domingo, 27 de abril de 2014

Vandana Shiva: "Monoculturas da mente"

"A cegueira que nos impede de ver tanto a riqueza da diversidade quanto a própria diversidade é o que chamo de monocultura da mente. A monocultura da mente é, literalmente, a raiz da ditadura sobre a Terra. É um instrumento de poder e controle. Não produz mais. Controla mais." Vandana Shiva, no vídeo abaixo

O livro e Vandana Shiva "Monoculturas da Mente" de 2002, tem edição brasileira (desconheço se existe edição portuguesa).  Pode  encontrar o 1º capítulo neste blogue.

"Guardar sementes e cultivar um jardim de alimentos são as coisas mais concretas que nós podemos fazer, como indivíduos,  para restaurar a soberania alimentar e construir uma sociedade sustentável." Vandana Shiva em entrevista à Mother Earth News

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Democracia? (José Saramago)

"A democracia em que vivemos é uma democracia sequestrada, condicionada, amputada.José Saramago, do vídeo:



Imagem obtida aqui
"Tenho uma visão bastante céptica do que chamamos de democracia. Na verdade, vivemos sob uma plutocracia, sob o governo dos ricos. Com o neoliberalismo económico, certas alavancas que o Estado detinha para agir em função da sociedade praticamente desapareceram. Não se discute hoje a democracia com seriedade. Foram impostos tantos limites à democracia que se impede o desenvolvimento de outras áreas da vida humana. Veja o exemplo do Fundo Monetário Internacional. Trata-se de um organismo que não foi eleito pela população, mas que controla boa parte da economia internacional."  José Saramago (O Estado de S. Paulo, São Paulo, 29 de Outubro de 2005 In José Saramago nas Suas Palavras.)  Fonte: Outros Cadernos de Saramago

O vídeo foi publicado aqui inicialmente em 19/06/2010, republicado em 25 de Abril de 2012 e em 25 de abril de 2014. Os textos e a imagem foram adicionados em 25/4/2014.

domingo, 20 de abril de 2014

Ron Finley: um guerrilheiro de jardim em L.A.

Ron Finley é um artista e a sua arte é embelezar relvados da zona Centro-sul de Los Angeles transformando-os em florestas alimentares. Ou um guerrilheiro de jardim cuja arma é uma pá e cuja missão é ensinar  e tornar acessível a alimentação saudável. O texto que se segue é extraído do vídeo da sua palestra TED (abaixo) Não deixem de o ver e ouvir!

Imagem de capa do site http://ronfinley.com/
«Sou um artista. A jardinagem é o meu graffiti. Planto a minha arte. Tal como um artista de graffiti, que embeleza paredes, eu embelezo relvados e canteiros. Uso o jardim, a terra, como se fosse um pedaço de tecido, e as plantas e as árvores, são o meu embelezamento desse tecido. É surpreendente o que a terra pode fazer se a deixarmos ser a nossa tela. Não se pode imaginar a maravilha que é um girassol e como ele afeta as pessoas.

Então, o que aconteceu? Eu testemunhei o meu jardim tornar-se numa ferramenta para a educação, uma ferramenta para a transformação do meu bairro. Para mudar a comunidade, tem de se mudar a composição do solo. Nós somos o solo. É surpreendente como as crianças são afetadas por isto. A jardinagem é a ação mais terapêutica e desafiante que se pode fazer, especialmente no centro da cidade. E ainda se conseguem morangos.»

Com os agradecimentos ao VOZ!

sexta-feira, 18 de abril de 2014

"Alterações Climáticas 2014: Mitigação": Mudanças drásticas no setor energético são imperativas (IPCC AR5)

No passado dia 12 de abril, foi aprovado em Berlim o relatório sumário para decisores políticos "Alterações Climáticas 2014: Mitigação", contribuição do Grupo de Trabalho III para o 5º Relatório de Avaliação do IPCC (AR5), que está disponível em http://report.mitigation2014.org/spm/ipcc_wg3_ar5_summary-for-policymakers_approved.pdf

A versão final  do relatório técnico, de 17/12/2013,  que foi aceite, mas não aprovada em detalhe na "12 ª Sessão do Grupo de Trabalho III e a 39 ª Sessão do IPCC", e que consiste na avaliação científica, técnica e sócio-económica completa, pode ser lida em http://mitigation2014.org/report/final-draft/

Percentagem de emissões de GEE por setores de atividades, 2010; a) Percentagens de emissões diretas por setores e indiretas do setor de energia; b) Percentagens de emissões diretas e indiretas por setor da economia,  com as contribuições do setor energia atribuídas ao setor económico final. IPCC-AR5 (relatório técnico). Nota: AFOLU= agricultura, silvicultura e outros usos do solo.

De entre as várias conclusões do relatório técnico, destaco as seguintes:
  • "A sociedade precisa tanto de mitigação como de adaptação à mudança do clima, se quer efetivamente evitar impactos climáticos prejudiciais"
  • "Sem novas políticas de mitigação das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), estas irão crescer em todos os setores, exceto as emissões de CO2 no setor uso da terra"
  • "O setor de fornecimento de energia é o maior contribuinte para as emissões globais de gases de efeito estufa"
  • "A estabilização das concentrações de gases de efeito estufa em níveis baixos requer uma  transformação fundamental dos  sistemas de energia, incluindo, a longo prazo, a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis e tecnologias neles baseadas e sua substituição por alternativas de baixas emissões de GEE."
Histórico das emissões de GEE antropogénicas derivadas da queima de combustíveis fósseis, da indústria do cimento, e da silvicultura e outros usos do solo, nas cinco maiores regiões. IPCC-AR5 (relatório técnico)
Este é o 3º relatório do AR5 tornado público, depois de "Alterações Climáticas 2013: Ciência Climática" do Grupo de Trabalho I (setembro 2013), e que demonstrou que o estado atual e os cenários de futuro são bem mais gravosos que os previstos em 2007 no AR4 (ver aqui), e do relatório "Alterações Climáticas 2014: Impactos, Adaptação e Vulnerabilidades", do Grupo de Trabalho II (março 2014).)

Total anual de emissões de GEE antropogénicas (GtCO2eq/yr) por grupos de gases 1970-2010, IPCC-AR5 (relatório técnico)

Segundo este artigo e este, o relatório sumário para políticos "diluiu" ou "censurou" as conclusões do relatório técnico,  sobretudo no que respeita às medidas respeitantes aos combustíveis fósseis...  tal não me admiraria nada, mas não posso confirmar pois ainda não li integralmente esse sumário para políticos.

domingo, 13 de abril de 2014

Curso de Agricultura Biodinâmica no norte de Portugal

Está a ser preparado um Curso de Agricultura Biodinâmica, com os formadores João Castella e Erica  Pires no norte de Portugal. Destina-se a qualquer pessoa interessada, com conhecimentos e/ou experiência em agricultura biológica. Co-organização de Associação Biodinâmica de Portugal, Ceiba Permacultura, Quinta de Junceda (Alfena, Valongo) e Quinta da Bouça Chã (Lixa, Amarante).

As inscrições estão abertas até 20 de maio e a realização do curso dependerá do número mínimo de 10 participantes.  Mais informação nos cartazes abaixo:




domingo, 6 de abril de 2014

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Perseguição

Vale a pena ver esta perseguição... uma excelente sequência de imagens da National Geographic