domingo, 7 de fevereiro de 2010

O contrato tácito que aceitamos - ou não?

É importante que se veja este vídeo. Está em francês com legendas em espanhol, mas entende-se bem. O texto que deu origem a este vídeo é de Setembro de 2003, e pode ser lido (em francês) aqui
Para reflectirmos
. Seriamente.



Dedico este "post" à Fada do Bosque.

8 comentários:

  1. É a cereja no topo do bolo...
    Ao não queremos ser conhecedores da realidade, estando esta hoje em dia muitas vezes à distância de um clique, aceitamos por passividade tudo o que se passa.
    O facto de manifestarmos resistência à realidade, é o que dá poder para termos atingido este estado global civilizacional miserável.
    Posso até dar como exemplo alguns comentários escritos no post "Documentário 'Food Inc' nomeado para os Óscares" no qual os autores "preferiam" não o ver por esta ou por aquela razão.
    No fim das contas quem se abstrai da realidade que o rodeia vive individualmente feliz.
    Os outros que querem conhecer a realidade e que a chegam a conhecer, poderão viver individualmente felizes, apenas naqueles breves instantes em que por qualquer razão a memória do que conhecem se esvanece, mas nunca viverão colectivamente felizes.
    Pois a realidade, passada, presente e futura, é má e triste demais para sermos colectivamente felizes.
    E isto dificilmente se alterará, pois o animal humano é, na sua grande maioria, genuinamente egoísta.

    ResponderEliminar
  2. Pois nem sei que dizer...Querida irmã. Tudo o que sei é que sempre "berrei", lutei contra o que está neste filme. Chorei, chorei, chorei. Afastei os meus amigos, ouvi da minha filha que por ter assim uma mãe, não quer pensar no Futuro, porque sabe demais e tem muito medo. Chamaram-me alucinada conspirativa, deprimente.
    Pediram-me certas pessoas da família e amigos, que pelo amor de Deus me não dirigisse a eles nestes termos.
    Depois de ter ouvido hoje a mãe dizer que teme por mim, que tem medo que algo me aconteça... eu disse - estarei na linha da frente, o pior é ser presa, o melhor é chocar com uma bala!
    Eu chorei ainda mais ao ver este filme...
    É que era uma catraia e dizia ao pai, quando o via preocupado com uma Guerra mundial no tempoo da URSS e da guerra fria:- Não se preocupe pai, é apenas um equilibrio de forças e uma forma de manter as pessoas debaixo do clima do medo. Pior será quando a China se revelar... iremos ter uma ditaura mundial.- Mas porque dizes isso filha? - perguntava - Basta ver que são milhões, trabalham como formigas obedientes e estão muito fechados neles próprios. Quando acabar esta coisa da guerra fria, será para os chineses imperarem, com os outros como seus súbditos.- infelizmente o pai não viveu o suficiente para constatar o que eu dizia desde os 14 ou 15 anos, a queda do Muro de Berlim. Nunca li o 1984 de George Orwell, mas sei o que dizia. A ditadura anestesiante de Aldous Huxley, um livro que mudou a minha vida, irá dar lugar à ditadura de George Orwell, dentro de pouco tempo se todos continuarem a aceitar, será assim, como o 1984. Eu nunca aceitei as Torres como atentado, mas como manobra, muito menos o Pentágono. Nunca confiei no secretismo chinês.
    Mas chorei ainda mais quando pensei no que a mãe me disse hoje... nós bloggers vivemos num Mundo à parte. -Somos assim uma minoria?- perguntei.
    É que depois de tudo "virei" eremita, afastei-me dos outros, não por os não amar, mas por saber que os incomodava.
    Minha querida irmã, os meus temores estão agora à vista de todos e niguém quer ver. Por isso, quando a mãe disse que vivíamos quase que isolados numa enorme bolha de ar (os bloggers) eu respondi: - ai é? o resto das pessoas não quer saber? Então para bem de todos, o humano tem de chegar depressa à extinção ou quase e é isso que eu desejo. Pelo pecador padece o justo e que o diga S.S. Dalai Lama, o último... nunca pensaram porquê? as pessoas não se dão a esse tabalho?! O ÙLTIMO!!
    Então depois deste filme e se os que não aceitam são os conspiradores, o Homem merece desaparecer. Afinal foi esse o fim de tantas outras espécies, por nós condenadas... a extinção.
    Resistirei até ao fim, nem que esteja só!
    Ensinem os vossos filhos, alertem-nos... eduquem e abram o livro negro deste mundo... não os poupem para que outros os condenem ao fim abrupto.
    Depois há uma coisa que não entendo no humano, só vê aquilo ue deseja ver. Caíram na sua própria armadilha.
    Ainda vamos a tempo... somos biliões contra poucos... centenas e ao lado desses, milhares... mas o que são esses milhares contra biliões?
    Só não vê quem não quer e são esses que nos vão condenar. É que os que não querem ver, (os priveligiados... cientistas, oficiais do exército, sociólogos, advogados, médicos, engenheiros , a classe alta e média alta)são os que podem fazer o volte-face. Eu sou apenas um grão de pó, como muitos outros... que lutam pelo mesmo que eu...
    Obrigada minha irmã querida, por me proporcionares este desabafo.
    Bem hajas!

    ResponderEliminar
  3. Manuela e Fada do Bosque,
    O vídeo fez-me lembrar do Contrato Social de Rousseau – onde o "Homem" começava por nascer livre e, em nome de uma suposta "sociedade", disseram: "Aceito"/ Concordo!
    PS. Fiquei de coração pequeno ao ler o comentário da Fada - tantas as vezes que falo numa III G.M. e da China - sem nunca esquecer o pânico do 11 de Setembro a tentar ligar para familiares que trabalhavam nas "Torres"... (enfim, a mim só me chamam "estranha" :-)).
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Manuela!

    Gostei muito da idéia de por aquela frase no cabeçalho do blogue. Vem mesmo a calhar.
    Vi este documentário e achei que era interessante, se calhar pô-lo no seu blogue. É mais um sobre o 11 de setembro, mas penso que será bom divulgá-lo.
    Eu, por mim, já o enviei (sempre que encontro documentários interessantes, partilho o mais possível). Quanto ao contracto, vou tentando de variadas maneiras, que não seja tácito.
    O filme é muito bom...
    Um abraço!

    http://www.11desetembro.net/

    ResponderEliminar
  5. Para mentes "abertas" seria bom ver o outro lado da questão do Petróleo.
    Causador de tantas guerras. Será isto uma falácia? convém ler e reflectir.

    http://www.inacreditavel.com.br/novo/mostrar_artigo.asp?id=515

    ResponderEliminar
  6. Voz a 0 db, Fada do Bosque, Jeune Dame e Ana Teresa

    É pena que este vídeo não passe na TV em horário nobre. Devia passar, e todos os dias. Se gramamos com a publicidade, com as notícias do futebol, com entrevistas e o arrastar das notícias a níveis de lama, porque não passar algo que faça, pelo contrário, pensar?

    É que aqui a este blogue e outros na mesma temática, só visitam pessoas que "pensam" nestes assuntos. A maioria, que está adormecida, como diz o vídeo, não anda por estes lados nem outros semelhantes! Simplesmente aceita o contrato tácito e "assina-o" todos os dias quando acorda!

    Muito obrigada pelos vossos comentários.

    ResponderEliminar
  7. A Fada do Bosque reparou que o vídeo do Youtube com legendas em espanhol foi retirado do Youtube. Substituí pelo do Dalymotion, mas é tudo francês.

    ResponderEliminar
  8. Reencontrei o "contrato" com legendas em espanhol. Assim entende-se melhor!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.