para o presidente, a resposta para a actual crise climática será decisiva para o futuro do planeta.
Obama disse que a resposta da actual geração a esse desafio será julgada pela história. Segundo ele se não houver um trabalho rápido, integrado e de forma corajosa as gerações futuras estarão sob o risco de uma catástrofe irreversível. " (Fonte: Radio ONU)

Barack Obama deve ter assistido ao filme "Age of Stupid", e talvez tenha acordado. Agora espero que os americanos e todos nós não o deixemos adormecer outra vez.

Para ver na BBC as declarações de Obama, de Hu Jintao e de Ban Ki-moon.

Em 24 de Outubro vamos pôr o despertador a tocar outra vez! Mas bem mais forte!

Como foi a Hora de Acordar em 21-09-2009


Por esse mundo fora (vídeo adicionado ao "post" em 25/09/2009)


Em Copenhaga:

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Hora de Acordar Portugal - faça uma chamada

Hoje é o dia de acordar. Esta semana é a semana para começarmos a agir. Juntando-nos. Fazendo chamadas. Por isso, para além de reencaminhar o último e-mail da Avaaz, vou transcrevê-lo directamente para aqui:

"Caros amigos,
A Hora de Acordar chegou, faça uma ligação para o telefone do seu governo (veja o número neste alerta), encontre um evento perto de você ou simplesmente veja as imagens e experiências deste dia incrível ao redor do mundo:
Veja neste alerta o número de telefone do seu governo ou veja nossa página ao vivo sobre a Hora de Acordar
A Hora de Acordar global já começou! Agora todos nós podemos participar de casa - ligando para os nossos governantes ou acompanhando este extraordinário dia de mobilização pela Internet - além disso, ainda há tempo de participar de um evento próximo de você!

A imprensa relata que as negociações climáticas estão um caos e a cúpula da ONU na terça-feira é a única esperança de ressuscitá-las. Esta segunda, nós vamos inundar a mídia e as linhas telefônicas de governos do mundo todo com chamados para os nossos governantes agirem. Telefonemas estão sendo feitos de mais de 2.300 passeatas, encontros e mobilizações relâmpago em locais públicos pelo planeta. Mesmo de casa ou do trabalho você também pode fazer a sua parte ligando para o seu governo.

Nós incluímos os números de telefone do governo do seu país abaixo, com sugestões sobre o que dizer. No link você encontrará informações sobre os eventos da Hora de Acorda com fotos, vídeos e um blog onde as pessoas estão compartilhando suas experiências do dia. Não deixe de participar -- faça uma ligação de casa ou do trabalho e nos conte como foi neste link, ou se você preferir ainda dá tempo de encontrar um evento perto de você:


Aqui estão os números do seu governo (por favor, comece a ligar a partir de 12:18 de segunda-feira, horário local):
Primeiro-Ministro José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa
(+351) 213 923 500
Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional Francisco Nunes Correira
(+351) 213 232 500
Ministro dos Negócios Estrangeiros H.E. Luís Amado
(+351) 213 946 000
(Para encontrar as informações de contato para um país diferente do qual você está registrado, clique no link acima).

Faça ao menos uma ligação, se estiver ocupado é porque nossa ação está funcionando e estamos congestionando as linhas telefônicas – é importante continuar tentando pois quanto mais ligações mais atenção chamaremos dos nossos governantes!

O que falar ao telefone: diga que está ligando como parte de uma acção internacional chamada Hora de Acordar global; que nós queremos que o [seu chefe de Estado] se comprometa a ir ao encontro sobre o clima em Copenhague em Dezembro e assine um tratado climático global que seja JUSTO, AMBICIOSO e VINCULANTE; por fim peça para ele/a registrar a sua ligação e repassar a sua mensagem para o seu governante.

Depois de fazer a ligação, visite a página da Hora de Acordar no link e o seu depoimento no blogue - você também pode ler como foi a experiência das outras pessoas e ver fotos e vídeos de eventos de todos os cantos do planeta:

Se você quiser participar de um evento da Hora de Acordar em um local público, talvez ainda haja tempo -- clique no link acima e depois no mapa para encontrar um evento perto de você.

Recentemente, nós surpreendemos governos nacionais com inesperadas chuvas de telefonemas. Estas ligações paralisaram funcionários e derrubaram linhas telefônicas -- mas elas não foram ignoradas, as campanhas nos ensinaram que esta é uma ótima estratégia para chamar a atenção de governos. No Brasil, 14 mil telefonemas ajudaram a influenciar o Presidente Lula a vetar pontos perigosos da MP da Amazónia. 3 mil telefonemas persuadiram o partido da Chanceler Alemã a se engajar com grupos climáticos e apenas algumas centenas de ligações chamaram a atenção dos conselheiros do Presidente francês Sarkozy.

Nós temos apenas 78 dias até o encontro final da ONU em Copenhague, onde um novo tratado global poderá definir limites mundiais para as emissões de carbono, parar a catástrofe climática e lançar uma nova economia limpa e verde. Mas isso não acontecerá somente pela boa vontade dos nossos governantes, também depende de cada um de nós.

Vamos mandar uma mensagem que eles não vão esquecer. Use seu telefone agora e compartilhe a sua experiência com outras milhares de pessoas que também estão comprometidas com o clima do planeta.

Com esperança e determinação,

Brett, Paul, Iain, Graziela, Ricken, Alice, Ben, Paula, Pascal, Luis, Benji e toda a equipe Avaaz"



Vejam acima Gordon Brown recebendo uma chamada "Climate Call" (number10.gov.uk). Vamos fazer o mesmo em Portugal, liguem para pelo menos um dos ministros acima indicados.

Está na hora de agir. Não se esqueçam: sustentabilidade é acção!

Gordon Brown nada optimista!

Quando estamos a escassas semanas da reunião de Copenhaga, é perturbador saber que Gordon Brown (Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha) considera que o futuro acordo climático global está em grande perigo dada a lentidão com que as conversações se processam.
Os negociadores de cerca de 190 nações têm quatro momentos para encontrarem um consenso: Nova Iorque (22 de Setembro), Pittsburgh (cimeira do G20, a 24 e 25 de Setembro), Banguecoque (28 de Setembro a 9 de Outubro) e Barcelona (2 a 6 de Novembro).
“Este é um momento histórico: o maior teste à cooperação global. Ainda assim, as negociações estão a avançar tão devagar que o acordo está em grande perigo”, considerou Gordon Brown num artigo de opinião publicado hoje pela revista “Newsweek”.
E tudo isto porquê?
Porque, contrariamente ao que tem vindo a ser sucessivamente denunciado aqui, quase todos os estados e os seus governos insistem em olhar para o seu umbigo; depois, porque países como a China, Índia e Brasil acham que chegou a hora de enriquecerem e que se os outros (EUA e Europa) puderam dar cabo de tudo, eles também podem; ainda porque a Leste (Rússia, por exemplo) persiste o laxismo nesse domínio; finalmente, porque em muitos nós ainda mora um troglodita que acha que essas coisas do ambiente são fixes mas que, na primeira curva, deita o papelinho da praxe para o chão, compra um todo-o-terreno e vai para cima das dunas dar cabo de tudo ou então uma bicicleta toda artilhada e mete-se por montes e veredas, passando por cima de flora como se fosse os tapetes lá de casa!

A Era da Estupidez

The Age of Stupid - Um filme de Franny Armstrong, em que o personagem principal, interpretado por Pete Postlethwhaite, em 2055, tenta perceber porque não se fez nada no primeiro decénio do século XXI para prevenir catástrofes originadas pelas alterações climáticas.
Saiba mais em Naturlink.

O filme é lançado hoje, dia 21/09 nos EUA e Canadá, e é lançado amanhã, dia 22/09 em Portugal e em vários outros países. Fica aqui o trailer legendado em português. Veja aqui os cinemas onde pode ver este filme

domingo, 20 de setembro de 2009

TckTckTck - hora de acordar

Faltam 77 dias para começar a reunião dos líderes de 192 países em Copenhaga para discutirem e chegarem a acordo sobre os objectivos e estratégias a seguir num assunto importantíssimo - as alterações climáticas.

Chegando ao fim o prazo do protocolo de Quioto, precisamos de mostrar aos nossos governantes que estamos atentos e que queremos um tratado de Copenhaga com metas ambiciosas.

"A Hora de Acordar trata de fazer a mudança acontecer. Trata de mudar os termos do debate em alterações climáticas. Trata de mudar a opinião de líderes políticos. Trata de mudar o nível da ambição a ter na conferência de Copenhaga.
Queremos que os nossos líderes que se vão encontrar em Dezembro em Copenhaga negoceiem um acordo sobre o clima global que seja JUSTO, AMBICIOSO e VINCULADO:
JUSTO
Que reduza as emissões de país desenvolvidos em pelo menos 40 % antes de 2020.
Que permita e apoie países pobres para se adaptarem às piores consequências da crise climática, para que reduzam as suas emissões e para que seja assegurada a disponibilização de tecnologia inclusive através de fundos públicos suficientes.
Que proteja comunidades marginalizadas em países ricos e pobres.
AMBICIOSO
Que assegure que o pico de emissões de gases de estufa global seja atingido no máximo em 2017 e que assegure atingir concentrações de menos do que 350ppm na atmosfera logo que for possível.
Que crie um caminho para criar empregos limpose energia limpa para todos.
Que estabeleça as condições necessárias para um futuro sustentável e próspero para a humanidade, a fauna e a flora.
VINCULATIVO
Que seja assegurado um acordo internacional vinculativo que possa ser verificado e controlado."


Acções de divulgação desta mensagem estão a ser preparadas por todo o mundo:

A campanha 350 está agendada para 24 de Outubro.

Para amanhã, dia 21 de Setembro, está a postos uma chamada de atenção global, a acção TckTckTck:

"Dia 21 de setembro milhares de pessoas de todo o mundo irão reunir-se em locais públicos no mundo inteiro pela "Hora de Acordar", pressionando nossos líderes a assumirem um compromisso com o clima do planeta.
Os líderes mundiais só tem três meses para se comprometerem com o clima e assinarem um novo tratado em Copenhaga. Com uma variedade de eventos em 5 continentes, a Avaaz e os parceiros da TckTckTck, irão mostrar que somos um movimento climático forte e comprometido, dispostos a pressionar nossos governantes quando e onde for necessário.
Veja o mapa para encontrar um evento na sua região. Inscreva-se para participar e convide seus amigos!"

Fontes: TckTckTck, Avaaz
(Nota: este "post" foi igualmente publicado no blogue "Desenvolvimento Sustentável")

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A fome aumenta e a ajuda diminui - assim é insustentável!

De acordo com a notícia da Reuters também publicada em Estadão, e com base em informações da ONU (WFP, United Nations World Food Program), a ajuda alimentar atingiu a maior baixa dos últimos 20 anos, numa altura em que o número de pessoas com fome ultrapassa os mil milhões pela primeira vez.

Até à data foi confirmada uma verba de 2,6 mil milhões de dólares, enquanto que estava previsto um orçamento para 2009 de 6,7 mil milhões de dólares.
"Milhões foram atingidos pela crise financeira mundial, os seus meios de comprar alimento são limitados pelos preços altos. Além disso, padrões imprevisíveis de clima estão causando mais fome relacionada a essas condições", disse a WFP.

Segundo a FAO (Food and Agriculture Organization) há mais de mil milhões de pessoas com fome (das quais 915 milhões estão nos países em desenvolvimento), distribuindo-se assim:
  • 642 milhões na Ásia e Pacífico
  • 265 milhões na África Sub-sahariana
  • 53 milhões na América Latina e Caraíbas
  • 42 milhões no Próximo Oriente e Norte de África

Apesar da crise, faça um esforço: deixe de comprar um acessório de moda, um perfume, uma roupa que não precisa, e ajude a combater a fome - faça um donativo, encha uma taça.

Fontes: Estadão.com.br, Reuters, WFP - Leia também ou ouça a notícia na Rádio ONU

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Sustentabilidade sem Justiça, será viável?!


Ouvi ontem na TSF, no programa a "A Voz Do Direito" o Juiz Rui Rangel, fazer um apelo aos políticos que eu chamo de "pantalha" para terem como preocupação fundamental, a promoção e o debate da Justiça em Portugal. Ao que parece é matéria relegada para segundo ou terceiro plano. Como afirmou também este Juíz, "não há Estado Democrático sem Justiça. Se os políticos pensam que falar em economia, desenvolvimento, em Estado Social e apelar apenas à Justiça em época de campanha eleitoral, fará com que Portugal caminhe mais rápidamente para o abismo".
É o que vem acontecendo de há muitos anos para cá. A Justiça foi estruturada pela última vez, há 170 anos, no reinado de Dª Maria II. Depois disto, pouco ou nada mudou, nenhuma reforma reestruturante! O Poder Político, abandonou completamente o Sistema de Justiça em Portugal, que tem vivido entregue a si próprio, desligado de qualquer estrutura, sem controlo nem regulamentação. Ninguém presta contas, ao Povo Soberano em Democracia!
Resumindo, a bandalheira tem-se instalado no Sistema, como aliás em tudo o resto que é Estado, devido a decisões irresponsáveis, demagógicas, desapropriadas dos incompetentes, mas gananciosos que a encabeçam.
Há que reconhecer outro facto de realce, para a degradação da Justiça, que os ditos jornalistas, nunca chegaram a esclarecer: o aumento da criminalidade que tanto incrementou o nº de queixas e subsequentes processos, ampliando o trabalho dos Tribunais em grande escala. Sabemos que as causas mais comuns, são a POBREZA, A EDUCAÇÃO, a falta dos VALORES FUNDAMENTAIS e a DESINFORMAÇÃO. Ninguém confia nesta Justiça e todos a evitam, nunca se sabe quem vai ganhar ou perder, num jogo de sorte ou azar.
Os políticos afirmam em público, que crêem na Justiça, que nunca quiseram reformar. Mas quando chega a ocasião de demonstrarem as suas afirmações, procedem de modo contrário, usando tudo como armas de arremesso, incluindo indemnizações. Afinal a Justiça que dizem confiar é quando esta se aplica aos outros.
Os Tribunais são geralmente palco do poder, de uma oligarquia e não da Justiça. Não cumprindo a sua função, a Justiça não salvaguarda o Direito dos cidadãos!
Juízes e Magistrados, claro que há excepções, os que têm a noção do bem, não podem escapar-se de acarretar grande culpa: São eles quem melhor conhece os problemas da Justiça, contra os quais os Tribunais, a população e eles próprios se debatem. A ineficiência e todos os outros males, mas acobardam-se de sair à rua em protesto, como se viu noutros Países. Para resolver os problemas enveredam sempre por caminhos errados e querem ter sempre razão. Se não é esta a prova da maior arrogância e soberba, então qual será?!
Os políticos fazem leis, "borrifando-se" completamente para a CONSTITUIÇÃO, atropelando a torto e a direito, os seus conceitos básicos, fazendo leis anti democráticas, a propósito das quais os cidadãos não têm o Direito de se manifestar.
Quem chama a isto Democracia?!

Exemplo disso são os Partidos, designados pequenos, que a falsa informação, fez questão de votar ao esquecimento, induzindo o cidadão aos partidos pelos quais o Poder zela, impedindo a escolha alternada e Democrática e apelando ao voto útil, que não passará do voto estúpido, para cairmos outra vez, na cada vez maior podridão. São mais dez Partidos! o leque é enorme, o povo não sabe de sua existência e se sabe, zomba deles, pois a isso foi induzido pela má imagem e pobre, que os Media pretendem passar! Nada verdadeira mesmo, pois um dia teremos de começar de novo, quer queiramos, quer não. A abstenção é também já, bem vinda pelo Poder Vigente... até lhes convém!
Nem de propósito, ouvi agora o líder do MMS, dizer que interpôs uma providência cautelar, por terem sido preteridos e pouco divulgados em relação aos outros partidos, nomeados agora, de principais! Grande homem, os outros líderes deviam unir-se nesta causa. Um erro Democrático, Inconstitucional!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Sustentabilidade É Acção - balanço


Faz hoje meio ano que me resolvi a pôr em prática a ideia de um blogue dedicado à sustentabilidade. Por isso, em jeito de balanço, vou relembrar as razões que me levaram a fazê-lo.

PORQUÊ
Porque me vem preocupando já há muito ver esta nossa casa comum, o planeta mais belo que se conhece, a ficar cada vez mais poluído, mais esgotado de recursos. Porque me incomoda ver uma distribuição de riqueza tão injusta por esse mundo fora. Porque vejo cada vez mais refugiados em vários pontos do globo, não só fugidos de guerras e perseguições, como já também dos efeitos de alterações climáticas. Porque a nossa acção excessivamente predatória e consumista está a causar sérios desequilíbrios nos biomas, nos ecossistemas, nos oceanos e mesmo no clima, num efeito bola de neve imparável. Porque produzimos demasiado lixo, mais do que a Terra pode comportar. Porque, apesar de ver muitas pessoas a fazerem um esforço por proteger o ambiente, também vejo muitas pessoas pouco sensibilizadas ou mesmo cegas para tão importante assunto.

PARA QUÊ
Para contribuir para alertar cada vez um maior número de pessoas para necessidade e urgência na protecção da nossa Terra, da natureza, da humanidade.

COM QUEM E A QUEM AGRADEÇO
Nesta aventura, tem sido preciosa a colaboração dos contribuidores "Fada do Bosque", "Ferreira Pinto" e "Cila", através da publicação de mensagens, na medida da sua disponibilidade, e a quem deixo aqui a minha enorme gratitude. E um epecial e redrobado agradecimento à "Fada" quer pela coragem de entrar em temas mais polémicos e dizer as verdades a doer, quer por participar sempre com os seus comentários.
A todos aqueles que se tornaram seguidores do blogue, um sincero agradecimento pela força que nos dão, pois é uma forma visível de darem valor a este trabalho.
Aos amigos que me têm enviado material e temas para colocar aqui, muito obrigada por ajudarem a tornar este blogue mais rico em conteúdos .
Aos blogues amigos agradeço terem na sua página o link para este "Sustentabilidade É Acção".
A todos os que nos visitam, muito obrigada por dedicarem parte do vosso tempo a este tema.
E um agradecimento muito especial aos que deixam aqui o seu comentário, dando assim o seu contributo para que da discussão saia a luz, pois são vocês quem mais dá alento para a continuidade deste blogue.

A RELEMBRAR OU A NÃO PERDER
Ao longo destes seis meses muitos foram os vídeos que aqui foram deixados, em temáticas relacionadas com a sustentabilidade. Mas volto a colocar aqui o primeiro - A HISTÓRIA DAS COISAS - porque me parece o mais importante para a compreensão do tema que aqui tratamos. Sei que 21 minutos desincentivam algumas pessoas, mas, se ainda não viram, atrevam-se, e ficarão com a certeza que de que não foi tempo perdido. E se viram, porque não relembrar?

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

"Uma vida interligada" - para ver e reflectir

Talvez sejamos omnívoros por natureza. E talvez também sejamos cruéis por natureza. Já mudámos totalmente o mundo que nos rodeia. Será que conseguimos mudar a nossa natureza? Lanço o repto, vejam o belissimo filme sobre uma filosofia de vida motivada por convicções éticas com base nos direitos dos animais - o veganismo. 



quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Save Miguel

Há mais de um ano que Rob Schneider quer salvar Miguel. Mas quem é o Miguel? Veja este vídeo e descubra. É divertido e trata de um assunto importante para o ambiente e para a economia de Portugal. Ainda vamos a tempo de ajudar a salvar "Miguel".



Visite Save Miguel, conheça a sua casa e aceite o desafio, plantando uma árvore.

E se ainda não assinou a petição pela cortiça nas garrafas de vinho, ali ao lado direito, pode fazê-lo agora aqui. Ajude a promover a cortiça, e a manter os sobreiros vivos.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Sustentabilidade sem Democracia, é possível?!

Quem pensa que em Portugal se vive em Democracia, desengane-se. Portugal deixou há já muito tempo, de ser um País Democrático, perdeu sem se aperceber, a Liberdade de expressão.
Agora podem dizer-me, que não passo de uma pessoa com febre, atacada pelo vírus AH1N1. Mas eu digo porque sustento esta ideia:
Perdemos um Direito que nos assiste em Democracia, o Direito à informação, o mais imparcial, transparente e verdadeiro possível, dos factos que se passam no Mundo. Aqui há uns tempos pensei, que a invenção da caixa mágica, a TV, seria esse o fim que serviria, independentemente dos meios para lá chegar.
Bem me enganei!... a TV, como todos os Media, não passam de instrumentos de manipulação de massas, com o fim de servir interesses de uma meia dúzia de senhores que governam o Mundo, os LOBBIES, esses todo-poderosos.
Os mensageiros da verdade, os jornalistas, vivem cada vez mais situações de precariedade, impossíveis de ultrapassar, que põem em causa a liberdade de expressão.
Se não temos informação, se não sabemos os factos, como poderemos fazer juízos de valor, para construirmos uma sociedade baseada no civismo e cidadania?! Não podemos, porque não somos esclarecidos, pelo contrário, somos manipulados, levados a pensar que está tudo no rumo certo, enquanto o mundo se desmorona em injustiças.
Os Media pertencem a 3 ou 4 grupos empresariais, que decidem o que pode ou não ser publicado. Assistimos assim passivamente, ao descalabro económico e social, a que este tipo de censura levou. Que liberdade de expressão poderemos ter, se nos foi sonegado o Direito à Verdade e Informação?!
Caso flagrante, foi o 5º canal televisivo, Telecinco, de que tanto se falou, ter sido "chumbado" sem motivos válidos. Neste caso seria um canal livre, apenas se obedeceu aos seus patrões, os homens (não posso dizer os nomes, senão vou ver o sol aos quadradinhos) que destruiram a Liberdade de informação. Eu comparo-os a uma mistura de lesma gigante, pela maneira como se deslocam sem serem notados, com os tiranossauros rex, pelos estragos que fazem por onde passam, mandam nas publicações europeias... vejam lá o poder!... e teriam de ser portugueses! Outro facto flagrante, é o de existir um INDEX ou lista negra, onde são apontados os nomes de jornalistas, que de boa fé queriam ser mensageiros da informação real e mais transparente possível e por isso votados ao desemprego. Nunca mais conseguem arranjar emprego, naquilo em que são bons, passar a informação dos factos reais; para isso serve o INDEX.
Assistimos agora ao escândalo dos Media, três semanas antes de um acto eleitoral. Há quem lhe chame sabotagem, há quem lhe chame Chavização (termo hoje muito utilizado) por parte do Governo, tudo suspeitoso, todos desconfiados e revoltados, quando não passam de jogos de poder entre os Masters dos Media. Atropelam tudo e todos, dissolvem assembleias, "sabotam" eleições, o diabo a quatro que quando dois monstros lutam, levam tudo o que está à frente... até a estabilidade de um Governo ou País. Convém, aliás. Por isso andamos num círculo vicioso há mais de 30 anos...
Em 2004 ficou a lucrar um Partido, em 2009, ficou outro à espera dos "restos" da "prisa", como hiena esfomeada, já repicam os sinos de glória... só visto! Um alarde!
Isto vem acontecendo há vários anos e o País tem vindo a deteriorar-se a olhos vistos. Enquanto impera a instabilidade e a desordem, eles actuam na penumbra...
O escândalo provocado pela TVI, é digno de uma ditadura como a China ou a Venezuela. Ser posta em causa, a seriedade de eleições legislativas, a 3 semanas das eleições, demonstra bem o estado a que tudo chegou. É o vale tudo pelo poder! Diabos me levem... se não é verdade!
Não há País que resista a tanta predação sem ir à ruína.

Foi-me feito um desafio pela Teresa Santos do BlogCrónicasdaTeresa que consiste na atribuição de um cartão vermelho a comportamentos, pessoas ou factos, com os quais não estejamos de acordo, considerados errados ou negativos para os outros e para com a sociedade em geral. A decisão de justificação é facultativa. Ora como bem me conhecem, nunca deixaria, de forma nenhuma, de justificar os cartões atribuídos! Voilá!

Por isso e porque me foi feito este desafio, entrego os 10 cartões vermelhos a:

1 - Donos dos Media
2 - Entidades Reguladoras - As que obedecem ao poder económico
3 - Os Magistrados cooperantes, porque a Justiça deixou de existir em Portugal.
4 - Os políticos cooperantes e incapazes de defender o Direito e a Democracia,
5 - Os médicos cooperantes - através da imposição do medo, como meio de negócio
6 - As farmacêuticas cooperantes - através da imposição do medo como meio de negócio
7 - Os advogados cooperantes - promovem muitas vezes a corrupção, tentam impedir o novo Bastonário, Marinho Pinto, de agir em função da Justiça.
8 - Lobbies económicos de grande peso, como Banca, EDP, GALP, Construção e outros.
9 - Todas as pessoas que tratem os animais como se fossem menos que o humano, sem compaixão.
10 - Todos os Cidadãos que não exerçam os seus deveres de cidadania, colocando os outros, os que exercem, em perigo de deixarem de ter acesso, aos seus Direitos e Liberdades e todos aqueles que se calam por medo ou comodismo.

Nomearei agora, os 5 blogues a ficar com a batata quente na mão! E quem não estiver de acordo que se manifeste!...

A ESCADA DE PENROSE

A NOSSA CANDEIA


ABIRRITANTE

DISPERSAMENTE

SEMPRE JOVENS


SE CONSEGUIRMOS UM DIA TODOS JUNTOS, MUDAR O RUMO DESTE PAÍS, COMEÇANDO POR ELIMINAR ESTA CORRUPÇÃO, AÍ SIM, SERÁ SUSTENTÁVEL!!
Haja coragem.
P.S. caso eu não apareça mais pela blogosfera é porque a censura está em funcionamento... façam figas por mim. Agradecida.
FADA DO BOSQUE

Dia Internacional da Alfabetização

Dia 8 de Setembro é o dia que a UNESCO proclamou como o Dia Internacional da Alfabetização. "A alfabetização é um direito humano, um instrumento de realização pessoal e uma ferramenta essencial para o desenvolvimento social e humano. As oportunidades educativas dependem da alfabetização. A alfabetização é a base da educação para todos, e essencial para exterminar a pobreza, reduzir a mortalidade infantil, restringir o crescimento demográfico, permitir a igualdade de género e assegurar o desenvolvimento sustentável, a paz e a democracia. "
(Fonte: UNESCO)

Apesar de todo o esforço da UNESCO, e de estarmos quase no fim da Década da Alfabetização das Nações Unidas (2003-2012), ainda há no mundo 776 milhões de adultos analfabetos. Há pois, ainda muito a fazer.


Em Junho de 2008 iniciou-se em Portugal uma campanha de reciclagem e reutilização de livros escolares usados. Os resultados estão aqui. O planeta agradeceu, como devem ter agradecido as instituições e escolas dos PALOP's que os receberam. Uma iniciativa destas merecia ter tido continuidade, mas em 2009, não ouvi falar, e o ano lectivo está a bater à porta. E os manuais escolares, cada vez mais caros!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Japão quer ser Medalha de Ouro

O futuro Primeiro-Ministro japonês, Yukio Hatoyama, declarou que o Japão pretende reduzir a emissão de gases com efeito de estufa até 25 por cento e no prazo de 11 anos, ou seja, até ao ano de 2020!
O próximo líder do Japão deseja que esta medida seja apoiada e seguida por outros países e vai apresentar este dossier de objectivos na cimeira internacional de Copenhaga, Dinamarca, que se realiza em Dezembro próximo, onde se discutirá o tratado sucessor do de Quioto
A Organização das Nações Unidas (ONU) louvou a medida do Japão. Se alcançar esta meta, o Japão será o medalha de ouro de todos os países industrializados que se comprometeram a atenuar os efeitos das alterações climáticas pois o ambicioso objectivo agora anunciada bateria facilmente os 14% da Administração Obama e mesmo os 20% da União Europeia.
Para já, e segundo se sabe, o anúncio da medida conta com a oposição de boa parte da indústria do País do Crisântemo, especialmente a automóvel.
Vou ter de espreitar os programas eleitorais dos nossos partidos para ver o que por lá vem neste domínio!

sábado, 5 de setembro de 2009

Dia da Amazónia

Já que foi instituído por Lula da Silva o dia 5 de Setembro como Dia da Amazónia, esperemos que ele aprenda a respeitá-la e evite a sua destruição.

Visite o excelente "post" de Mab em:

Monte Vibiano

Passou hoje de manhã num dos canais da SIC, uma reportagem sobre uma exploração agrícola no caminho da sustentabilidade, perto de Perúgia, no coração de Itália - Monte Vibiano. Aproveitando o tema do ambiente, e com o lema 360º Green, fizeram uma campanha publicitária de mestre.

E porque não?
O primeiro vídeo é um resumo da reportagem da SIC. O segundo é um vídeo de promoção, com boa música de fundo (Coldplay - Viva la Vida), quase sem palavras. Conheça o empreendimento e o belo local, bem como a ideia que parece ter sucesso. E quem sabe, não será você a seguir o mesmo caminho numa dessas quintas ao abandono em Portugal.



sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Selo Blog Dorado

"Sustentabilidade é Acção" foi recentemente agraciado com um selo prémio pelo blogue "Sempre Jovens", jovem blogue quer pela juventude de espírito dos seus contribuidores, quer pela idade do blogue, que completou 2 anos no passado dia 22 de Agosto. Sempre Jovens é um interessante sítio onde se podem ler histórias da vida que são lições de vida, poesia, onde são apresentadas lindas fotos sobretudo de locais bonitos deste país, e é também um espaço de intervenção e apelo a uma sociedade melhor e a um planeta mais limpo. Por isso, é com muita honra que recebemos este prémio "Blog Dorado", e que muito agradecemos.

Quanto ao prémio, não encontrei a origem, mas já pelo menos desde Maio de 2008 circula por blogues da América Latina e de Espanha. As regras também foram variando ao longo do tempo, e o motivo também. Em muitos dos casos, o selo circulou por blogues anti Hugo Chavez, como um sinal de luta pela liberdade e anti-opressão.
Por acaso, hoje, dia 4 de Setembro e dia em que decidi selar o blogue com este prémio, estão previstas, espalhadas pelo mundo, marchas anti Hugo Chavez. Foi só coincidência!

E assim, como as regras foram variando, e como o selo tem um n.º "1", decidi atribuir o prémio a um blogue que, mais do que isso, é o testemunho da acção humanitária no terreno, da real ajuda a quem está privado de liberdade, de alimentação, de cuidados básicos de saúde e educação, e de esperança, e que considero um exemplo a seguir, o blogue do Dr. Fernando Nobre, Presidente da AMI:

Já agora, e que tal aproveitarem e darem um salto ao site da AMI para verem como podem contribuir para ajudar quem ajuda? Podem fazer donativos, ou podem, agora que a escola está para começar, comprar o kit salva-livros ou a agenda escolar, juntando assim, o útil para si ao útil para outros que precisam.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

BedZED


Beddington Zero Energy Development, mais conhecido por BedZED, é a maior comunidade sustentável de uso misto no Reino Unido.
Foi projectada para criar uma comunidade próspera em que pessoas comuns pudessem desfrutar de elevada qualidade de vida ao mesmo tempo que utilizam a sua justa quota parte de recursos do planeta. BedZED foi iniciada pela BioRegional e pela BDa ZEDfactory e desenvolvida pela Peabody Trust, ficou pronta e foi ocupada em 2002.

Estes são os factos:
  • Energia: redução de 81% na energia de aquecimento e 45% de redução na electricidade (comparado à média local)
  • Transportes: redução de 64% na quilometragem dos automóveis (comparado com a média nacional).
  • Água: redução de 58% no consumo de água por pessoa e por dia (comparado à média local).
  • Lixo: 60% dos desperdícios são reciclados.
  • Alimentação: 86% dos residentes compram alimentos biológicos.
  • Comunidade: em média, os residentes conhecem pelo menos 20 vizinhos pelo nome
Mais do que apenas um conjunto de edifícios construídos de modo sustentável, a BedZED é também uma experiência em modos de vida sustentável.



Um exemplo a seguir, senhores políticos, promotores, arquitectos, engenheiros, urbanistas, sociólogos etc.!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

GREENFEST

Vai decorrer de 18 a 25 deste mês de Setembro o Green Festival 2009, no Centro de Congressos do Estoril.

O festival tem como tema a Sustentabilidade, e como objectivos promover e sensibilizar a população para as questões ambientais, divulgar iniciativas, produtos e serviços sustentáveis, partilhar conhecimentos e contribuir para uma mudança de atitudes e comportamentos das comunidades.

O programa integra conferências, seminários, workshops, exposições e acções de sensibilização para crianças.

Destaca-se ainda a participação da Dra Gro Brundtland, autora do Relatório Brundtland da ONU "O Nosso Futuro Comum", de 1987, de onde saíu o conceito e a primeira definição de Sustentabilidade.