quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Ajudar os Madeirenses que precisam

A natureza em toda a sua força atingiu a Madeira. As consequências, embora os números ainda não sejam certos, já todos as conhecemos das notícias: cerca de 4 dezenas de mortos, dezenas de desaparecidos e feridos, centenas de famílias deslocadas, parte delas tendo perdido a sua casa, centenas de milhões de euros de prejuízo.
Para as famílias das vítimas mortais, apenas podemos enviar palavras de solidariedade, mas nada aliviará a sua enorme e irreversível perda. Para as pessoas deslocadas, desalojadas, e para aquelas que ficaram sem os seus haveres, podemos ajudar de várias formas. Estas são algumas:
  • Donativo de dinheiro (multibanco ou transferência bancária) ou haveres à CÁRITAS Portuguesa, campanha Cáritas Ajuda a Madeira
  • Através dos CTT, que oferecem o envio (transcrevo a seguir parte do site dos CTT):
"Em particular e desde 23/ Fevereiro, os CTT lançam uma campanha nacional de recolha de bens essenciais para envio para a Madeira, no âmbito do seu Programa de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social, com aceitação em todas as 900 Estações de Correio do País. Basta a qualquer pessoa dirigir-se a uma Estação de Correios, pedir a caixa solidária grátis, enchê-la com os bens e marcar como destinatário a palavra MADEIRA.
Não é preciso selo nem mais morada e o envio é grátis. Os CTT tratam de entregar os bens.


As Instituições destinatárias serão a Caritas da Madeira e a Associação Protectora dos Pobres do Funchal, que já informaram estarem a precisar, principalmente, dos seguintes produtos/bens:

- Lençóis
- Cobertores
- Mantas
- Almofadas
- Roupa interior (H/ S e criança)
- Roupa em geral
- Produtos de higiene
- Fraldas
- Leite em pó
- Comida para bébé
- Enlatados"

10 comentários:

  1. E esses multimilionários que dominam o Mundo, a ver-nos reagir sem uma palha mexer!
    Só prestam para, entreternimento, forjar crises e vender armamento, mais nada!!! os remediados, que acudam aos que precisam! Dentro em pouco só há pobres e "meia dúzia" de multimilionários no comando... se tirar nem pôr!
    Ó Ronaldo, então o teu ordenado de dois meses, faz-te falta?!
    É preciso ter lata!!!... e tem conta no BES!!!

    ResponderEliminar
  2. Nossos sentimentos de paz, coragem e fé, para que possam vencer suas mais íntimas necessidades...
    Luz e bom ânimo sempre!!!
    Jackeline-Curitiba-Paraná-Brasil
    Blog JDM

    ResponderEliminar
  3. Como concordo contigo Fada!
    É preciso ter muita lata!!! Se só um desses milionários ajudasse, na mesma percentagem que o "zé povinho", imaginem a grande ajuda que dariam...para eles seriam uns tostões, para quem nada tem...Não percebo essas "pessoas"...

    ResponderEliminar
  4. Muita tristeza de ver tudo isso. Coragem pra recomeçar.
    Gostei muito do seu blog, gostaria que você fosse conhecer o meu www.odeliriodabruxa.blogspot.com
    Um beijo
    Denise

    ResponderEliminar
  5. Realmente é impossível não concordar com a Fada... tenho esperança de que ele tenha feito uma grande doação à Madeira mas anonimamente. Ter 17 anos permite-me acreditar na bondade das pessoas.
    O meu grupo de voluntariado está a organizar uma recolha de roupas, caçado, etc para enviar para o Haiti mas tivemos uns problemas com a alfândega e por isso ainda está tudo em terra. Como as coisas são basicamente as mesmas, vamos tentar redirecciona-las :D Se não forem os pequenos...

    ResponderEliminar
  6. Fada do Bosque
    Não serão todos, mas provavelmente haverá milionários a ajudar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Jackeline Depp
    Em nome dos Madeirenses, obrigada pelas palavras de solidariedade.

    ResponderEliminar
  8. Ana Teresa
    É certo que se os milionários dessem a quem precisa aquilo que ganham sem precisar, este mundo estaria muito melhor. Mas alguns fazem isso, se não tudo o que não precisam, uma boa parte.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Denise
    Muito bonito o seu blogue, e belos textos. Voltarei lá.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  10. Celina
    Admiro a força da sua juventude e optimismo. Quem dera que os jovens fossem todos (ou metade) assim!
    É preciso esperança, e tem razão, nunca se sabe o que cada pessoa pode fazer pelos outros sem dar a informação às "parangonas".
    Nunca há uma só história para que se conheça a realidade, como diz a Chimamanda Adichie (http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.com/2009/11/historia-de-historias.html).
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.