quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

“Será que a ASAE deixa?”

“Será que a ASAE deixa?”

Como apoiar a produção local e o comércio de proximidade?



 “Como apoiar a produção local e o comércio de proximidade?” é o tema de uma sessão de esclarecimento que decorrerá no próximo dia 17 de Dezembro, entre as 15:00 e as 17:00 horas, no auditório da Junta de Freguesia de Castelões de Cepeda (Academia de Música de Paredes).

A iniciativa, promovida pela "Paredes em Transição – Associação para o Desenvolvimento Sustentável de Paredes" com o apoio da Junta de Freguesia de Castelões de Cepeda e da Associação Empresarial de Paredes, conta com a participação da ASAE e das Finanças.

O desconhecimento das leis e dos regulamentos, e dos métodos de actuação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, bem como as exigências fiscais, acabam, muitas vezes, por funcionar como um obstáculo ao desenvolvimento da economia local.

Esta sessão de esclarecimento procurará dar resposta a questões que se colocam aos "pequenos" produtores locais e a todos aqueles que lidam com produtos alimentares, querendo, também, contribuir para o desenvolvimento de uma economia local forte e resiliente.

Nesta sessão de esclarecimento poderá encontrar resposta a questões como:
  • “Poderei obter alguma receita adicional com a produção do meu quintal?”;
  • “Poderei valorizar a minha produção frutícola através de métodos de transformação tradicionais?”;
  • “Poderei obter alguma receita suplementar com a criação dos meus animais?”
  • “Como gerente de restaurante, poderei comprar produtos directamente ao produtor local, ou usar produtos do meu próprio quintal?»
Fonte: e-mail enviado por Paredes em Transição (press release)

5 comentários:

  1. Muito boa ideia!
    Porque toda a gente começa a pensar em vender as suas coisinhas em feiras e depois chegam lá e descobrem que não podem vender as compotas, os bolos e demais alimentos preparados porque a ASAE não deixa!
    Tenho pena de não poder ir assistir, mas fico à espera de um resumo! ;-P

    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  2. Olá...

    Afinal de contas não somos tão diferentes dos EUA... Temos que proteger o CAPITALISMO custe o que custar... Onde já se viu andar a vender comida sem pagar as devidas taxas, licenças, impostos e tudo o mais. Assim é que não há Transição que aguente!

    ResponderEliminar
  3. Chegou o tempo das trocas e da economia paralela.
    Não nos deixam trabalhar em paz.
    Há que resistir e usar a imaginação para viver alegremente com estas tretas todas.
    Acaso a grande maioria dos produtos que vendem nos supermercados é benéfica para a saúde???
    Ou vamos continuar a dar nosso dinheiro para o esbanjarem e fazerem os maus negócios de sempre???
    De mim já levam muito pouco, o menos possível...

    ResponderEliminar
  4. Eu deixei aqui um comentário, ou antes uma sugestão, mas pelos vistos foi apagado :(
    Ora então sugeria que fizessem um resumo do encontro para pelos menos aqueles que não podem comparecer, como eu, fiquem a saber mais algumas coisas. Talvez ver a resposta a essas perguntas do vosso flyer.
    FF

    ResponderEliminar
  5. Olá FF

    Acho que não deixou aqui nenhum comentário, mas num post idêntico no blogue Famalicão por um Mundo Melhor, e já lá está a resposta, que transcrevo:

    "Eu ainda não tenho a certeza de poder ir, mas há pelo menos 3 pessoas aqui de Famalicão que vão à sessão. Espero que seja possível responderem aqui às questões. De qualquer modo, esta palestra está a ser organizada pela Associação Paredes em Transição, que já nos habituaram a divulgar no seu blogue Paredes em Transição o resultado das actividades que promovem.
    Agradeço também ter-se juntado ao Grupo de Famalicão na Rede Transição e Permacultura Portugal."


    Bom fim de semana

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.