segunda-feira, 4 de abril de 2011

Quem matou o carro eléctrico?

Muito se fala nos carros eléctricos, mas quase ainda não circulam em Portugal, ainda ninguém os vê. Na realidade,  automóveis eléctricos existem há muitos, muitos anos, mesmo antes dos carros a gasolina. Quem diria, não?  No filme documentário de Chris Paine, de 2006, Quem Matou o Carro Eléctrico, dá para entender o jogo sujo  (ou pelo menos uma parte) que está por trás do atraso com que estes carros chegam ao mercado.

Trata-se do exemplo do que se passou na Califórnia, nos anos 90, com o EV1 da General Motors e outros veículos eléctricos, criados na sequência de uma lei daquele estado que  obrigava  a que uma pequena percentagem dos veículos tivessem zero de emissões.

Veja como um veículo muito mais limpo, silencioso e menos poluente que os seus congéneres a gasóleo ou gasolina, suficiente autónomo e veloz, e que deixou marcas positivas nos seus utilizadores, foi retirado de circulação ainda novo e literalmente destruído. Como os lobbies conseguiram destruir a lei e os carros eléctricos! Milhares deles!

Entretanto Chris Paine realizou o documentário sequela chamado "A Vingança do Carro Eléctrico",  que tem a sua estreia mundial marcada para o Dia da Terra, a 22 de Abril, no Tribeca Film Festival em Nova Iorque.

6 comentários:

  1. Olá...

    Fica aqui o doc inteiro que publiquei em 2010 devido a uma mensagem aqui do Sustentabilidade.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom, Manuela.
    Não sabia de algumas coisas que estão no vídeo...
    Acho que vou criar uma página de sugestões de vídeos, filmes e documentários ambientais lá no blog.
    Vou procurar em seu blogue que já vi muitas dicas desse tipo aqui.

    grande abraço,

    ResponderEliminar
  3. Olá Voz

    Como já lhe disse, nem sempre consigo acompanhar as postagens do seu blogue, mas mais tarde ou mais cedo, lá vou apanhando uma boa parte. Essa por acaso, não a tinha apanhado, mas já aqui fica também

    ResponderEliminar
  4. Olá Diêgo

    Essa é uma boa ideia. Por acaso reparei que uma parte dos posts aqui não estão lá muito bem "etiquetados", mas uma parte dá para encontrar procurando por "documentário".


    Obrigada pela visita e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Video bloqueado, novo link Multi-Subtitles http://www.youtube.com/watch?v=FD1CUdsCqvE

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.