quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Proposta para reverter a desertificação

«Desertificação é um eufemismo para designar terra que se transforma em deserto", começa Allan Savory na sua poderosamente pausada conversa. E assustadoramente, ocorre em dois terços das pradarias, acelerando as mudanças climáticas e provocando o caos social nas sociedades pastorícias tradicionais. Savory devotou a sua vida a travá-lo. Ele acredita - e o seu trabalho mostra-o - que um factor surpreendente pode proteger as pradarias e reclamar terras degradadas desérticas.»

Fonte: http://www.ted.com/talks/allan_savory_how_to_green_the_world_s_deserts_and_reverse_climate_change.html



Já tinha visto este vídeo (Allan Savory: Como tornar os desertos verdes e reverter as mudanças climáticas) há bastantes meses, mas hesitei em publicá-lo por dois motivos: porque não acredito em soluções únicas ou universais, e porque me custou ouvir uma parte da história que Allan Savory conta, relativa a elefantes. Mas, a palestra merece ser ouvida, pois a sua teoria do pastoreio rotativo resulta de muitos anos de investigação, e pode ser uma das soluções para a desertificação em vários locais do globo.  A permacultura, por seu lado, apresenta um conjunto de soluções e sucessões para reverter a desertificação, que podem ou não incluir o pastoreio rotativo. Em ambos os casos, trata-se de imitar a natureza, e não lutar contra ela.

Sobre o combate à desertificação através da permacultura:

2 comentários:

  1. Vi e ouvi. Mas... começando pela nossa porta, a desertificação é mais uma hemorragia de gente... e não sabemos como estancá-la...

    ResponderEliminar
  2. Esse é outro tipo de "desertificação", também bem preocupante no nosso país! Não sei se não sabemos ou se não queremos resolver! Mas a desertificação no sentido em que aqui se fala, também está a ocorrer por cá!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.