domingo, 18 de março de 2012

"Comboios com pouca terra"

Imagem obtida em:
http://acampamentoactua.wordpress.com/   
Mais abaixo, o programa do Biosfera de 08/02/2012 sobre o que está a acontecer aos comboios em Portugal. A seguir, um texto de Pedro Jorge Pereira, enviado pelo próprio, por e-mail:

«Numa altura em que decorre o AcTua, uma acampamento repleto de actividades pela salvaguarda do valiosíssimo património natural e cultural do Tua, seriamente ameaçado de destruição pela barragem que a EDP se encontra já a construir, parece-me extremamente oportuno lançar esta reflexão sobre a situação dos transportes em Portugal nomeadamente sobre a forma como o "caminho-de-ferro" tem vindo a ser sistematicamente destruído pelos sucessivos governos e entidades coniventes afins.

É um crime inqualificável e revelador de uma total ausência de visão estratégica, explicada talvez por uma política de favorecimento tácito dos lobbies rodoviários e das grandes construtoras (a quem têm sido atribuídos contractos milionários para construção de auto-estradas, e somos já um dos países do mundo com maior extensão de auto-estradas por habitante!).

Por isso mesmo, e por uma cidadania activa, lanço aqui esta reflexão, pois o silêncio que "reina" nos media sobre esta assunto, e a quase total de debate público sobre o mesmo, são alguns dos principais motivos que explicam a situação ter chegado a este estado de gravidade e ostracismo do transporte ferroviário em Portugal.» 

2 comentários:

  1. Muita polícia em Foz Tua para proteger o colonato da EDP

    Durante toda a semana.
    Para proteger as obras da barragem de Foz Tua de 100 campistas/manifestantes, o Estado português enviou, por obséquio, pelo menos 34 agentes da autoridade. Ontem juntaram-se dois cães…
    Há assim tanto a esconder? http://aventar.eu/2012/03/18/muita-policia-em-foz-tua-para-proteger-o-colonato-da-edp/

    Isto, já parecem os israelitas a destruir casas palestinianas para aumentarem os seu colunatos e continuam a todo o gás! ou seja, não vai a bem, vai a mal... é a lei do mais forte, da selva. É a lei das corporações e do neoliberalismo selvagem.

    ResponderEliminar
  2. Comentário para http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.com/2012/03/comboios-com-pouca-terra.html

    Olá... Já lá fui ao blogue deles fazer umas perguntas que me inquietavam o espírito... Agora estou mais sossegado pois sei que a finalização da construção desta e de outras barragens é um facto consumado, a não ser que o custo dispare astronomicamente!
    Continuamos a fazer todos os esforços para seguirmos religiosamente as regras viciadas de um sistema corrupto... Enquanto assim for... nunca conseguiremos alterar nada de nada...

    Mas ei... não se apoquentem com este meu comentário... Afinal de contas sou Louco e Pessimista!

    Pode ser que uns papéis consigam parar as máquinas! Nunca se sabe...

    Beijos e Abraços
    voz a 0 db

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.