quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

"Awá Guajá - a lutar pelas origens"

«A tribo indígena Awá Guajá vive na Floresta Amazónica, no estado brasileiro do Maranhão, dividida em quatro aldeias: Awá, Tiracambú, Juriti e Guajá. Um total de 400 pessoas a viver o mais perto possível da pureza das suas origens. Os dias de caça são longos, mas não poupam ninguém: hoje, crianças e mulheres encabeçam também as expedições pela densa floresta. Aqui não há idades certas (a última destas famílias foi descoberta há menos de dez anos), apenas o dia-a-dia da sobrevivência.

A ajuda das instituições responsáveis pela sua preservação leva até à comunidade poucas palavras em português, roupas de uma sociedade urbana e raros utensílios para uma vida diária facilitada. Mas o objetivo é ser mais um braço na luta contra a invasão crescente de madeireiros em busca do bem mais precioso da floresta amazónica, das árvores que lhe dão o sobrenome: Pulmão da Terra.»

Este é o texto que acompanha a exposição de fotografia de  Daniel Rodrigues patente na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão  intitulada "AWÁ GUAJÁ – A LUTAR PELAS ORIGENS", que pode ser visitada até 28 de fevereiro (entrada livre). Daniel Rodrigues, fotógrafo português natural do concelho de Vila Nova de Famalicão venceu,  em 2013, o primeiro prémio da categoria “Daily Life” do  concurso World Press Photo.

Os Awá Guajá são considerados a tribo mais ameaçada do mundo pelo movimento Survival que defende os direitos dos povos indígenas do mundo (pelos madeireiros e outros agentes dos grandes interesses económicos)!  Veja a notícia aqui e o apelo de Colin Firth em  http://www.survivalinternational.org/pt/awa

Fonte da imagem: artigo no Daily Mail online

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.