domingo, 16 de agosto de 2015

Em saldo negativo - de mal a pior!

Imagine a totalidade de recursos naturais e serviços dos ecossistemas que a Terra consegue regenerar num ano. Isso representa a Biocapacidade do nosso planeta.

Agora imagine a totalidade de recursos naturais e serviços dos ecossistemas que a espécie humana consome num ano. Isso representa a Pegada Ecológica Global.

Atualmente, a Pegada Ecológica Global é 1,6 vezes superior à Biocapacidade da Terra. Isso significa que precisamos de 1,6 planetas para sustentar a existência da nossa espécie.

Fonte: Global Footprint Network
Significa também que ao fim de 7,5 meses (12/1,6)  já gastamos os recursos naturais que a terra consegue regenerar num ano; ou seja, a partir de meados de agosto, já estamos a dever recursos à Terra. Essa data, a partir da qual estamos em saldo negativo, é chamada "Earth Overshoot Day", (dia da sobrecarga da Terra) este ano de 2015 foi no dia 13 de agosto.

Há mais de 4 décadas que estamos em saldo negativo com a Terra. E cada ano que passa, entramos em dívida mais cedo: em 2000 o Earth Overshoot Day foi no início de outubro, em 2011 foi em 27 de setembro (ver aqui) , em 2013 foi em 20 de agosto (ver aqui). Vamos de mal a pior!

Parece mais do que óbvio para todos que não há qualquer sustentabilidade em consumir mais do que se produz.   Então,  como é que isto não é óbvio nem para políticos nem para grandes empresas, que continuam a apregoar o "crescimento" e o "consumo" como se tivéssemos à nossa disposição mais do que um planeta? 

Nota: Tanto a Biocapacidade como a Pegada Ecológica são definidas em termos de área (ver aqui)



Para aceder  às legendas do vídeo, clique na "roda dentada" em baixo, à direita, selecione "Legendas", escolha "Inglês", volte a clicar em "legendas" e a seguir em "traduzir", e escolha "Português".

6 comentários:

  1. Desperdício: tudo o que vai para além do necessário para satisfazer uma necessidade. Exemplo típico: a embalagem que embala a embalagem (packs de unidades para empurrar o consumo...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda, há que ter em conta as inúmeras falsas necessidades criadas pela publicidade

      Eliminar
  2. Ah estes economistas e não só, que só falam em crescimento económico e aumento de empregos,,,como se tudo isso fosse possível,,, Seria cómico, se não fosse dramático. Ou são nada criticos ou acreditam no pai natal (fazem que acreditam).

    Oh querida Manuela, aconteceram me revezes demasiados para a minha boa onda...Nunca na vida esperaria o que me aconteceu. Começar a minha vida do zero, ainda vá, mas 25 anos de vida de trabalho, poupança e confiança...não, não foram os bancos e sim o meu ex-companheiro...Há gente sem princípios mesmo ao nosso lado, e se os tinham, perderam como tantos. Eu, continuo positiva...Afinal o futuro ou o destino têm uma imaginação maior que a nossa.

    Venha ele e VIVA A VIDA mais do nunca!

    Um beijinho mto, mto grande a alguèm que não desiste de alertar, e muito bem, os outros.

    Obrigada por tudo minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Ana Teresa

      Fico triste de saber que tens passado um mau bocado,mas tenho a certeza que irás ultrapassar com toda a energia positiva que tens! Tudo de bom e muita sorte também, que mereces, nessa terra linda onde vives!

      Muita força - sei que a tens, não te esqueças nunca onde a guardaste :)

      Eliminar
  3. Olá Manuela!

    Felizmente neste caso parece que o próprio sistema já está a dar fortes sinais de colapso, pelo que a consumo global irá reduzir!

    Como sabes - acho eu - as dicas que as 8 Famílias, que mandam neste CIRCO, têm dado apontam para que o ano de 2017 seja um ano de fortes abalos!

    Além destas dicas, basta olharmos para os dados macro para se ver que está tudo prestes a implodir!

    Claro que por cá, a populaça como não consegue ver o cenário macro, anda num frenesim de ENDIVIDAMENTO para CONSUMO! Os bancos claro estão a adorar! E por arrasto as bolsas especulativas também! Sempre vai dar para RIR ver a cara destes aluados quando o CIRCO pegar fogo!

    Infelizmente como a maioria dos membros desta sub-espécie não estão preparados para mudar o sistema actual, nem para criar algo de diferente em caso de colapso deste sistema, num prazo mais dilatado apenas veremos o ressurgimento de mais do mesmo!

    Só algo mesmo apocalíptico levaria a um novo mundo!

    "De mal a pior"... Só não sei porque esperavas outra coisa!

    Abraço
    voza0db

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Voz
      Com esperança ou prevendo o pior, importa nunca desistir!
      Abraço

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.