sábado, 10 de dezembro de 2011

A História dos Direitos Humanos

Imagem obtida aqui
A 10 de Dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Um passo importante na história da humanidade, mas um passo apenas. Porque, 63 anos depois, os direitos humanos estão a ser continuamente violados em todas as partes do mundo. Enquanto deixarmos que a ganância deste sistema capitalista selvagem nos domine, os direitos humanos continuarão a ser sistematicamente violados.

E não nos deixemos ir em tretas, porque, como se diz no vídeo já a seguir abaixo (de Unidos pelos Direitos Humanos), "Direitos Humanos não são uma lição de história, nem palavras numa página; não são discursos, propagandas ou campanhas de relações públicas; mas são as escolhas que fazemos todos os dias como seres humanos, são as responsabilidades que todos partilhamos, respeitar uns aos outros, ajudar uns aos outros e proteger aqueles que mais precisam." E, não menos importante, não aceitar as violações dos Direitos Humanos!



E para relembrar mais uma vez os Direitos Humanos:

6 comentários:

  1. Bem lembrado dos nossos direitos, mas também temos que lembrar dos nossos deveres, devemos acordar e lutar pelos nosso direitos, sempre...
    Isso é livre arbítrio, que muitas o capitalismo tira de nós, como você disse, parabéns pela postagem...

    ResponderEliminar
  2. "Era uma vez uma linda carochinha, que encontrou cinco réis enquanto varria a cozinha.

    Com o dinheiro, foi comprar uns brincos, um colar e um anel, pôs-se à janela e perguntou?

    - Quem quer casar comigo?

    Passou um burro e respondeu:

    - Quero eu!

    - Como te chamas?

    - Chamo-me im om, im om, im om.

    - Eu não gosto de ti porque tens uma voz muito feia.

    A carochinha voltou a perguntar:

    - Quem quer casar comigo?

    Passou um cão e respondeu:

    - Quero eu!

    - Como te chamas?

    - Ão, ão, ão.

    - Eu não gosto de ti porque tens uma voz muito grossa.

    A carochinha voltou a perguntar:

    - Quem quer casar comigo?

    Passou um gato e respondeu:

    - Quero eu!

    - Como te chamas?

    - Miau, miau, miau.

    - Eu não gosto de ti porque tens uma voz muito fina.

    A carochinha voltou a perguntar:

    - Quem quer casar comigo?

    Passou um rato e respondeu:

    - Quero eu!

    - Como te chamas?

    - Chamo-me João Ratão.

    - Tu sim, tens uma voz bonita, quero casar contigo.

    A carochinha e o João Ratão casaram e foram muito felizes.

    Porém, certo dia, a carochinha disse ao João Ratão que estava na hora de ir à missa.

    O João Ratão, que era muito guloso, disse que não podia ir porque estava doente.

    A carochinha, que fazia a refeição, disse-lhe então que não mexesse no caldeirão.

    Depois da carochinha sair, logo o João Ratão foi espreitar o caldeirão.

    Espreitou, espreitou e trum, deu um grande trambolhão e caiu no caldeirão.

    Quando a carochinha chegou, procurou, procurou o João Ratão mas não o encontrou.

    Muito aflita, a carochinha entrou na cozinha, viu o João Ratão caído no caldeirão e disse:

    Ai o meu João Ratão, que caiu no caldeirão! Ai o meu João Ratão, que caiu no caldeirão!"

    ResponderEliminar
  3. Vou chegar com atraso à comemoração. Tinha que a integrar numa minha homilia...é também esse o sentido desse dia...

    ResponderEliminar
  4. Um tema sempre na ordem do dia.
    Hoje mais do que nunca!

    ResponderEliminar
  5. Um óptimo video para todos. Não podemos é esquecer a última parte, pricipalmente.

    "Aqueles que lutam hoje contra a tortura, a pobreza, e discriminação, não são gigantes ou super heróis, são pessoas, crianças, mães, pais, professores, indivíduos de pensamento livre (e acção, digo eu), que se recusam a ficar calados, que compreendem que os direitos humanos não deverão ser apenas uma lição de história, ou propaganda.

    São as escolhas que fazemos diariamente como seres humanos.
    São as responsabilidades que todos temos que compartilhar, respeitar e ajudar uns aos outros e proteger todos aqueles que precisem.

    Aonde afinal começam os direitos humanos?"

    beijinhos, Manuela!

    ResponderEliminar
  6. Já que é para falar de direitos humanos

    Ó PESSOAL... MANDEM JÁ A "AJUDA HUMANITÁRIA" IGUAL À QUE DEMOS À LÍBIA PARA A ARÁBIA SAUDITA...

    Arábia Saudita?!?! Pera lá... este não é aquele país do petróleo? Ei pois é...

    Esqueçam o Pedido... não nos devemos imiscuir na Política e Religião de países soberanos...

    P.T.: Bruxas... Cuidado que eles andam por aí!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.