quarta-feira, 27 de novembro de 2013

"A lei do eucaplito livre"

Imagem obtida aqui
Sobre a eucaliptização de Portugal já aqui falamos há mais de um ano, quando a lei que agora liberaliza o eucalipto era apenas uma proposta. De lá para cá, a proposta teve uma ligeira operação de cosmética, tendo resultado no Decreto-lei 96/2013, publicado em 19 de julho e que "Estabelece o regime jurídico a que estão sujeitas, no território continental, as ações de arborização e rearborização com recurso a espécies florestais".

Já há uns tempos que pretendia voltar ao assunto, mas a publicação de hoje, de João Camargo, na Visão, não me deixa adiar mais. Por isso, recomendo vivamente a sua leitura (link no título abaixo), não podendo deixar de trazer para aqui alguns parágrafos do brilhante texto intitulado

 O nome das coisas: o Decreto-Lei nº 96/2013 é a "Lei do Eucalipto Livre"
por João Camargo, em Visão Verde, 27/11/2013 (extrato):

«... Mas a "Lei do Eucalipto Livre" tem exclusivamente que ver com eucaliptos e com a liberalização da sua plantação. Senão vejamos: esta lei simplifica plantações de eucaliptos, mas complica a plantação de espécies florestais autóctones como o sobreiro, o castanheiro, o carvalho ou a azinheira, que passa a ter que ser comunicada. Que simplificação da burocracia é esta, quando passa a ter que ser comunicada, por exemplo, a plantação de sobreiros no meio do montado alentejano ou de carvalhos no Douro?
...
Se esta lei for revogada, não será a garantia de que no futuro tudo correrá melhor. Se esta lei não for revogada, temos a garantia de que no futuro, na nossa floresta e no nosso território as coisas correrão bastante pior.
 ...
Revogar é a única palavra que temos de associar a este decreto-lei.»

Ler  o texto completo em: http://visao.sapo.pt/o-nome-das-coisas-o-decreto-lei-n-962013-e-a-lei-do-eucalipto-livre=f759210#ixzz2lslNh4bm

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.