segunda-feira, 5 de abril de 2010

Hortas Comunitárias

Felizmente, as hortas comunitárias, urbanas ou não, começam a aparecer um pouco por todo o país, permitindo às populações locais cultivar parte da sua alimentação, e assim alimentarem-se de forma mais saudável e económica. As hortas comunitárias são também um modo de algumas franjas da população, como por exemplo, os reformados, ocuparem o seu tempo livre de forma proveitosa, bem como de dar destino a terrenos com aptidão agrícola, que, de outro modo, estaria a "monte". As vantagens são muitas, estendendo-se ainda ao convívio entre os "vizinhos" que cultivam as parcelas.
O amigo Ferreira-Pinto já aqui falou, em Novembro passado, do projecto das hortas comunitárias promovidas pela Câmara Municipal de Ponte de Lima: entretanto, dos 36 lotes disponibilizados, mais de 20 já estão a ser cultivados. Mas as hortas comunitárias e/ou pedagógicas, já existem em Ponte de Lima, em Guimarães, em Coimbra, em Cascais, no Grande Porto, na Maia, etc.. Em Lisboa, uma Associação de Moradores aguarda resposta da Câmara. Entretanto, parece que há projecto para 2011. Alguns destes projectos, como o caso de Cascais, estão integrados na Agenda 21 Local.
Espero que estes exemplos se estendam a todos os Municípios deste país. É preciso deixar de ter espaços "verdes" a monte, e pensar na nossa população, dando-lhes a hipótese de cultivarem sadiamente a sua alimentação, enquanto contribuem para a sustentabilidade.
A reportagem do vídeo, de Outubro de 2008, refere-se às hortas pedagógicas de Guimarães.

6 comentários:

  1. Excelente! Já tinha ouvido falar, mas aqui tenho a informação toda! Quem sabe não me animo :)

    Obrigada
    Sandra

    ResponderEliminar
  2. Olá Sandra
    Bem vinda ao blogue, e obrigada pelo comentário. Se puder, anime-se, pois ajudará à sua "Cozinha sem Avental". O Jamie Oliver já não dispensa a sua horta :)

    ResponderEliminar
  3. Era não era...Para mim ter uma horta era o verdadeiro luxo!!Penso sempre que um dia volto ao Alentejo e lá sim faço a minha horta.Mas com esta ideia nem preciso de esperar.
    Parabéns pelo blog, já sou seguidora...
    bjinhos
    Sandra

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro a ideias de hortas comunitárias!Comer o que produzimos, sem recurso a químicos e praticamente sem poluir é uma ideia fantástica! Espero que a ideia se espalhe!
    Há tantas outras coisas que poderíamos tornar comunitárias!!Para bem do nosso bolso e do nosso ambiente!

    Abraço,
    Ana

    ResponderEliminar
  5. Olá Sandra
    Eu também tenho muitas saudades da horta, mas no Minho. Obrigada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana
    As hortas comunitárias são uma óptima ideia, que felizmente começa a aparecer em alguns municípios. Também espero que se alastre e cresça. Há tanto espaço "verde" abandonado!
    Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.