segunda-feira, 7 de julho de 2014

Chega de tanto saco plástico!

Ainda não percebi porque custa tanto levar sacos quando se vai às compras, e muito menos percebo porque, por exemplo, ao comprar fruta se mete cada espécie ou variedade num saco, depois noutro, ou porque se vai comprar pão e para além do saco de papel, ainda têm, uns de dar, outros de pedir, mais um saco de plástico.  
Imagem da campanha "Saco é um Saco"
A vontade de levar sacos de plástico para casa é de tal modo que, em média, cada português "consome" 466 sacos por ano. Ou seja, uma família de 3 pessoas gasta, em média 4 sacos por dia! Demais, não? Custará pensar um pouco nisto?

No passado dia 3 de julho assinalou-se o Dia Internacional SEM Sacos de Plástico, "que tem como objectivo alertar a sociedade para a necessidade de reduzir o consumo e utilização excessiva de sacos de plástico descartáveis que, na maioria das vezes, terminam no lixo após uma única utilização, ou acabam por ser libertados no ambiente, constituindo um problema ambiental grave em termos de poluição." Muitos destes sacos acabam no mar e os animais marinhos são seriamente afetados por este tipo de poluição (80% da poluição marinha é causada pela libertação de resíduos plásticos).

Precisamente neste 3 de julho, foi publicado o  Decreto Legislativo Regional n.º 10/2014/A para os AÇORES, que "Cria medidas para a redução do consumo de sacos de plástico e aprova o regime jurídico da taxa ambiental pela utilização de sacos de plástico distribuídos ao consumidor final". Um primeiro passo, pois falta ainda regulamentar, mas pelo menos os Açores já começaram a fazer alguma coisa.

Imagem de DN
A Quercus sinalizou a data com um estendal de 466 sacos à porta da Assembleia da República, o número médio de sacos plásticos que cada português consome por ano, a afirmando que "Vamos apresentar a todos os grupos parlamentares da AR um parecer sobre o uso excessivo dos sacos de plástico e uma proposta para legislar a redução da distribuição gratuita dos sacos descartáveis no grande e pequeno retalho" (fonte: DN).

"A 14 de Janeiro, o Parlamento Europeu apelou para que a União Europeia (UE) definisse medidas para reduzir os resíduos de plástico no ambiente e, especificamente, do «lixo marinho», no sentido de alcançar uma redução do uso de sacos de plástico de 50% até 2017 e de 80% até 2019.
Um estudo levado a cabo pelo Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (DCEA FCT-UNL), em 11 praias do litoral continental português, entre 2010 e 2014, mostra uma predominância de materiais de plástico nas praias portuguesas: dos 111.000 itens recolhidos, 97% eram plástico, dos quais 57% correspondiam a pellets de resina virgem ou envelhecidos, seguindo-se 27% de fragmentos de plásticos (onde estão incluídos os fragmentos de sacos de plástico) e 11% de esferovite. Relativamente às dimensões, apenas 8% eram maiores que 2,5 cm. Os plásticos de maiores dimensões correspondiam a cotonetes (38%) e cordas de pesca (35%)." Fonte: Diário Digital

10 comentários:

  1. Muito oportuno e de grande sensibilização o conteúdo desta mensagem. Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Leonardo Alves.

      Cumprimentos e obrigada pela visita

      Eliminar
  2. Olá Manuela!

    Sempre o mesmo... Ora vamos lá pagar uma taxa para continuar a poluir! Enfim, este tipo de medidas já só servem mesmo para RIR!

    Faz lembrar as taxas de emissões de CO2 nos veículos automóveis! Podes poluir à vontadinha, desde que pagues! Os ECOSSISTEMAS de certo agradecem as TAXAS!

    E por falar em emissões de gases de escape e as taxas e impostos e outras tretas que tal... Já muito dos nossos queridos amigos americanos (povo do mais sustentável que existe) estão a ficar chateados com tanto trolóló sobre sustentabilidade e verdes e emissões, e como tal estão a fazer isto! Modificam os veículos de propósito para poluírem ainda mais!

    E venha algo como a Rosetta! Pois a MANADA já teu o que tinha para dar.

    Abr
    VOZ a 0 db

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Voz

      O princípio poulidor pagador tem a sua validade, o objetivo é reduzir a poluição atingindo a parte mais sensível do corpo humano: a carteira; no entanto, bem sabemos como isso pode ser e é distorcido...

      No caso dos sacos plásticos, basta observar nas caixas de supermercados onde oferecem sacos de plásticos e nos supermercados onde se paga pelos sacos plásticos: a diferença é enorme!

      Quanto a essa insanidade relativa a veículos, nem teço comentários... :(

      Um abraço e boa semana

      Eliminar
  3. Em compras no Continente, Telheiras, foram-me cedidos sacos de plástico com a inscrição de "Saco Degradável".
    Qual a diferença destes sacos para com os demais?
    Todos os sacos de plásticos são iguais?
    Os referidos Sacos Degradaveis serão também abangidos pela taxa ambiental pela utilização de sacos de plástico distribuídos ao consumidor final?
    Qual a diferença de eu, utilizador típico, utilizar estes sacos de supermercado para acondicionar o meu lixo doméstico em vez de adquirir os sacos standard para lixo ? ( quando eu utilizo os sacos standard para lixo, mesmo no menor tamanho, vai mais plástico com o lixo do que vai quando eu re utilizo os sacos do supermercado).

    C. M.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Boa tarde, JAC Marques

      Não lhe sei responder a todas as perguntas, mas sacos degradáveis são também maus para o ambiente, há até estudos que indicam não serem melhores que os vulgares (ver aqui http://expresso.sapo.pt/sacos-biodegradaveis-dos-hipers-sao-perigosos-para-o-ambiente=f571956).

      Claro que se vai precisar de sacos para o lixo, então usar os sacos de supermercado para o efeito é uma reutilização. E se antes disso, o reutilizar nas compras mais umas vezes, melhor (ver também aqui)

      Quanto ao utilizar sacos próprios para o lixo, tal não é necessário, se há sacos de compras em casa que podem ser usados para o efeito, pois, como diz, vai mais plástico para o lixo, pois são maiores e mais espessos; no entanto, acho que há municípios que exigem sacos próprios, no caso do lixo ficar na rua, para evitar que sejam abertos por animais à procura de alimento.

      O problema maior é o exagero em que se caiu, usam-se sacos demais e para tudo, quando não custa nada reutilizar. Enquanto em média uma família de 3 pessoas gasta 4 sacos por dia, se essa família separar os resíduos para reciclagem (em sacos reutilizáveis, claro), e orgânicos para compostagem, um saco de plástico dá para o lixo de vários dias (ver também aqui).

      Quanto à taxa ambiental que se está a preparar, ainda não conheço a proposta, mesmo a dos Açores ainda falta ser regulamentada.

      Cumprimentos e obrigada pela visita

      Eliminar
  4. Ola

    Eu tenho 2 sacos que uso sempre pras compras mas a proposito da fruta fiquei com uma duvida. Acho que se mete cada espécie ou variedade porque assim é mais facil pesar e também fica mais facil para a pessoa da caixa para distinguir o produto. Ou nao é assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bruno
      Pode não ser assim... Nas lojas ou mercado onde compro fruta, eu pego no cesto e meto a fruta quase toda lá, salvo se se tratar de algo mais delicado (morangos, cerejas, ..., esses aí é mais difícil evitar). Depois ao pesar, coloca-se a fruta separada na balança e depois vai para o saco que levei. O problema é nos supermercados que obrigam a colocar em sacos e pesar previamente, mas nem todos obrigam a isso. É uma questão de hábito, mas também de se poder escolher onde comprar.
      Obrigada pela visita e um bom fim de semana.

      Eliminar
  5. Tem toda a razão Manuela Araújo, a parte em que o ser humano é mais sensível é a carteira, se cada um tivesse consciência do que seus actos provocam ao ambiente (a todos nós) certamente todos teríamos mais cuidado e mesmo nos super em que se paga já tenho visto pessoas a comprarem os sacos e não é por esquecimento tão somente porque é mais prático e por enquanto a estes o preço do saco/s não lhe afecta a economia doméstica. Mas se cada um que entende correcto levar de casa sacos, todos juntos somos muitos. E já agora a pergunta que não podia deixar de fazer aos desatentos já pensaram como os antigos transportavam as suas compras? E mais uma achega sabem que essas transportadoras feitas em material natural estão super na moda e já atingiram a classificação Vintage. Bora pessoal se não ligam à natureza (fazem mal) pelo menos sejam fashion.

    ResponderEliminar
  6. No Brasil também é assim Manuela, se usa muitos sacos plásticos, mas eu faço a minha parte, evito ao máximo usar em demasia e reutilizo sempre que é possível, não custa nada reutilizar os sacos, o problema é a falta de consciência e consideração da população que acham que não faz diferença se fizerem isto também, quando na verdade todos são muito importantes (mesmo quando pensam que não), este é o grande erro, mas sempre tem as pessoas que divulgam e mostram as coisas corretas, assim como você!

    Bjs :)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.