quarta-feira, 10 de abril de 2013

Monsanto vs Mãe Terra - petição Avaaz

Imagem de Fiestoforo
 Petição Avaaz 


Aos governos da Alemanha, França, Holanda e todos os países signatários da Convenção Europeia de Patentes:

«Enquanto cidadãos preocupados, instamos aos senhores que assumam a liderança para consertar a lei de patentes europeia clamando ao Conselho Administrativo da Organização Europeia de Patentes que preencham os buracos de legislação que permitem às grandes empresas privadas patentearem as variedades de plantas e os métodos tradicionais de produção de alimentos. Proteções e proibições claras e efetivas são necessárias para proteger os consumidores, produtores agrícolas e criadores do controle das corporações sobre nossa cadeia de produção alimentar.»

Assine aqui

«É inacreditável, mas a Monsanto e outras empresas deram as caras novamente. Essas empresas de biotecnologia sedentas por lucro acharam uma maneira de ter 'propriedade' exclusiva sobre algo que pertence a todos nós: nossa comida! Eles estão tentando adquirir patentes sobre os vegetais e frutas mais usados em nosso dia-a-dia, como pepinos, brócolis e melões, forçando os produtores a indenizá-los para produzir esses alimentos e podendo processar tais produtores caso eles não os indenizem.

Mas podemos impedí-los de comprar a nossa Mãe Terra. Empresas como Monsanto descobriram falhas na legislação Europeia para se dar bem, portanto precisamos fechar esses buracos antes que eles criem um perigoso precedente global sobre as patentes. Para isso, precisamos que países como Alemanha, França e Holanda -- onde a oposição está ganhando corpo -- peçam uma votação para acabar com os planos da Monsanto. A comunidade da Avaaz já mudou o curso de decisões de governos antes, e podemos fazer isto novamente.

Muitos fazendeiros e políticos já são contra -- só precisamos agora adicionar um pouco do poder popular para colocar pressão nestes países e manter as mãos da Monsanto longe da nossa comida. Quando chegarmos a 1 milhão de assinaturas, a Avaaz pressionará os políticos a pedirem uma votação, e entregaremos nossa mensagem em uma impactante ação presencial na frente de toda a mídia. Assine agora e compartilhe com todos para assim criarmos o maior protesto em defesa dos alimentos que já existiu.»

Fonte: AVAAZ

5 comentários:

  1. Obrigada, Francisco Clamote! Um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. já assinei no outro dia e esperando que não te importes, pois como já disseste um dia, é por uma boa causa, deixo aqui uma petição:

    http://www.thepetitionsite.com/431/136/094/fim-da-incinerao-de-bezerros-nos-aores/#

    Ilha de São Miguel - Açores - vejam tb o link com a explicação do secretário que chama a morte e incineração de milhares de animais de "medida económica"

    Os milhares de filhos desta indústria (os bezerros, entre 800 a 1000 por semana só no matadouro de Ponta Delgada, São Miguel, Açores, são excedentes a serem completamente incinerados e pagos á cabeça ao lavrador 75 euros para isso mesmo e para a carne não baixar de preço. Esta "medida" económica está "patente" (em vigor ) na indústria do leite (penso que a nível europeu tb) e podem comprovar aqui http://ww1.rtp.pt/acores/index.php?article=7048&visual=3&layout=10&tm=5 e na Estação Agrária de Ponta Delgada. A notícia tem cerca de 2 anos, mas tudo isto continua actualmente, tenho conhecimento, mas ninguém fala muito, claro. Tb tenho conhecimento de que a maneira como matam estes vitelos, é a pior, por serem muitos e não haver pessoal para o fazer dentro da lei.

    Apesar de se pensar que estas vacas, são vacas felizes por viverem (a maioria) ao ar livre, não é bem assim. Nunca têm a hipótese de se abrigarem de chuva e enormes ventos que se fazem sentir pelas ilhas. A maioria das vacas sofre mastites, o que para além de ser dolorosíssimo, são tratadas com antibióticos e outros medicamentos, resultado de tanta produção de leite. São inseminadas continuamente (como as mulheres e todos os mamíferos, não têm leite se não tiverem filhos) e mesmo grávidas são ordenhadas. Dão -lhes um descanso de 3 meses, mas porque assim garantem a produção.

    Ora, mesmo nos Açores, que as pessoas acham que é tudo bom, elas comem pastos cheios de químicos sintéticos, rações com OGMs e ainda por cima, a grande maioria leva com antibióticos.

    Bom, esta é a prática no mundo "des-envolvido", a dos subsídios e bezerros mortos e incinerados, os químicos sintéticos, as rações, e com o seu esgotamento ao fim de muito poucos anos, vão para abate. E esta é a carne essencialmente que se come por cá.

    O total desequilíbrio está à vista...

    Uma ma-ra-vi-lha...estes produtos de qualidade...

    beijinhos e partilha muito para que muita gente pelo menos saiba os excessos desta indústria que parece tão inocente.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.