segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A Doutrina do Choque - A Ascensão do Capitalismo do Desastre

O documentário que se segue é baseado no livro "A Doutrina do Choque - A Ascensão do Capitalismo do Desastre" da activista canadiana Naomi Klein, de quem ainda falamos ontem, e o texto a seguir é um extracto de uma entrevista a Naomi  obtida aqui.


"- O que é exatamente a doutrina do choque? 
- A doutrina do choque como todas as doutrinas é uma filosofia de poder. É uma filosofia sobre como conseguir seus próprios objetivos políticos e econômicos. É uma filosofia que sustenta que a melhor maneira, a melhor oportunidade para impor as idéias radicais do livre-mercado é no período subseqüente ao de um grande choque. Esse choque poder ser uma catástrofe econômica. Pode ser um desastre natural. Pode ser um ataque terrorista. Pode ser uma guerra. Mas, a idéia é que essas crises, esses desastres, esses choques abrandam a sociedades inteiras. Deslocam-nas. Desorientam as pessoas. E abre-se uma ‘janela’ e a partir dessa janela se pode introduzir o que os economistas chamam de ‘terapia do choque econômico’. "



E já agora, se quiser perceber o papel da comunicação social no meio disto, sobretudo quando se trata de guerra, veja o documentário de John Pilger (2010) "The War You Don't See" em "A guerra que você não vê"

2 comentários:

  1. Tudo isto, para mim, é arrepiante!

    Saudações minhas

    ResponderEliminar
  2. Vieira Calado

    Arrepiante é ainda um eufemismo, infelizmente!

    Obrigada e saudações

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.