quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O Dr. Fernando Nobre é nosso... do Povo português!

Eu como cidadã, colaboradora deste blogue e apoiante à candidatura à Presidência da República de Dr Fernando Nobre, transcrevo aqui um texto esclarecedor de Orlando Castro do Alto Hama. Com os meus agradecimentos ao autor.
O Dr. Fernando Nobre, não é dos Partidos Políticos, é nosso, do Povo Português!

«Um povo imbecilizado e resignado?

Começam, como é natural em Portugal, as enxurradas de críticas à candidatura de Fernando Nobre à Presidência da República. Se ele ganhar, como espero e desejo, grande parte (talvez até a totalidade) dos seus críticos vai dizer que sempre esteve com ele. O nanismo intelectual, que sobra em Portugal, é mesmo isso.

O Alto Hama apoia Fernando Nobre porque os portugueses têm de deixar de ser “um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas”.

O Alto Hama apoia Fernando Nobre porque os portugueses têm de deixar de ser “um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta”.

O Alto Hama apoia Fernando Nobre porque em Portugal tem de deixar de existir “uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não discriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados na vida íntima, descambam na vida pública em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira à falsificação, da violência ao roubo, donde provém que na política portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro”.

O Alto Hama apoia Fernando Nobre porque em Portugal é preciso acabar com “um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do País. A justiça ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas”.

O Alto Hama apoia Fernando Nobre porque em Portugal têm de acabar os “partidos sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes, vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se malgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar”.»

Nota: As expressões entre aspas são de Guerra Junqueiro, "Pátria", 1896.»

Obrigada Orlando, meu Mensageiro da Verdade.

27 comentários:

  1. Amiga Manuela,

    Eu estou eufórica! Como é que eu não sei disto???

    Juro que não sabia que o Dr. Fernando Nobre era candidato a Presidente da República, sou sua seguidora há muito tempo, desde que a Manuela me falou dele e da AMI, mas esta Campanha de Limpar Portugal está deixar-me presa ao computador e a reuniões e não sabia.

    Diga-me como posso apoiar???

    Esta é a maior alegria que me podia ter dado hoje e este texto está fabuloso.

    Parabéns!
    Parabéns ainda por este novo visual mais airoso, leve e lindo como a minha amiga.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Querida Fada

    Esta candidatura é uma lufada de ar fresco no panorama político nacional. Um sinal de esperança!

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Olá minha Querida Ná! :))
    Está tão eufórica, que nem reparou que o texto é de Orlando Castro e de Guerra Junqueiro! :)) Ainda bem que lhe dei uma tão boa notícia!
    Quanto ao limpar Portugal, estou em crer, que o Dr. Fernando Nobre dará uma contribuição faraónica! :))
    Um beijinho e obrigada.

    ResponderEliminar
  4. Amiga Fernanda

    Os créditos deste "post" são para a Fada do Bosque, como ela já referiu (e para o Orlando Castro). Também eu tenho dispendido um tempito para o Limpar Portugal, e não consigo arranjar tempo para visitar os blogues amigos, mas daqui por um mês vou ver se me redimo.
    Quanto ao novo visual, ainda bem que gostou, eu também estava cansada daquele fundo preto com letras brancas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Querida Mana, se há alguém que sempre desejei que se candidatasse a este lugar, é o Dr. Fernando Nobre.... e quando se deseja muito uma coisa... pelos vistos acontece... decerto fomos muitos a desejar.
    Um Homem com H grande e com uma Missão na vida.
    Não me posso esquecer da expressão de consternação dele, no "prós e contras" sobre o estado da Nação!
    Uma lufada de ar fresco, sim, só é pena não ser um tufão que varresse de uma só vez, estes políticos tecnocratas medíocres! :)
    Haja esperança e a Fé move montanhas, como tem demonstrado o Dr. Fernando Nobre, durante toda a sua vida.
    Um beijinho. :)

    ResponderEliminar
  6. Vamos ver o que acontece nos partidos. Infelizmente por cá eles é que dominam tudo.

    ResponderEliminar
  7. Pode ser Daniel que levem com o tiro pela culatra desta vez Daniel. O povo está cansado... e mesmo com campanhas de desinformação não sei se chegarão lá!
    Que alguns merecem esse estoiro nas ventas é bem verdade.
    Nem que tenhamos de promover um movimento cívico na defesa da isenção do Dr. FN! :)

    ResponderEliminar
  8. Bom, é complicado opinar sobre este homem, ou melhor sobre a candidatura. A verdade é que na hora o povo tende a votar em quem conhece, em quem lhe da mais confiança. O medo do desconhecido sempre foi um serio entrave ao desenvolvimento, ao crescimento do povo e da sua mentalidade. Acredito e espero que ele consiga passar a sua mensagem!

    ResponderEliminar
  9. Rui,
    Se o povo português desconhece Fernando Nobre, então eu vivo mesmo noutro planeta!

    ResponderEliminar
  10. Nem consigo acreditar, é como respirar ar fresco. Acredito e admiro este Homem. Fico com esperança de que ele consiga lá chegar e gostaria de colaborar para isto, hei de saber como.
    Quanto a não o conhecer, realmente, as pessoas pelos vistos, só conhecem o que de mau existe nessa área. Mas com a bagagem deste senhor, com certeza, que as pessoas nele acreditarão mesmo quem não o conheça, vai gostar de conhecê-lo.
    Fico feliz, só pela intenção...quanto mais pelo resto...
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  11. Manuela,
    também gostei da mudança no visual.
    Não sei como dizer, mas este espaço é tão útil a vários níveis e agradeço a vocês por ele continuar a existir.

    ResponderEliminar
  12. Ana Teresa.
    Todos iremos colaborar... as oportunidades não faltarão, nem que nos empenhemos em movimentos cívicos, como "Limpar Portugal".
    Foi a colaboração cívica de um povo, que elegeu Nelson Mandela, Presidente de um grande País!
    Obrigada.

    Um beijinho. :)

    ResponderEliminar
  13. Cara Fada,

    pois é, parece-me que o povo português começa a dar provas da têmpera que sempre teve. Não somos um povo amordaçado, não somos um povo de bestas que tão facilmente passam a bestiais e depois a bestas novamente. Somo um povo de têmpera, ou como se diz na terra de minha mãe, somos povo de pêlo na venta!

    O Dr. Nobre vai ter de enfrentar ventos e marés e encontrará por certo Adamastores maiores que o que vem retratado nos Lusíadas. Mas a nossa terra pode muito facilmente ser uma "Ilha dos amores" se o candidato souber resistir e perseverar no sonho que mais que dele é o de todos nós - tornar Portugal um país mais limpo, menos medíocre...

    Assim seja!

    ResponderEliminar
  14. Ana Teresa
    Obrigada pelo comentário, fico contente que tenha gostado do novo visual do blogue, e fico muito feliz por achar que o blogue é útil.
    Tudo de bom aí para os Açores e para o Arquipélago dos Animais.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Grande Indomável!
    São pessoas assim que "viram" o estado de coisas do avesso!
    Vamos lá dar todos uma mãozinha, para ajudar um Humanista, a combater os maldosos adamastores.
    Quando a vontade de um povo é muito forte... ponham-se à tabela! É só tirar o cravo da ponta da arma! :))
    Obrigada pelo seu comentário tão edificante! :)

    Assim seja!

    ResponderEliminar
  16. Ora, FADA, que esse teu entusiasmo contagie alguns mais e que esses conatgiem outros tantos e assim sucessivamente para que Portugal possa, quem sabe, ter uma surpresa em 2011!

    Já sabes que aqui o "rapaz" também vai no Nobre!

    ResponderEliminar
  17. Grande QUINN, também! :))
    Eu quando escolho os amigos... é "tiro" certeiro! :)))
    Espero contagiar o maior número de pessoa possível! :))
    Isto vai entrar nos eixos, ai vai, vai! :)) Reacção em cadeia! :)
    Obrigada amigão.

    ResponderEliminar
  18. Olá,
    De facto o novo visual do blogue é mais «ecológico», nas suas cores claras...
    Inicialmente fiquei surpreendida por Fernando Nobre se candidatar, como o admiro bastante admirou-me meter-se na política. Agora já tenho outra perspectiva e considero que o seu gesto é de grande generosidade no seu empenho em avançar com a sua candidatura independeente.
    Bjs
    Manuela

    ResponderEliminar
  19. Sergio

    Obrigada pelas palavras e pela visita, desde a Argentina. Já visitei seu blogue e passarei por lá mais vezes. Os blogues e as palavras encurtam distâncias e unem continentes.

    ResponderEliminar
  20. Manuela Freitas

    Este "post" é da Fada do Bosque, mas já que menciona o visual do blogue, respondo: obrigada, ainda bem que gostou. Quanto à candidatura, eu também fiquei muito surpreendida, não contava, mas deu-me uma nova esperança e ânimo. O Dr. Fernando Nobre é um exemplo, até na coragem de se candidatar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Ferreira-Pinto
    Eu acho que muita gente vai ficar surpreendida em 2011 :)

    ResponderEliminar
  22. Mais vale tarde do que nunca (este comentário)...

    Quanto à candidatura: Admiro pessoas com coragem, e isto é sem dúvida um acto corajoso...
    Quanto à palhaçada, a que muitos chamam Meios de Comunicação Social: NENHUM, repito, NENHUM dos canais em sinal aberto (os canais que alimentam a MANADA) emitiu em directo a declaração deste Cidadão Português de candidatura à Presidência da República! É simplesmente vergonhoso... já se pode ver as dificuldades que o Candidato Fernando Nobre vai ter para passar a sua mensagem... Claro está que nesse mesmo dia dirigi queixa ao Provedor da RTP. Até hoje népia de resposta!!!
    Espero, mas não muito, que a MANADA deixe de ruminar a erva do costume, e que mude...

    ResponderEliminar
  23. Grande Voz 0 db! sim mais vale tarde do que nunca! e o seu comentário diz tudo!!!
    Quanto à MÁQUINA Política comandada pelos LOBBIES, não dá visissbilidade a ninguém que não sejam eles próprios.
    As pessoas realmente com Valor, são afastadas deste Meio de indução e ludibriação das pessoas!
    Depois ainda ouço dizer... nunca ouvi falar nesse senhor! Ou seja, merecia o Nobel da Paz e é desconhecido, dos concidadãos!... Foi para Obama, que por acaso até fez da sua vida uma "Missão"... manter a guerra e a venda de armamento. Para ver como este Mundo é injusto!!!!
    Claro que a "manada" já diz que não presta... não tá dentro da política.
    Façam-me lá o favor!!...
    Quanto `"erva" que se refere está podre, mas já tratam de dizer que quem tem, defeitos é Fernando Nobre!...eheheheehee para influenciar os de sempre.

    ResponderEliminar
  24. Cara Manuela,

    Também vejo com bons olhos esta candidatura. Fica apenas por esclarecer a aparente proximidade de Fernando Nobre aos meios monárquicos (ele é Presidente da Mesa da Assembleia Geral de um Instituto cujo presidente é o D. Duarte de Bragança e o Presidente dos curadores é Ribeiro Teles). Alguns blogues discutem este tema furiosamente e penso que será necessário que o Fernando Nobre esclareça se é Republicano ou Monárquico pois isto pode minar por completo a sua candidatura e os seus apoios.

    Aproveito para referir que acabo de linkar o ambio ao seu blogue.

    Saudações,

    Miguel

    ResponderEliminar
  25. Caro Miguel

    Com certeza que esse assunto de que se tem falado irá ser esclarecido, espero que brevemente.
    Como é normal por cá, tudo servirá para desviar as atenções do essencial, e o essencial é que temos um candidato oriundo de fora da política, e que toda a vida se empenhou por causas nobres, sempre regido por fortes valores éticos, um homem de acção. O essencial é tratar-se de uma pessoa que pode ajudar fortemente a abrir os olhos dos portugueses para a necessidade de mudança. Mais que tudo, acho que este candidato contribuirá para uma mudança de valores, pois os valores materialistas do século XX provaram já que são péssimos e que não contribuem para a felicidade humana, individual ou colectiva.

    Fico muito honrada por ter colocado este blogue na lista de um blogue com a qualidade do AMBIO.

    Obrigada e cumprimentos.

    Manuela Araújo

    (P.S.: este "post" não é meu, mas da Fada do Bosque, no entanto, como se dirigiu a mim, achei que devia responder)

    ResponderEliminar
  26. Sempre encontrei por aqui um grito de optimismo!

    ResponderEliminar
  27. Está convidado para o jantar de 1 de maio com o Dr. Fernando Nobre!

    O objectivo é o de reunir um grupo de cerca de 500 amigos, por isso para que tudo corra da melhor maneira possível, e por forma a que este encontro se torne num momento inesquecível para todos os seus intervenientes, é fundamental toda a nossa colaboração, pelo que o Dr. Fernando agradece a sua presença e a de todos os seus amigos e familiares a quem queira divulgar este convite.

    Local: Mercado da Ribeira (Av. 24 de Julho, próximo do Cais do Sodré), para quem reside fora de Lisboa e não conhece muito bem o local, são estas as coordenadas de GPS: N 38º 42' 24,89'' , W 9º 8' 44,56''
    Hora: 19h 30
    Custo: 15 euros (preço do jantar, não é uma recolha de fundos)

    Vamos Acreditar!
    Divulgue aos seus amigos esta mensagem!

    Contacto para marcações: paula.sarmento@lisboacomfernandonobre.org

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.