domingo, 27 de março de 2011

Carros movidos a ar comprimido

Com uma rede de pontos de abastecimento de energia eléctrica para veículos (mobi.e) a ser implementada a todo o vapor, praticamente não se ouve falar de outros veículos eléctricos que não o Nissan Leaf, um carro muito caro em comparação com os tradicionais de combustão. Mas há algumas alternativas mesmo cá em Portugal, como já falei aqui, embora ainda sejam poucas.

Entretanto, noutros países, como na Índia, já circulam carros movidos a ar comprimido. Na realidade, a energia que os alimenta é a energia eléctrica usada para comprimir o ar. Mas em vez de me estender no assunto, sugiro que vejam a seguinte reportagem, que achei excelente e esclarecedora:





Uma vantagem óbvia dos carros movidos a ar comprimido em relação aos carros eléctricos é a muito menor necessidade de baterias, mas como desvantagem não são tão silenciosos. Mesmo assim, fazem menos ruído que um tradicional motor de combustão. Em termos de poluição atmosférica, não há emissão de poluentes, tal como nos eléctricos.

Os veículos criados pela MDI, projectados pelo anterior engenheiro de Fórmula 1 Guy Nègre, já estão prontos a ser comercializados desde 2003. Mas não faço a mínima ideia quando chegarão ao mercado português. Se alguém souber, agradeço que avise.

Saiba como funcionam (e mais informações) no blogue Carro movido a Ar Comprimido ou nos sites de Guy Nègre ou da MDI.  Leia também notícias sobre o tema nas revista Meio Ambiente ou Eco21, ou no blogue Acordem.com.

E, já agora, uma notícia sobre moto movida a ar comprimida, para breve no Brasil.

13 comentários:

  1. Olá Carlos.
    Estou a ler alguns dos seus paineis e não há duvida alguma que V. está com uma (pedalada) ar comprimido incrivel.
    Daqui a pouco estou aí e V. vai-me
    contar pessoalmente essas novidades.
    Abraço
    Jorge/Brasil

    ResponderEliminar
  2. Ora aqui estão os pópós, que não deixaram comercializar em 1985!Esperaram pelo pico do petróleo, pela crise, engendrada por eles, claro, para os vender inflaccionadíssimos! São uns sacanas!
    Agora falta o carro a hidrogénio... mas esse é mais difícil... não tem os lobbies energéticos por trás... talvez sejam um sonho, ou uma realidade para daqui a mais uns séculos...

    ResponderEliminar
  3. Francisco Jorge

    Deve haver algum equívoco, pois apesar de haver muitos Carlos na minha família, eu não sou um deles :)

    De qualquer modo, obrigada pela visita

    ResponderEliminar
  4. Olá Fada

    Eu conhecia a história dos carros eléctricos que foram destruídos nos anos 90 (em breve aqui no blogue), mas desconheço essa história de carros a ar comprimido em 1985. Estes de que aqui falo começaram a ser desenvolvidos já neste século. Já havia antes? Dá-me mais umas dicas a ver se investigo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gostaria de deixar aqui a minha preocupação com o Haiti.
    Visite: www.naturezaepaz.plogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Esse já está no mercado... e para ser sincera, o vídeo que vi sobre isso há dois anos... não o encontro, talvez até esteja induzida em erro.
    Debruça-te antes sobre o que aqui está, pode ser ainda mais interessante. Aqui ainda é mais interessante... esperemos que o homem não tenha uma síncope ou morte súbita!

    ResponderEliminar
  7. É um carro destes que eu preciso...ou melhor precisamos, fazia-nos muito bem à saúde e também à carteira...

    Salete Brousse

    ResponderEliminar
  8. MOTORES a AR COMPRIMIDO é FATO é INEVITÁVEL É ÓBVIO.
    Quando Chegou o CD acabou o LP, chegou o DVD acabou o VCR, chegou o PC acabou umas 10 coisas. Agora chegou os motores a AR COMPRIMIDO acabou Gasolina, Óleo diesel, GNV, OPEP e o PRÉ-SAL. Simples assim. ..... Basta nos tornarmos assassinos mais espertos que eles. Antes que eles acabem com estas PATENTES.

    ResponderEliminar
  9. Boas...
    De Facto, este projecto foi criado pela MDI, que , por falta de apoio para o seu desenvolvimento, na CEE, foi "obrigado" a virar-se para a India (com a TaTa) onde ja têm varias dezenas destes motores a serem testados em utilização regular e diária, com enorme sucesso.
    Sugiro pois uma visita ao site da MDI , com sede na Suiça e a melhor ajudarem a divulgar e apoiar esta novidade, de forma a que a informação ajude a "desmontar" os "Bloqueios dos Lobies" do petroleo...e esta ideia seja mais céleremente desenvolvida a sério.
    Existe já..muita informação sobre estes veiculos e motores e tudo aponda para um sucesso MUITO superior ao dos carros elécricoss.

    Bem hajam...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Francisco Coutinho

      Estes carros parecem ter vantagens sobre os carros elétricos, éuma pena os lobbies e bloqueios que são feitos a tudo o que não funciona a petróleo...

      Espero que seja um sucesso mesmo!

      Obrigada pela visita e pelo comentário

      Eliminar
  10. Sucesso já é agora daqui até o aprovarem e colocarem à venda a baixo custo ainda falta muito e se digo eu e se haverá algum dia que o façam :) (não creio)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos

      Um sucesso desconhecido, então :) Pode demorar, mas não tem como não aparecer, o petróleo´é cada vez mais escasso e caro, e as baterias dos carros elétricos não são propriamente uma "coisa limpa"

      Eliminar
  11. Estou patenteando um motor a ar comprimido que fiz.
    Motor fantástico 700KM/h

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.