terça-feira, 19 de julho de 2011

67 minutos são muito pouco para aprender

Continuando no tema de ontem, Mandela Day, vale a pena reflectir no artigo de Ana Sousa Dias publicado hoje no Jornal de Notícias, "Sessenta e sete minutos", do qual transcrevo os primeiros e os últimos parágrafos:

«Oferecer a alguém 67 minutos foi o apelo que a Fundação Mandela, com a adesão das Nações Unidas, lançou ao Mundo para assinalar os 93 anos de vida de Nelson Mandela.

Tão simples e tão difícil, esta proposta global. Simples porque pareceria banal que cada um de nós fizesse alguma coisa pelos outros. Difícil porque o nosso quotidiano está organizado de tal forma que nos centramos em nós e nos que nos estão mais próximos. E é tão mais confortável ver na televisão um concerto solidário com artistas que nos provocam breves lágrimas.

...

"Coloco nas vossas mãos os anos de vida que me restam", disse Mandela em Fevereiro de 1990, no comício memorável que marcou a liberdade do prisioneiro número 466/64.

Os últimos 21 anos não tornaram a África do Sul o país perfeito, longe disso. Os números mostram enormes desigualdades e uma curta esperança de vida, discriminações que não estão na lei mas subsistem. À distância, não podemos mudar isso. Mas podemos pelo menos fazer uma das 67 coisas que a Fundação Mandela propõe: escutar a história de vida de alguém mais velho. Os nossos "mais velhos" podem ensinar-nos muita coisa. Sessenta e sete minutos são muito pouco tempo para aprender.»

3 comentários:

  1. Sessenta e sete minuto passará a ser, para mim, uma referência no meu blogar. Cada post terá essa duração minima de contrução; cada percurso de visita terá, igualmente, essa duração. Os conteúdos serão produzidos e lidos segundo o espirito do dar e receber conhecimento.

    Faço deste comentário um juramento.

    ResponderEliminar
  2. Rogério

    No seu caso, 67 minutos a contribuir para informar e dar conhecimento aos outros é já uma prática com muitos meses ou mesmo anos, e com muita frequência!

    Quando todos (sei que todos é impossível...)e cada um de nós derem minutos da melhor maneira que sabem e podem para dar aos outros, penso que isto irá melhorar muito!

    ResponderEliminar
  3. Seria importante para Todos Nós que se soubesse que a Fundação Mandela se inspirou em Portugal, para se apresentar no dia de aniversário de Nelson Mandela, dizia eu que se inspirou em Portugal no projecto da Nova Ala Pediátrica do Hospital de São João do Porto"Um Lugar pr´ó Joãozinho".

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.