quarta-feira, 22 de maio de 2013

Marcha contra a Monsanto - 25 de Maio, pelo mundo fora!

«Em 25 de maio, ativistas de todo o mundo vão-se unir na Marcha contra a Monsanto.

Por que marchamos?
  • Os estudos têm mostrado que os alimentos geneticamente modificados da Monsanto podem levar a condições graves de saúde, como o desenvolvimento de tumores cancerígenos, infertilidade e defeitos congénitos.
  • Nos Estados Unidos, a FDA, a agência encarregada de garantir a segurança alimentar para a população, é dirigida por ex-executivos da Monsanto, e nós achamos que é um questionável conflito de interesses que explica a falta de investigação conduzida pelo governo sobre os efeitos de longo prazo dos produtos GM (geneticamente modificados).
  • Recentemente, o Congresso dos EUA e o presidente aprovaram a chamada "Lei de Proteção Monsanto" (Monsanto Protection Act), que, entre outras coisas, impede os tribunais de travar a venda de sementes geneticamente modificadas da Monsanto.
  • Por tempo demais, a Monsanto tem beneficiado dos subsídios corporativos e favoritismo político. Os agricultores biológicos e pequenos agricultores sofrem perdas enquanto a Monsanto continua a forjar o seu monopólio sobre a oferta alimentar mundial, incluindo os direitos exclusivos sobre patentes de sementes e composição genética.
  • As sementes transgénicas da Monsanto são prejudiciais ao meio ambiente; por exemplo, cientistas indicaram que têm contribuído para o “Colony Collapse Disorde” entre a população mundial de abelhas do mundo ((desaparecimento das abelhas).

Quais são as soluções que defendemos?
  • Votar com a moeda, comprando produtos biológicos e boicotando as empresas propriedade da Monsanto que usam transgénicos em seus produtos.
  • A rotulagem de transgénicos para que os consumidores possa facilmente tomar essas decisões informadas.
  • A revogação das disposições relevantes da "Lei de Proteção Monsanto"
  • Apelar para a pesquisa científica sobre os efeitos na saúde dos OGM.
  • Responsabilizar os executivos da Monsanto e políticos que apoiam a Monsanto, através da comunicação direta, do jornalismo de bases, meios de comunicação social, etc.
  • Continuar a informar o público sobre os segredos de Monsanto.
  • Ir para as ruas para mostrar ao mundo e à Monsanto que não vamos aceitar essas injustiças pacificamente.

Nós não queremos o clientelismo. Nós não queremos o veneno. É por isso que vamos na Marcha Contra a Monsanto.»



Veja neste site os locais onde estão organizadas as marchas pelo mundo fora no próximo sábado; ou neste calendáriohttp://bit.ly/16W7tAO

Em Portugal e no Brasil estão agendadas:

Portugal
Brasil
Para saber mais sobre a Monsanto, pode começar por aqui. A ética é algo que esta empresa desconhece de todo. Precisa urgentemente de ser travada na sua ambição de controlar todos os alimentos do mundo!


6 comentários:

  1. Olá Manuela!

    Pois por cá tb vamos fazer alguma coisa.

    E já agora:

    Aproveitando a altura em que se preparam "marchas" pelo mundo todo sobre este grave problema das culturas transgénicas e estas empresas cada vez mais poderosas que detêm as suas patentes, gostaria de vos lembrar que nem os Açores são "zona livre de transgénicos" uma vez que as leis aprovadas contemplam campos experimentais o que faz com que este tipo "resposta" ao problema de origem, seja do género "dar uma no cravo, outra na ferradura".

    E sendo assim, nunca é demais, dar-se a conhecer o que são e os problemas que daí advêm às pessoas que nos rodeiam.

    Qualquer dia é dia de fazermos um pouco para que isso aconteça, basta ter alguma vontade. Daí, sugiro que quem esteja "nesta", imprima algumas folhas do flyer que está abaixo, ou outra informação que ache mais adequada e a ofereça a alguém (a muitos :)).

    Este flyer foi uma compilação que fiz e é bastante abrangente sobre o assunto, apesar de ter-me dado algum trabalho resumi-la para caber num A5. A linguagem também é simples para que abranja um maior número de pessoas.
    Como podem calcular, este tema é complexo e "tem pano para mangas", assim escolhi o que seria mais importante saber-se. O resto é com cada um.

    Espero que se animem em seguir a minha sugestão.

    Abraço

    O texto do flyer no próximo comentário:





    ResponderEliminar
  2. (embora saiba que o título não é totalmente correto, pois temos organismos geneticamente modificados que não são transgénicos. Este flyer refere-se apenas às plantas, sementes e às empresas que detêm as suas patentes)

    Organismos Geneticamente Modificados, OGM ou transgénicos, o que são?

    - São seres vivos, plantas, animais e microorganismos aos quais foram inseridos em laboratório e de maneira aleatória (não conseguem controlar onde os inserem), genes de outras espécies.

    - Na natureza jamais ocorreriam estas modificações, por exemplo: soja e milho com genes de bactérias, tomates com genes de peixes, alfaces com genes de ratos, etc…

    - Os OGM são ambientalmente perigosos, dado que as suas sementes têm contaminado as demais espécies tradicionais de modo incontrolável, apesar das margens de segurança que se impõem entre culturas. Detecta-se pólen a 2 000 m de altitude.

    - Está provado que ao fim de alguns anos, os OGM provocam problemas de resistência a pragas, sejam plantas ou insectos. Outros, são aniquilados, tais como as abelhas, responsáveis por 80% da polinização. Os EUA têm vastos exemplos disto.

    - Existem grandes indícios de efeitos negativos a longo prazo na saúde humana e animal, apesar destes estudos independentes não terem reconhecimento absoluto, devido ao enorme poder destas empresas. Os estudos que demonstram não haver efeitos negativos, são feitos pelas próprias empresas interessadas em vender.

    - As poucas empresas, 6, que possuem milhares de patentes de OGM e as comercializam, têm vindo a comprar todas as outras empresas de sementes tradicionais. (Todas as sementes produzidas nestas culturas, são propriedade destas empresas)

    - A maior delas é a Monsanto, que possui 90% do mercado (11 mil patentes), cujo historial de corrupção é vastíssimo. As outras são a Bayer, Syngenta, Dow, Basf e DuPont.

    - Milhares de agricultores,tiveram os seus campos contaminados e foram obrigados a destruir as suas culturas e a indemnizar estas empresas, cujo objectivo é dominar o mercado mundial de sementes. Dar dinheiro a estas empresas, é deixá-las dominarem a nossa alimentação. Quem controla a alimentação, controla o mundo.

    - As sementes tradicionais são a nossa herança genética e possuem um valor intrínseco incalculável. A humanidade tem-nas usado livremente há mais de 10 000 anos, mas esta liberdade está em risco…e tem-se vindo a perder milhares de espécies.

    - Existe um enorme movimento de investigadores e populações contra estes organismos, mas os governos não têm conseguido aguentar as pressões de tão poderosas empresas.

    - Curiosamente a Monsanto começou por vender os herbicidas Roundoup e Agente Laranja (este já proibido por ser extremamente tóxico, apesar de na década de 60 terem pulverizado milhares de pessoas com ele, causando imensas doenças), só mais tarde é que começou a vender as sementes das plantas desenvolvidas para sobreviverem ao Roundup.

    - Não é uma questão de se estar contra a ciência, mas sim, contra os lucros exorbitantes sem qualquer ética e a perda da nossa auto-sustentabilidade alimentar.

    - Com uma nova lei que pretendem aprovar, corre-se o perigo de que as práticas tradicionais dos agricultores se tornem ilegais e estas empresas, dentro da lei.

    Procure na NET mais informação em http://www.stopogm.net

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ana Teresa.

      Publiquei esse seu texto no post de hoje.

      Boa Marcha :) Eu marcho no Porto.

      Eliminar
  3. Manuela,

    Não sendo a muito a favor de tais iniciativas que considero pouco úteis, têm todo o meu apoio.

    Defendemos os mesmo objectivos com "armas" diferentes.

    Gostei particularmente das soluções propostas, muitas são as que preconizo, e têm a vantagem de propor soluções.

    Um forte abraço deste teu amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos simples formigas trabalhadoras em nome de um objectivo desconhecido para nós mas fazendo parte de plano mais vasto: o de sustentar os que se aproveitam desse trabalho.

      Algumas formigas caminham em sentido contrário, mas rapidamente são recolocadas no sentido da marcha geral. As que resistem são eliminadas.

      Ainda bem que existem pessoas como tu que recusam caminhar inconscientes no sentido da marcha.

      Isso faz que outras formigas o façam. A transformação começa aqui.

      Eliminar
    2. Olá Octopus

      Precisamos de demonstrar à Monsanto, congéneres e políticos do compadrio que não aceitamos esse jogo sujo. Estas marchas e manifestações não lhes podem passar ao largo. Pelo menos... Se terá resultado, veremos depois, mas a luta continua!

      Muito obrigada pelo seu apoio, e um abraço :)

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.