quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Em dívida com a Terra e com as futuras gerações

Ontem, dia 27 de Setembro, foi o dia em que ocorreu o "Earth Overshoot Day" de 2011. O "Earth Overshoot Day" é calculado dividindo a biocapacidade do planeta pela pegada ecológica mundial, e multiplicando por 365. 

Chegar ao "Earth Overshoot Day" a 27 de Setembro significa que em menos de 9 meses (270 dias) esgotamos os recursos que deviam durar pelo menos um ano. Significa que consumimos 35% mais do que a Terra pode produzir, do que a natureza pode repor. A partir de hoje, e até ao fim do ano, estamos em saldo negativo, a consumir por conta de uma dívida para com o Planeta e com as futuras gerações.

Calcule a sua pegada ecológica aproximada aqui (através deste ficheiro) e saiba que se for superior a cerca de 2 hectares, está a contribuir para essa dívida.

7 comentários:

  1. Os vossos filhos que se cuidem pois o futuro deles vai ser de ir às lágrimas... curioso é que os progenitores nada, ou muito pouco, fazem para alterar o rumo...

    ResponderEliminar
  2. Muito importante saber estas coisas para que a consciência das pessoas acorde sobre o futuro!

    ResponderEliminar
  3. "The world is in a horrible mess ... We need to starting changing the way we live, from the clothes we buy to the food we eat. We need to change our greed and materialism. We need a critical mass to realize that we need money to live, rather than to live for money."

    ResponderEliminar
  4. Tenho tido a minha "artilharia" virada para outras batalhas. Contudo reconheço a importância da "sua luta". Por isso a acompanho.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela visita, Voz, Bruno e Rogério.
    Cada um de nós lá vai apontando a artilharia para diferentes batalhas; parece-me, no entanto, que a guerra é a mesma.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  6. Olá Manuela,
    há muito que não comento, mas tenho vindo espiar a "contra informação" em alguns blogs que sigo.
    Tenho tido problemas com a net e pouco tempo para ficar á frente de um ecrã fora do meu ambiente.
    Está difícil o optimismo.
    Parece que as bombas andam a explodir por tudo quanto é sítio...e não param.
    Perdi a esperança sobre o mundo que um dia achei possível alcançar. O mundo real é este, um mundo em que o único crescimento em que se aposta mesmo, é o da economia globalizada, em que as regras deste jogo, sáo diferentes consoante os jogadores.
    Apesar disto, continuo e continuarei a achar que tenho o dever de não me calar e de não fingir que sei o que sei, de que as minhas acções estejam de acordo com a minha consciência.

    Beijinhos

    Este blog continua a "bombar"!

    E Viva a Vida!!!! apesar de tudo.

    ResponderEliminar
  7. Ana Teresa

    Ter pouco tempo para andar por aqui talvez seja um bom sinal :)

    Não perca a esperança, por muita escuridão que nos rodeie, há sempre uma luz. Sigamos o seu caminho!

    Obrigada, e Viva a Vida :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.