domingo, 31 de janeiro de 2010

Dia Mundial dos Leprosos

Assim como não se compreende que se morra à fome num mundo que desperdiça tanto alimento, também não se entende que uma doença como a lepra, que tem tratamento e cura, ainda não tenha sido erradicada. Só em 2008, de acordo com a OMS, foram registados 249 mil novos casos, a maioria dos quais na Ásia, América Latina, e África. Os países mais afectados são a Índia, Brasil, Nepal, Bangladesh, República Democrática do Congo e Indonésia. Em 2008 foram também registados 11 casos em Portugal. Apesar de o número total de novos casos estar a diminuir, o surto da doença na Índia e no Brasil é alarmante.

Actualmente, face ao carácter discriminatório e mesmo depreciativo que as palavras "lepra" e "leproso" adquiriram sobretudo no Brasil, esta doença tem sido denominada pelos termos hanseníase ou doença de Hansen (do nome de Gerhard Hansen, que identificou o agente da doença). A hanseníase é uma doença infecciosa de evolução longa, causada pelo Mycobacterium leprae, microorganismo que ataca principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo.

A seguir fica a mensagem da APARF, Associação Portuguesa dos Amigos de Raoul Follereau, IPSS de utilidade pública que se dedica a prestar assistência material, sanitária e moral às pessoas afectadas pela doença de Hansen:

"57º DIA MUNDIAL DOS LEPROSOS
31 de Janeiro de 2010
No último Domingo de Janeiro de cada ano, é celebrado o Dia Mundial dos Leprosos, o qual foi instituído pela ONU, em 1954, a pedido de Raoul Follereau, o Apóstolo dos Leprosos do século XX.
A Lepra é uma doença dermatológica, infecciosa, crónica que atinge as pessoas pelo contágio, em especial as mais frágeis que sofrem de desnutrição, falta de água potável e baixos padrões de higiene. Raoul Follereau chamava à lepra a filha primogénita da pobreza.
O Dia Mundial dos Leprosos celebra-se no próximo dia 31 de Janeiro de 2010 e será mais uma oportunidade para levar as pessoas a reflectirem sobre a situação de sofrimento das vítimas desta doença e a partilhar com elas a sua solidariedade e algo dos seus bens, para ajudar a tratar as suas feridas, aconchegar os seus estômagos, prestar mais informação sobre a doença, reabilitar e reinserir quem está marginalizado por causa desta enfermidade.
Quando a Lepra é diagnosticada e tratada atempadamente, evita-se a formação de úlceras, a afectação do sistema nervoso periférico, a produção de lesões graves nos pés, nas mãos e evitar a cegueira.
Actualmente há tratamento e cura para a doença e são tratados, efectivamente, cerca de um milhão de doentes por ano. No entanto, as precárias condições de vida de muitas populações, devido à pobreza, às injustiças sociais, à ignorância, às guerras e às calamidades naturais causam o aparecimento de 400/500 mil casos novos por ano.
Raoul Follereau (1903/1977) dedicou 50 anos da sua vida à causa dos Leprosos “os mais pobres dos pobres”, como ele os definia, orientando a sua acção sob a mensagem “combater a Lepra e todas as causas de exclusão social”.
A APARF inspira a sua actividade na Mensagem de Raoul Follereau, a favor dos doentes de Lepra e vítimas de todas as “lepras”, solicitando para esta campanha a melhor divulgação e generosa colaboração."

(Fontes: APARF, Fontilles, Visão, Dermatologia-net)

4 comentários:

  1. Manuela, o Consciência Efervescente agora é Arauto da Consciência. O link é o mesmo, só que sem o www (http://consciencia.blog.br).
    Novo banner em: http://consciencia.blog.br/wp-content/uploads/2010/01/bannerdoarauto.gif

    Abs

    ResponderEliminar
  2. É uma triste realidade.No trabalho da Organização das Voluntários,no Parque Lage,do qual eu faço parte,confeccionamos roupas para um Leproz'rio.E sempre que posso,falo sobre a doença e as necessidades das pessoas que moram lá......

    ResponderEliminar
  3. Olá Robson.
    Já subsititui o banner aqui. Sucesso para o Arauto da Consciência.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Mimirabolante
    Fiquei admirada com a situação no Brasil, não fazia ideia! Espero que essa doença acabe de vez em poucos anos! Parabéns pelo trabalho de voluntariado.
    Um beijo

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.