sábado, 6 de fevereiro de 2010

Chevron versus Amazônia

Durante décadas, a Texaco (agora parte da Chevron) poluiu a floresta amazónica no Equador com desperdícios da extracção de petróleo. Num processo gigantesco, a população local quer que a Chevron pague indemnização pelos estragos causados. A Chevron diz que já limpou o que tinha a limpar. Mas os prejuízos que provocou no ambiente e na saúde das pessoas estão bem longe de estar "limpos" ou ressarcidos.
Mais informações em TexacoToxico (espanhol) e em ChevronToxico (inglês), na reportagem no programa 60 min da CBS, ou na reportagem resumo em português na Expresso TV.
Vejam o filme que traduz o pedido do povo indígena, leiam o e-mail que a Avaaz enviou (transcrito abaixo) e juntem a vossa voz na petição ao novo presidente executivo da Chevron, John Watson.



E-mail da Avaaz:

"Uma longa batalha judicial entre a Chevron e o corajoso povo indígena da Amazônia Equatoriana está quase chegando ao fim. Os indígenas vem tentando conseguir uma resposta da multinacional em relação aos bilhões de galões de substâncias tóxicas despejadas na floresta.

Se a Chevron for obrigada a pagar bilhões em danos, o caso irá sinalizar o fim da impunidade para empresas poluidoras do mundo todo. Com uma perda iminente, a Chevron lançou uma agressiva campanha de lobby para abafar o processo .

O novo CEO da Chevron, John Watson, sabe que a marca da empresa está ameaçada – então vamos fazer a nossa parte! Assine a petição pedindo para o Watson e a Chevron limparem a sujeira que deixaram no Equador. A petição será entregue a eles, aos acionistas a à mídia americana – clique no link abaixo para agir agora:

http://www.avaaz.org/po/chevron_toxic_legacy/?vl

Nos últimos anos, processos civis como este têm ajudado a mudar as políticas de algumas das maiores corporações do mundo. No entanto, a maior parte das multinacionais de petróleo gasta milhões de dólares todo ano em lobby e relações públicas para mudar leis ambientais e negar suas responsabilidades ambientais e de direitos humanos – e a Chevron é uma das piores.

De 1964 a 1990, a Texaco, pertencente à Chevron, despejou bilhões de galões de lixo tóxico na Amazônia Equatoriana e depois foi embora. Encarando uma derrota nos tribunais, a Chevron tem feito uso de seu poderoso lobby e departamento de relações públicas para intimidar seus críticos a ficarem em silêncio e se esquivar da culpa pelo enorme desastre ambiental e humano causado pela empresa.

A Chevron disse várias vezes que se recusa a pagar pela limpeza da região, mesmo obrigados pelo tribunal, dizendo que lutarão até o fim. A sua última estratégia: pressionar o governo dos Estados Unidos a obrigar o governo equatoriano a abandonar o caso.

Nós não podemos permitir que a Chevron esculache a justiça – vamos gerar um apoio em massa aos povos da floresta , ajudando-os a ganhar esta batalha. Clique aqui para assinar a petição e ajudar a entregar pessoalmente esta mensagem ensurdecedora ao novo chefe executivo da Chevron:

http://www.avaaz.org/po/chevron_toxic_legacy/?vl

Cidadãos do Equador e ao redor do mundo estão se unindo contra uma das empresas mais sujas do mundo. Se ganharmos, isso será mais um passo para um futuro de responsabilidade corporativa, de direitos humanos e ambientais. Vamos juntar nossas vozes e divulgar essa campanha!

Com esperança e determinação,

Luisa, Paula, Benjamin, Pascal, Paul, Alice, Ricken, Graziela e toda a equipe Avaaz

P.S. Essa campanha faz parte de uma iniciativa maior liderada pela Amazon Watch, Rainforest Network e outros aliados de direito ambiental e de direitos humanos ao redor do mundo. Saiba mais: http://www.texacotoxico.org/ "

8 comentários:

  1. Há duas semanas fui ver o Avatar. Tantas pessoas dizem ter ficado deprimidas com o filme, gostariam de viver em Pandora... Tristes com um filme quando aquele é o retrato da Amazónia! E se fizéssemos algo pela Amazónia? Isso sim!

    ResponderEliminar
  2. A luta que os povos índigenas vêm travando um pouco por todo o lado +e digna de encómio porque começaram a erguer-se e a lutar por aquilo que é seu.
    Seria também importante que os consumidores das grandes nações começassem a boicotar produtos como os de empresas deste calibre. A única forma destas sanguessugas perceberem algumas coisas é indo-lhes ao bolso!

    ResponderEliminar
  3. Uma boa forma de ajudar!!! Reduzam para metade (ou mais se conseguirem) a utilização dos vossos carros/motociclos.

    ResponderEliminar
  4. Olá Adoa
    Eu vi o Avatar e adorei o filme. Triste não fiquei, porque o filme é uma forma de pôr muita gente a reflectir sobre o que andam as grandes companhias a fazer à natureza e às comunidades mais indefesas.
    Infelizmente, assim é pelo menos desde a época dos descobrimentos.
    Pode ser que o Avatar ajude a abrir os olhos.
    beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Ferreira-Pinto
    Não podias ser mais claro e directo: bem à tua maneira! Concordo - só "pensam" nos outros se lhes forem ao bolso. Pois ajudemos, eu já assinei a petição.

    ResponderEliminar
  6. Voz a O db

    Essa era a melhor maneira!

    Da minha parte, não dá para reduzir a metade, pois o que ando de carro já é mesmo muito pouco - e só o indispensável. Felizmente trabalho a 500 m de casa e vou a pé. De outro modo, tentaria sempre os transportes públicos, mas infelizmente sabemos que nem todos os locais estão devidamente servidos.

    ResponderEliminar
  7. Olá Manuela,
    é só para dizer que continuo a acompanhar este blogue e a divulgá-lo.
    Mas, ás vezes o que me apetece mesmo, é dar uns gritos para ver se alguns acordam.
    Continuo a ficar chocada com a letargia das pessoas, mesmo aquelas que têm alguma consciência e inteligência. Como o mundo está contaminado pelo "sistema"...
    Desculpem-me, mas ás vezes uma pessoa não aguenta com tanta anestesia...O que dizem, é que não querem ser incomodados, a realidade é triste, o que é que posso fazer, etc., mas este sistema económico e a contribuição da maioria para esse mesmo sistema, "incomoda" tanta gente...Não, não têm esse direito!
    Podemos TODOS mudar muita coisa, continuo a acreditar apesar deste desabafo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Ana Teresa
    Obrigada pelo seu comentário. Em relação ao que diz, à anestesia colectiva, espero que muitos vejam o vídeo que vou colocar no próximo "post". Para ajudar a reflectirem e a acordarem.
    Beijos

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.