terça-feira, 3 de maio de 2011

A Grande História de Tudo


Depois de ler o livro "A Teoria de Tudo" de Stephen W. Hawking, fiquei com a sensação de que, apesar de ter aprendido muita coisa, a minha ignorância aumentou! Já estava "familiarizada" com o Big Bang,  com a entropia e a segunda lei da termodinâmica, e mesmo com os buracos negros, mas para digerir melhor o princípio da incerteza, a teoria das cordas espaço curvo, quarks, quasares, e outros conceitos cosmológicos, vou aproveitar uns dias de férias e de descanso.

E para que fiquem num comprimento de onda parecido (mas não muito), convido-vos a ouvir a Grande História pelo historiador David Christian. (Não consegui trazer o vídeo para aqui, pois dá defeito, mas cliquem na imagem para aceder à palestra; tem legendas também em português).

Basta olharmos à nossa volta para percebermos como é verdadeira a segunda lei da termodinâmica, pois é inegável a tendência, não só do universo, como também da sociedade, para o caos.  E para o evitar ou  retardar, é necessário muita energia, muito esforço mesmo - uma luta contínua!  
 Fiquem bem, e até breve!

9 comentários:

  1. Descanse muito e bem, amiga Manuela.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Boas e merecidas férias Manuela!
    Aproveita o sossego! :-)

    ResponderEliminar
  3. Pois Einstein também nos revelou que no Universo tudo está de tal forma equilibrado que o impulso para a evolução em desfavor da entropia se verifica numa infinitésima parte de um nº, por exemplo 8.000.000.000.000.001 este nº1 é o que vai impulsionar a expansão do cosmos.
    Entretanto, Deepak Chopra diz-nos: «A vida apresenta desafios que têm origem no lado obscuro. Não precisamos de demonizar as trevas ela é a FONTE de quase todos os desafios que vale a pena enfrentar.
    Caímos na ilusão de pensar que a vida nos obriga a escolher entre o bem e o mal. De facto existe um 3º caminho que é ser integral. Deste ponto de vista conseguimos equilibrar as trevas e a luz sem sermos escravos de ambas. A oposição entre as duas dá origem à tensão criativa. Os bons têm de continuar a ganhar, mas o melhor é os maus não perderem por completo, pois esse seria o fim da história. O Universo ficaria fossilizado para sempre..O ideal é que as forças da verdade, da bondade e da harmonia fiquem um passo à frente das forças obscuras. O nosso corpo consegue fazer isso, tal como o Universo o faz no seu conjunto. Não podemos negar o facto de as formas de vida estarem a evoluir (...) Algo está a manter o equilíbrio mas empurrando-o ligeiramente a favor da evolução. Se pudermos empurrar a balança para a evolução e não para a entropia somos verdadeiros guerreiros espirituais»
    E para isso basta saber que somos parte integrante do Uno, que para além de nós existe um Macrocosmos onde tudo é multiplicável até ao infinito e um Microcosmos, onde tudo é divisível até ao infinito. A Integralidade é termos Consciência que fazemos parte desse Universo e o que para nós pode ser o caos, para as leis do Cosmos é questão da sua sobrevivência.
    Grande Génio esse Hawking!
    Vai lá de férias descansada e um beijinho da tua irmã. :)

    ResponderEliminar
  4. Vi agora o filme... um apelo sentido e real, mas enquanto a humanidade não se consciencializar que as forças dependem do Inconsciente Colectivo, que de há pouco tempo para cá, desde a globalização, tem vindo a controlar o que está a acontecer consigo própria, vai ser muito difícil para as gerações futuras... até talvez dentro em pouco, esse Inconsciente Colectivo as destrua... Enfim... metafísica, mas tão real que até assusta.

    ResponderEliminar
  5. Fada, estou contigo nesta consciência.

    Viva a vida!

    ResponderEliminar
  6. Já agora, querem assinar e divulgar?

    Petição pela proibição do cultivo de variedades de organismos geneticamente modificados (OGM) na Região Autónoma dos Açores

    http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N9685

    ResponderEliminar
  7. Manuela, sem desprimor para o vídeo, a verdade é que a mana Fada me arrebatou !

    Brutal !

    Beijinhos às manas, e umas boas férias para si.

    ResponderEliminar
  8. Por falar em génio, olha quem aqui está!
    Eduardo... obrigada. :)
    Ana Teresa, já está assinada. Obrigada. :)

    ResponderEliminar
  9. Ná, Sónia, Lena, Ana Teresa e Eduardo

    Ainda de férias, mas num saltinho aqui ao blogue :)

    Obrigada a todos pelas visitas e pelos comentários, assim como pelos votos de boas férias :)

    E um agradecimento especial à minha irmã "Fada do Bosque" pelo belíssimo e profundo pensamento que aqui deixou!

    Abraços e até breve :)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.