domingo, 23 de setembro de 2012

Sementes Livres: Encontro Troca de Sementes no Porto

Ocorreu ontem, dia 22 de Setembro de 2012, o Encontro Troca de Sementes, no Parque da Cidade do Porto, organizado pela Atimati Mutki Ma, cujas palavras transcrevo:

"Setembro é tempo de colheitas e de recolha de sementes. Com a imposição cada vez mais forte de sementes híbridas, torna-se imperioso guardarmos e trocarmos sementes tradicionais. Este encontro servirá para darmos ou trocarmos sementes tradicionais e dar e trocar conhecimentos e histórias das nossas hortas. Todos são bem-vindos."

Foi uma excelente tarde, onde trocamos sementes e plantas, convivemos, conhecemos pessoas, e sobretudo, contribuímos para a liberdade e preservação das sementes. Da minha parte, agradeço a todos os que participaram, e sobretudo à Atimati que organizou o encontro. Obrigada!

A seguir algumas fotos do evento ao final da tarde, onde se encontram uma parte das pessoas que participaram, já que houve pessoas que lá estiveram de manhã ou ao princípio da tarde e nesta altura já se tinham ido embora.




A anfitriã, Atimati 


Foto de Manuel Tanque 
Foto de Manuel Tanque

Citando mais uma vez Atimati:

"Fizemos um pouco de História positiva e contribuímos para a libertação, não só das sementes mas das pessoas e do mundo.   A Monsanto que se prepare: nós estamos aqui!!"


Embora tendo acontecido mais cedo, o evento faz parte da Quinzena das Sementes Livres (Seed Freedom Fortnight), que ocorre de 2 a 16 de Outubro de 2012. Esta campanha foi lançada pela Dra. Vandana Shiva (veja o vídeo abaixo) e pelo Movimento Seed Freedom.



Assine aqui a Declaração das Sementes Livres  redigida pela Dra. Vandana Shiva.

4 comentários:

  1. Manuela
    Vai ser necessária muita força para tombar o gigante...Mas não é impossível pois David também tombou Golias...
    Abraço,

    ResponderEliminar
  2. Olá M Tank

    Não vai ser fácil, não. Mas vamos dar luta :) Obrigada pelas fotos ;)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. No ano passado acabei por perder o encontro que se realizou aqui em Lisboa, este ano vai fazer-se de novo??
    Tinha muito gosto em saber, obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Horticasa

      Se eu souber atempadamente de algum desses encontros de troca de sementes em Lisboa, avisarei. Mas nem sempre apanho a informação.

      Entretanto, se usa o facebook, adira ao grupo Troca de Sementes, onde se vai falando e divulgando esses encontros.
      No próximo fim de semana, no âmbito do Encontro Verde haverá Troca de Sementes em Tábua (Permalógica, Quinta Cabeça do Mato, Tábua, Coimbra)

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.