sábado, 27 de fevereiro de 2010

Hora do Planeta 2010 - 27 de Março



A Hora do Planeta, ou "Earth Hour", começou na cidade de Sidney, na Austrália, em 2007. Em 2008, a Hora do Planeta tornou-se internacional, e no dia 28 de Março, de 2009, mais de 4000 cidades de 88 países no mundo aderiram à Hora do Planeta. Em Portugal, foram 11 as cidades que aderiram, entre as quais a "minha", Vila Nova de Famalicão, e a capital, Lisboa.

A Hora do Planeta é um modo de manifestarmos, apagando as luzes durante uma hora, que estamos preocupados com a componente antropogénica do aquecimento global e das alterações climáticas e que queremos que os governantes tomem medidas capazes de minimizar as emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera.

No ano passado, o objectivo era a Cimeira de Copenhaga sobre as Alterações Climáticas. O facto de os governantes mundiais (nem todos, claro) estarem mais preocupados com o lucro das organizações que dominam a economia global, levou a que esta cimeira tenha sido um verdadeiro fracasso. Os compromissos assumidos foram apenas por uma parte dos países e absolutamente insuficientes para diminuir as emissões de CO2 e prevenir um aquecimento excessivo para a próxima década.

À parte a Austrália, que já sofre efeitos das alterações climáticas com a seca, os incêndios e as chuvas diluvianas, a maioria dos países afectados e em risco de ser afectados a mais curto prazo pelos efeitos das alterações climática, são os países pobres. E isso parece não afectar os países ricos.

Por isso, não podemos desistir, não podemos deixar de nos manifestar e exigir que sejam tomadas medidas sérias no combate às alterações climáticas. Não se trata apenas de poupar a energia de iluminação de 1 hora, a Hora da Terra é sobretudo uma dessas oportunidades de darmos um sinal.

Vote pela Terra, aderindo à à Hora do Planeta, desligando as luzes no sábado, daqui a 4 semanas, dia 27 de Março, entre as 20:30 e as 21:30h. Registe-se como participante na Hora do Planeta aqui.

Apele aos que governam o seu Município para fazer o mesmo: registar-se na Hora do Planeta e apagar as luzes nessa hora nos edifícios municipais. Divulgue.

4 comentários:

  1. Manuela,
    Ando abatida com todas estas tragédias...maltratamos o planeta, mas também há os problemas geológicos, os ajustes da crosta terrestre, as mudanças de milhões em milhões de anos, das condições climáticas, de períodos de glacialização, para períodos de seca...estamos na mão da Natura!...
    Beijinhos,
    Manuela

    ResponderEliminar
  2. Olá Manuela
    São muitas tragédias juntas, a Terra é um organismo vivo, que sempre se mexeu,nada podemos fazer contra isso a não ser prever e tentar evitar o pior. O sismo de hoje no Chile foi pior do que o Haiti, mas eles estavam mais preparados e a tragédia não atingiu a dimensão no Haiti.
    Na Madeira, o clima provocou enormes estragos, nunca saberemos até que ponto houve contribuição das alterações climáticas, mas sabemos que o risco destas situações climatéricas extremas continua a aumentar, e pouco se faz para diminuir.
    Sempre estivemos na mão da Terra e da Natureza, parece é que nos últimos 150 anos nos fomos esquecendo disso...
    Resta-nos fazer a nossa parte, contribuir para a redução das emissões do CO2, para a redução do consumismo desenfreado, ajudar aqueles que sofrem como pudermos e,
    sobretudo, repensar seriamente o nosso modo de vida.
    Obrigada pela visita e um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. E como não podemos provar a influência, muitas pessoas continuam a acreditar que não temos qualquer responsabilidade, que tudo isto faz parte do enorme ciclo da Terra.
    Iniciativas como esta sensibilizam cada vez mais pessoas, a dificuldade está em fazer com que os "grandes" nos ouçam... só é pena que a Earth Hour e o Apagar Portugal sejam em datas tão próximas. Provavelmente vai diminuir a adesão... Mas enfim, sejamos positivos! O que é preciso agora é que as pessoas se mexam e que "obriguem" as suas cidades a aderir. Pelo planeta :D

    ResponderEliminar
  4. Olá Celina
    É isso mesmo, pensamento positivo, vamos lá a alertar os "grandes", mais dia menos dia vão ser obrigados a ouvir :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.