terça-feira, 22 de maio de 2012

Biodiversidade marinha em sério risco


 Dia 22 de Maio é o Dia Internacional da Biodiversidade, e este ano, dedicado à Biodiversidade Marinha.


A vida e a biodiversidade marinhas são de uma riqueza e beleza espantosas, mas as atividades humanas tem vindo a colocar em sério risco todo este sensível ecossistema. O equilíbrio está a perder-se, ameaçado pela pesca predatória e excessiva, pelas técnicas de pesca destrutivas, pela poluição (pelos químicos da indústria e da agricultura, pelos acidentes na extração e transporte de petróleo, pelo lixo plástico que acumula em ilhas de tamanho de continentes, pela deposição de lixo tóxico), pelas alterações climáticas ( aumento de temperatura do oceano e acidificação devida ao aumento do teor de dióxido de carbono).

O vídeo a seguir, "O Fundo da Linha", já aqui foi colocado em 2009, sobre a pesca de arrasto, mas parece-me oportuno voltar a recordá-lo. Mais abaixo, um curto vídeo que explica sumariamente o efeito da acidificação (diminuição do pH pela dissolução do CO2) da água do mar na vida marinha: 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.