segunda-feira, 17 de maio de 2010

Alimentos S.A. - Food Inc.

Com os agradecimentos à Ecila do blogue "Alice in my head", aqui fica o documentário Food Inc. (Alimentos S.A.). Não perca este filme, nomeado para o Óscar de Melhor Documentário, que nos mostra a realidade sobre aquilo que comemos. Passa-se nos Estados Unidos, mas não será muito diferente no Brasil e na Europa, especialmente se não estivermos informados e atentos!

Enquanto a indústria agrícola americana é subsidiada para comercializar milho abaixo do custo de produção, os agricultores do México e dos países pobres do mundo morrem de fome porque não conseguem competir! Os agricultores americanos deixaram de ter poder de escolha, endividados até às orelhas e encurralados pela actuação da Monsanto, Tysen e outras gigantes químico/alimentares. Os trabalhadores são explorados e usados de formas inadmissíveis, para mais em países dito "civilizados". Os animais são tratados sem o mínimo de dignidade numa uma vida curta e dolorosa. Os ecossistemas são dizimados pela monocultura e pelos transgénicos. Crianças e adultos perecem com a saúde e a vida perante tanta falta de ética e respeito pela saúde dos consumidores.

Tanta injustiça contida em cada pedaço desta comida que nos impingem! Votemos por uma agricultura e pecuária mais sã e justa cada vez que compramos alimentos! Veja as dicas na parte final do filme ou aqui. E leia o texto de Margarida Silva.

14 comentários:

  1. Conteúdo impressionante.
    Deveria ser exibido e divulgado em todas as escolas do país!
    ecofcaldeira- Àgueda

    ResponderEliminar
  2. Amiga Manuela Araújo,
    Ainda bem que nos traz destes post's para nos apercebermos do porquê de tantas doenças que têm aparecido nos últimos anos.
    A Agricultura e a Pecuária viraram fábricas! Fiquei siderado com o que vi e ouvi.
    Obrigado por esta difusão de notícias.
    Um beijinho amigo.

    ResponderEliminar
  3. OLá! Boa Tarde! Tudo bem?
    Sou jornalista e faço parte da equipe de um grande portal que está sendo desenvolvido e será lançado nos próximos meses.
    O portal se chama “ÉSEU” e será um guia de entretenimento e relacionamentos pessoais e profissionais. O conteúdo jornalístico do “ÉSEU” será dividido em matérias, dicas e notícias, que abordarão diversos assuntos, como: gastronomia, turismo, passeios, shows, arte e cultura, bares e baladas, moda e beleza, social e meio ambiente, entre outros. 
    Atualmente, buscamos blogueiros que possam escrever parar o portal. Li seu blog e gostei muito da maneira que você escreve e do conteúdo que é disponibilizado.
    Gostaria de conversar mais com você, pois temos interesse em colocar, no portal, matérias, de sua autoria, sobre o conteúdo de meio ambiente que vimos em seu blog.
    Assim que possível, entre em contato comigo pelo telefone (11) 2770-7070, pelo e-mail jornalismo@eseu.com.br ou, se preferir, envie seu telefone ou outra forma de contato para conversarmos mais a respeito.

    Atenciosamente,

    ResponderEliminar
  4. Eco-cidadão
    Concordo plenamente, já o disse no facebook.

    ResponderEliminar
  5. Olá Luís

    Eu já tinha uma ideia de como eram as coisas, mas não imaginava que fossem tão longe. E depois, acontece isto: http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.com/2010/02/como-sera-saude-das-nossas-criancas_17.html
    para além da falta de respeito pelos animais, pelos trabalhadores, pelos agricultores, por nós todos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Gabriela

    Muito obrigada pelo convite. Já lhe respondi por e-mail.

    Saudações

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito do vosso blog. E gostei deste post. Nunca tinha ouvido falar do documentário e, embora ainda só tenha visto cerca de metade, achei que há realmente muitas coisas que não sabemos sobre aquilo que comemos. É assustador. Toda a gente o deveria ver....

    ResponderEliminar
  8. Lu

    Obrigada pelo comentário, com o qual concordo. Acabe de ver, que vale a pena.

    ResponderEliminar
  9. Genteeee que isso !?! ñ sei mais o que comer, acho que vou adotar na minha comida diaria PEIXE... ou corro o risco com eles!!! frango nunca mais, ecaaaa

    ResponderEliminar
  10. Olá Manuela,

    Em primeiro lugar quero congratulá-la pelo excelente blog.

    Acho que este documentário foi um "abre olhos" para muitas pessoas.

    Obrigada por partilhar e continue o excelente trabalho que tenho visto por aqui.

    ResponderEliminar
  11. Olá Simples Devaneios

    Este documentário devia mesmo era ser obrigatório nas escolas. E passar em horário nobre na TV. Este como tantos outros que realmente ajudariam a mudar o mundo dando a conhecer o que nos escondem. Ou o que não queremos ver.

    Muito obrigada pelas palavras de incentivo :)

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  12. Hoje decidi ver de novo este documentário. É arrepiante ver um polvo que progressivamente asfixia os mais elementares direitos liberdades e garantias dos cidadãos.
    Espero que um qualquer dilúvio possa varrer estas mentalidades de modo a evitar que a moléstia se estenda até ao meu jardim. Assim tambem defendo que esta informação devia constar da cartilha das nossas escolas se é que ainda vamos a tempo de impor aquilo que nos garanta saúde. Espero que a Monsanto e afins não tenha ajudado a assassinar a nossa agricultura desertificada como todos sabem, cada vez mais dependente de subsidios para agonizar sem imaginação aos sabor de uma europa cada vez mais decrépita.
    Obrigado, pela partilha

    ResponderEliminar
  13. Caro M. Tanque

    Quanto à Monsanto (e outras afins, não duvido que Portugal está na sua esfera de alcance. Quer pelo herbicida Roundup, quer pelo milho transgénico que por cá anda livremente - que é o da Monsanto.

    Agradeço o seu desabafo, bem como a divulgação que fez através do Facebook.

    Precisamos mesmo de ajudar as pessoas a perceber como são manobradas, controladas e enganadas.

    E precisamos de si, e de muitas outras pessoas conscientes e empenhadas, no
    Grupo Famalicão em Transição :)

    Obrigada e um abraço!

    ResponderEliminar
  14. O filme desapareceu do servidor, tal como todos os da Plataforma Transgénicos Fora. Enquanto não volta uma versão legendada em português, fica a versão legendada em espanhol

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.