terça-feira, 1 de maio de 2012

E.F. Schumacher: "Small is beautiful"

Ernst Friedrich Schumacher (16/08/1911 - 04/09/1977) foi um economista e pensador inspirado em Gandhi, e conhecido pela sua crítica às economias ocidentais e pelas propostas de tecnologias em escala humana, descentralizadas e apropriadas. É o autor do livro "Small Is Beautiful: a study of economics as if people mattered" (1973), que segundo o "The Times Literary Supplement" é um dos 100 livros mais influentes publicados desde a Segunda Guerra Mundial.  Nasceu na Alemanha, mas mudou-se para o Reino Unido antes da 2ª Guerra Mundial, pois recusava-se a viver sob o nazismo.

A sua biografia pode ser lida em português no site Quintus, de onde foi extraído o seguinte trecho:
"Schumacher alertou as pessoas para que fossem constantemente observadores e questionadoras sobre aquilo que as rodeava, sem olharam apenas para a Tecnologia e para a Economia. Alertou-nos para a necessidade de observar com a maior honestidade a fundação e escala e a civilidade das nossas vidas, a nossa vitalidade, integridade, e riqueza espiritual."

No vídeo abaixo, gravado em Março de 1977, Schumacher responde a questões de uma plateia sobre escala na economia e na tecnologia (tecnologia intermédia ou tecnologia apropriada).

Um visionário da transição que agora não podemos deixar de fazer, talvez de modo mais drástico do que se ele tivesse sido realmente ouvido nos anos 70. É que não há outro caminho, a não ser o colapso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.