quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Como será a saúde das nossas crianças?

Nada deve influenciar mais a nossa saúde do que aquilo que comemos ou que respiramos. Desde há um século, o modo de produzir alimentos tem vindo sucessivamente a integrar cada vez mais o uso directo ou indirecto de produtos químicos que acabam por afectar a saúde, uns mais outros menos. Sempre com vista à produção em larga escala, com "aceleradores" de crescimento, e com o objectivo geral que move este mundo - maximizar o lucro. Como se não chegasse essa parafernália de produtos químicos, querem-nos impor agora os transgénicos, cujos efeitos nem sequer foram devidamente estudados ou "testados". Se é verdade que a esperança média de vida está a subir na nossa geração, também estão em escalada um número de doenças graves que afectam cada vez mais população, e em faixas etárias mais baixas. A saúde das próximas gerações será provavelmente pior que a nossa. O que dirão as nossas crianças no futuro? Vejam o vídeo abaixo.

A menina da foto chama-se Carmen, tem 5 anos e sofre de leucemia. Felizmente já encontrou um um dador de medúlea óssea compatível, mas muitos como ela ainda não. No seu blogue Carmenzita, pode ver as datas de colheitas de sangue para potenciais dadores. 



Acrescentado em 20/03/2013: Filme completo e legendado em http://youtu.be/Ia9bL_PiLu8

13 comentários:

  1. Pensava que já tinha encontrado um dador compatível, mas afinal engano-me.

    As gerações futuras poderão ter, provavelmente, uma pior saúde que os nossos antepassados mas ainda mais preocupante é que com o modelo social e económico a derrapar de forma escabrosa poderão, ainda por cima, viver o drama de não conseguirem aceder às prodigiosas realizações da Medicina!

    ResponderEliminar
  2. Ferreira-Pinto
    Felizmente tens razão, a Carmen já encontrou dador compatível, e já rectifiquei o "post" nesse sentido. Já o tinha preparado há algum tempo e não o actualizei por falta de atenção. Neste caso, fiquei feliz por ter errado!
    Obrigada por alertares.
    Quanto à saúde das crianças agora e quando forem adultas, tenho muitas dúvidas e poucas esperanças, quando parece que já nem na OMS podemos confiar!

    ResponderEliminar
  3. A Nova Ordem Mundial ataca em força e a OMS é um dos tentáculos mais fortes... para não falar das farmacêuticas! Produzem as sementes dos trangénicos, adubos e por incrível são quem vende os pesticidas... (?!) é tudo deles. De forma que a saúde dos nossos filhos... enfim.
    O humano já contrariou a selecção natural... agora com estas condicionantes... vai ser muito difícil ter saúde daqui para a frente. A Saúde será cada vez menos acessível, como já se nota com a pobreza a alastrar.

    ResponderEliminar
  4. Será tudo menos boa.

    Basta observar...
    Já vi, vejo e continuarei a ver Pais a darem hambúrgueres, pizzas e outras "comidas" aos filhos que mal sabem andar... nem falo das bebidas pois então pior ainda...
    Tudo isto leva a termos cada vez mais crianças obesas, muitas delas diabéticas (logo à nascença) ou afectadas pela diabetes após curto período de vida...
    O estilo de vida miserável a que muitos de nós somos forçados a aderir leva a que não tenhamos tempo para confeccionar uma Refeição. E claro à falta de tempo, junta-se a falta de poder económico... quem é que pode resistir a não comer por cerca de 2 euros? Quem resiste a não "alimentar" toda a família por 8 euros?
    Neste caso, como em muitos outros, as crianças levam por tabela!

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    De facto é crescente o número de doenças graves que ocorre em pessoas cada vez mais novas e parece-me que a tendência é para aumentar.
    Concordo que o que comemos respiramos e como encaramos a vida pesa imenso na nossa saúde, o que me leva a questionar a actual vida moderna.
    Trabalhamos cada vez mais horas e somos cada vez mais pressionados no trabalho, levando ao stress e depressões.
    Temos cada vez menos tempo para nós, logo menos tempo para fazermos uma alimentação cuidada e exercício físico.
    Respiramos um ar poluído...
    É isto a que chamam evolução??
    Pessoalmente não me parece.
    Penso que a humanidade talvez devesse regredir um pouco para de facto se auto-intitular de evoluída.
    Quanto a soluções precisam-se!!
    Seria interessante a criação de bairros comunitários (no caso das cidades) onde existisse uma lógica de entreajuda, protecção do ambiente e onde as trocas nunca fossem monetárias,um pouco ao estilo do que se pratica nas aldeias.
    Claro que a redução dos horários de trabalho e maior difusão de alimentos biológicos também seriam ideias úteis,mas aí a intervenção terá de vir de "cima".
    Abraço,
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Olá Fada, Voz a 0 db e Ana

    Também eu estou pessimista com o estado em que está a alimentação neste mundo: uns não têm que comer, outros estão a ser "envenenados" lentamente. Mas as coisas têm de ser ditas para que se possa fazer alguma coisa. Em breve volto ao tema da alimentação com uma petição em relação aos transgénicos. Entretanto, já está o caminho traçado para essa petição no blogue Alice in my head, sempre à frente neste tema dos transgénicos (e não só).
    Há mesmo muito que fazer pelos "de cima", mas nós cá de baixo também temos o nosso papel.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Existem dois motivos que me fazem ansiar ter 18 anos: exercer o meu direito ao voto e poder ser dadora de sangue e de medula óssea. Ainda estes dias falávamos disto e fiquei totalmente boquiaberta quando ouvi amigas minhas - que eu pensava terem o mínimo de consciência social - dizerem que ui! nunca na vida doavam medula óssea "porque dói". Por favor! Que raio de mentalidade é esta?! Andam todos a esfolar-se por médias para medicina e dizem coisas destas?! Fiquei de tal forma impressionada que dei uma resposta fria: a ti dói-te, eles morrem. Peço desculpa, mas realmente ideias destas põem-me fora de mim. Um beijinho de força para todos aqueles que neste momento estão a precisar que o mundo use o cérebro.

    ResponderEliminar
  8. Pronto ok fiz o comentário no sítio errado xD Culpa da remodelação que - acabei por não dizer - está fantástica :D Parabéns e desculpem lá a confusão xD

    ResponderEliminar
  9. Cara Manuela, estou a sentir-me mesmo mal pois sinto-me totalmente perdida xD Apesar parece que estou no sítio certo! Por favor não publique estes últimos comentários... são só para lhe pedir desculpa pela bagunça xD

    ResponderEliminar
  10. Olá Celina

    Fico feliz por "ouvir" uma "miúda" de 17 anos a "falar assim! Mas já a conhecia o suficiente para esperar isso.
    Eu sei que muitas pessoas são tão indiferentes que nos tiram do sério, mas temos de ter paciência e não afugentá-las, antes puxá-las para o nosso lado. Mas que dá vontade de dar uns abanões, dá, como eu a compreendo!

    Quanto ao ser dadora, aqui há uns anos, numa campanha em Famalicão, foram voluntariar-se para dadores várias pessoas do local onde trabalho. Eu também fui, na ignorância, e fui "gozada" pelos colegas (no bom sentido), porque mandaram-me embora porque não tinha 50 kg.
    Poder ajudar faz bem! Aos outros e ao próprio.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Ana
    Em complemento - gostei muito das ideis que transmitiu no seu comentário. Se calhar serão alguns princípios da permacultura e das ecovilas. Não quer aderir à rede de Permacultura Portugal? Só tenho pena de ir lá poucas vezes e de não poder praticar num apartamento, mas aprende-se por lá.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. ahahah quer é que as pessoas se riam às minhas custas! xD Não há problema nenhum, aliás, eu enviei-os e pensei: ya pois é que vai mesmo apaga-los xD Está à vontade, eu não me importo nada :D (Peço desculpa pela demora... é que não sei bem porquê, em vez de responder aqui, respondi no Green School xD)

    ResponderEliminar
  13. Celina
    Ainda bem que "deixou" publicar aqueles dois comentários, pois a sua confusão foi bem divertida :)
    Muitos parabéns pelo vosso blogue Green School.
    Beijinhos e boa sorte para o concurso "Twist"

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.