sexta-feira, 17 de abril de 2015

O valor da semente

«Três quartos das sementes usadas no planeta são regionais e estão em risco de desaparecer, devido a monopólios industriais, às alterações climáticas e à degradação de habitats. Vários agricultores e instituições lutam pela preservação da semente, o grão que todos os dias lhes garante comida no prato.» Farol de Ideias

Preservar as sementes tradicionais é uma necessidade absoluta, não só para evitar a extinção das variedades e mesmo espécies antigas, mas também para manter a soberania económica e autonomia alimentar dos povos. 

Há entidades, como o Banco Português de Germoplasma Vegetal,  a Associação Colher para Semear - Rede Portuguesa de Sementes Tradicionais, ou a Campanha pelas Sementes Livres, que se dedicam a preservar o património genético vegetal de Portugal.

Mas é preciso que os agricultores e todos os que se dedicam a cultivar, nem que seja na varanda, ajudem nesta tarefa que a todos diz respeito, ou seja, a semear, recolher, trocar e preservar sementes regionais, pois todos somos precisos quando do outro lado da luta está um poderoso oligopólio.

Veja o programa Biosfera sobre o valor da semente, e entenda como ele é incalculável.


Biosfera 467 - O valor da semente from Farol de Ideias on Vimeo.

2 comentários:

  1. Manuela,

    Uma rápida palavra para dizer que não tenho tido tempo para comentar os teus textos (apesar de os ler), mas que concordo plenamente contigo.

    Obrigado pelo teu trabalho de divulgação.

    Um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Octopus

      Muito obrigada pela visita e pelo comentário. E peço desculpa por esta demora na resposta, pois tenho andado também com pouca disponibilidade.

      Até breve

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.