terça-feira, 13 de agosto de 2013

Permacultura - Viver sustentavelmente (1)

Permacultura -  viver sustentavelmente...  projetando ecossistemas que imitam a natureza

Bealtaine Cottage (Irlanda) - O terreno 9 anos antes, e depois da permacultura (http://bealtainecottage.com/)
O texto que se segue é a tradução (livre) da primeira parte um folheto sobre permacultura de Sandy Cruz and Jerome Osentowski, cujo original pode ser obtido na página de CRMPI.org . Espero em breve poder publicar a tradução da parte do folheto relativo aos princípios de design. A imagem acima é uma fotomontagem feita com imagens de Bealtaine Cottage, na Irlanda, que exemplifica a transformação ocorrida em 9 anos com a aplicação prática da permacultura.



Permacultura, uma combinação das palavras permanente e agricultura, oferece uma abordagem única para a prática de agricultura, pecuária, jardinagem e modo de viver sustentáveis.
A Permacultura mostra como observar a dinâmica dos ecossistemas naturais. Podemos aplicar este conhecimento na concepção de ecossistemas construídos que atendem às necessidades das populações humanas sem degradar o nosso ambiente natural. Sítios de permacultura integram plantas, animais, paisagens, estruturas e os seres humanos em sistemas simbióticos onde os produtos de um elemento servem as necessidades de outros.

Uma vez estabelecido, um sistema de permacultura pode ser mantido usando um mínimo de materiais, energia e trabalho. Através da reciclagem de "desperdícios" de recursos de volta para o sistema, também minimiza a poluição. Serve necessidades humanas de forma eficiente mediante a incorporação de espécies úteis e de alto rendimento. Um sistema de permacultura é projetado para ser diversificado, de modo que se um elemento falhar, o sistema tem estabilidade e resiliência suficiente para prosperar. Isto dá um maior potencial do que um sistema convencional para a estabilidade económica a longo prazo.

A permacultura foi desenvolvida na Austrália no final dos anos 1970 por Bill Mollison e David Holmgren. Desde então, tem crescido e transformou-se num movimento popular internacional. A permacultura é uma mistura única de práticas tradicionais e conhecimento científico, de sabedoria intemporal e ideias inovadoras, de estratégias testadas ao longo dos tempos e de informações úteis provenientes de todo o mundo. Locais de demonstração da permacultura abrangem todo o globo.

Sistemas de Permacultura foram estabelecidos em todas as escalas, desde grandes quintas a apartamentos, de fazendas a subúrbios, em cidades, jardins, escolas e comunidades. Eles estão a ser bem sucedidos em vários climas, incluindo nos trópicos, desertos, montanhas e costas.


 Ilustraçãode Carol Jenkins, otida em CRMPI


A agricultura norte-americana está numa encruzilhada. Temos conseguido notável produtividade, mas não abordamos algumas das consequências das nossas práticas agrícolas correntes. Os custos da erosão do solo, da poluição da água, da incerteza económica e do desaparecimento da agricultura familiar, ainda tem de ser completamente avaliados. Há uma consciência crescente de que temos de mudar profundamente o pensamento e as práticas. Em vez de explorar os recursos naturais até que eles se esgotem, temos de aprender a compreender a natureza, a partilhar a sua abundância, e ajudar a orientar o processo. Muitas pessoas estão a perceber que, além de considerar ganhos de curto prazo, a agricultura americana deve-se concentrar em reinvestir no futuro.

A pedra angular da filosofia de permacultura é transformar problemas em oportunidades e "resíduos" aparentes em recursos. O escoamento de estrumes estagnados, por exemplo, pode ser uma fonte de poluição da água subterrânea. A pecuária pode evitar essa contaminação e aumentar suas receitas por meio da compostagem do estrume, criando vermes neles, e vendendo ambos os vermes e o composto acabado.

Este folheto mostra como aplicar os princípios básicos da permacultura e como estratégias específicas podem ser um benefício na agricultura, pecuária, jardinagem e modo de viver de forma sustentável. »

Nota (18/9/2013): continua aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.