quinta-feira, 29 de março de 2012

Transgénicos Bt

Os transgénicos Bt são plantas geneticamente modificadas com a proteína inseticida da bactéria do solo Bacillus thuringiensis.  Esse é o princípio; mas pelo meio, há muito mais; quanto ao fim, já sabemos que é maximizar o lucro da Monsanto e outras corporações da indústria agroquímica. 

No vídeo abaixo, narrado por Vandana Shiva, é explicado como são fabricados os OGM Bt e os "estudos" que dizem que são "seguros"! 



Os insectos e lagartas morrem quando ingerem partes da planta. E depois, admiram-se de as abelhas desaparecerem... admiram-se de tantas doenças...

4 comentários:

  1. Confesso que não entendo a língua inglesa, mas vi o vídeo e percebi muito bem o que as imagens descrevem!
    Pela minha parte, e na medida do possível - já que eu sou apenas um horticultor "com mestrado de paixão" prática -, todos os truques e "segredos" que as multinacionais derivados ao tema "horticultura" tentam esconder/ludibriar, eu se os descortinar "espalho logo a palavra" com imagens no meu blog.
    Comigo os segredos não têm futuro!
    Este tema (transgénicos) veio dar luz ao meu espírito, pois a causa do desaparecimento das abelhas está-me mesmo a causar uma certa aflição e angustia.
    Saudações,
    António

    ResponderEliminar
  2. Olá António,

    Parece que o desaparecimento das abelhas é atribuído a múltiplos efeitos, mas com certeza que os pesticidas e este tipo de transgénicos têm as maiores responsabilidades!

    Cada vez mais me cresce uma dúvida, não sei qual é maior a estupidez humana ou a ganância! E os transgénicos estão impregnados das duas!

    Parabéns pelo seu blogue Paixão pela Horta, excelente!

    Um abraço e obrigada pela visita.

    ResponderEliminar
  3. Olá Manuela, viva!

    Agradeço a visita e comentário no meu blog.
    Super interessante e útil é o seu blog - fazendo artigos de consciencialização humana!
    Se houvesse uma eleição para um blog, eu escolhia o seu (sem modéstia nem hipocrisia), pois você vai directa ao âmago da consciência. Muitos parabéns, e votos de coragem e perseverança pelo seu combate!!!

    O meu blog trata apenas da paixão hortícola de um simples amante.

    Pois, nunca tinha colocado essa questão, e neste momento também estou com dúvidas. Tinha-me já mentalizado que a estupidez é sem limites, mas colocando as duas opções em "confronto", sinceramente não sei por onde lhe pegar...

    Espero que o artigo sobre capar melões possa ajuda-la! Em todo o caso, e se tiver dúvidas, já sabe onde me encontrar, pois eu terei muito gosto em responder.

    Ah, peço desculpa por só recentemente ter seguido este blog!
    Primeiro não o conhecia. Depois aquando da sua primeira aderência ao "Paixão pela Horta", eu não conseguia encontrar um site/blog da autora (você), e só quando aderiu com o link deste blog então é que consegui.

    Um abraço e bom fim-de-semana,
    António

    ResponderEliminar
  4. Olá António

    Muito obrigada pelas palavras de incentivo, sem dúvida que trazem ânimo :)

    Quanto aos melões, e com a ajuda do "Paixão pela Horta", saiba que vou tentar arranjar uns pés de casca de carvalho na próxima semana.

    Abraço e bom domingo

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.