sábado, 7 de dezembro de 2013

"Tudo parece impossível até que seja feito"


"Tudo parece impossível até que seja feito."
Nelson Mandela

O pequeno vídeo que se segue foi realizado em junho 2013 com a ajuda de ativistas de todo o mundo, durante a convergência "Global Power Shift" organizada pelo movimento 350.org,  inspirado na coragem, determinação e generosidade de Nelson Mandela.



Imagem obtida aqui
Também em homenagem a Nelson Mandela, recomendo a leitura do artigo de Leonardo Boff intitulado "O significado de Mandela para o futuro ameaçado da humanidade", de 7/12/2013. Desse texto, fica aqui um pequeno extrato, que refere a um sentimento ou estado de alma chamado "ubuntu", uma palavra africana estranha para nós, cujo significado precisa urgentemente de deixar de ser estranho.

«Nelson Mandela, com sua morte, mergulhou no inconsciente coletivo da humanidade para nunca mais sair de lá porque se transformou num arquétipo universal, do injustiçado que não guardou rancor, que soube perdoar, reconciliar pólos antagônicos e nos transmitir uma inarredável esperança de que o ser humano ainda pode ter jeito.
...
Imagem obtida aqui
Uma solução dessas, seguramente originalíssima, pressupõe um conceio alheio à nossa cultura individualista: o ubuntu que quer dizer: “eu só posso ser eu através de você e com você”. Portanto, sem um laço permanente que liga todos com todos, a sociedade estará, como na nossa, sob risco de dilaceração e de conflitos sem fim.
....
Essa lição de esperança nos deixa Mandela: nós ainda viveremos se sem discriminações pusermos em prática de fato o Ubuntu.»

Leonardo Boff (texto completo aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.