sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Grande Barreira de Coral (petição para a proteger)

«A Grande Barreira de Coral é o maior organismo vivo no planeta Terra e lar de um quarto de todas as espécies dos oceanos. Nos últimos 30 anos, a barreira perdeu metade do coral por causa da poluição advinda de minas, mudanças climáticas e outros fatores.»

Fonte: e-mail da Avaaz

«Os barões do carvão da Índia pediram um empréstimo de mil milhões de dólares para transformar um dos maiores tesouros ecológicos do planeia  numa "estrada aquática" para um complexo monstruoso de produção de carvão. Mas se agirmos rápido podemos bloquear esse empréstimo e manter a Grande Barreira de Coral viva!

Quando a UNESCO declarou este projeto como uma ameaça à Barreira de Coral, seis bancos internacionais desistiram da ideia. Agora, apenas o Banco Estatal da Índia pode garantir, ou destruir, este acordo sujo. A presidente do banco fez sua carreira lutando contra "empréstimos duvidosos", por isso uma campanha global agora pode persuadi-la a escrutinar o empréstimo e impedir que esse projeto louco siga em frente.

A região da Barreira de Coral é lar de baleias e golfinhos -- temos que salvá-los dos navios poluidores. A pressão popular já fez outros bancos mudarem de ideia. Assine a petição e diga não ao pior empréstimo bancário do mundo. Quando chegarmos a 1 milhão de assinaturas, lançaremos uma campanha de imprensa e anúncios publicitários para colocar a presidente do banco indiano, Arundhati Bhattacharya, no centro das atenções até que ela salve o precioso coral:»


Fonte: Petição Avaaz

Mais informação (em português) sobre a aprovação do projeto pelas autoridades australianas em:  Greensavers (17/2/2014), Naturlink (31/1/2014), O Globo (31/1/2014), Público (23/8/2012)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.