quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Mar de lama: desastre ambiental no Brasil

No passado dia 5 de novembro, uma tragédia causada pelo rompimento das barragens de mineração no município de Mariana, Minas Gerais, Brasil, que soterrou o distrito de Bento Rodrigues e matou o Rio Doce, já é considerada o maior desastre ambiental ocorrido no Brasil.

Imagem obtida aqui
Cerca de 62 milhões de metros cúbicos de lama ocre carregada com resíduos provenientes das represas da empresa Samarco mataram uma aldeia e um rio e criaram um mar de destruição.

Pelo menos 11 pessoas morreram e 15 continuam dadas como desaparecidas. 185 famílias ficaram desalojadas.



Mas a lama não se ficou ficou apenas pela destruição do distrito de Bento Rodrigues mas alcançou vários outros distritos de Mariana. tendo sido levada pelo Rio Doce, afetando dezenas de cidades na região leste de Minas Gerais até o Espírito Santo com a falta de água potável.



Imagem obtida aqui
As causas estão a ser investigadas, mas algo muito grave está por trás desta tragédia, de que pouco se fala; a corrupção é um dos motivos de fundo apontados (ver aqui), o que, infelizmente, não é de admirar.

Ver mais sobre o assunto em:

El País: A rota da lama: 500 km percorridos e ameaça à água do Espírito Santo (9/11/2015)
Globo: Rompimento de barragem em Mariana: perguntas e respostas (13/11/2015)
JN: Catástrofe ambiental deixa 200 municípios do Brasil em estado de emergência (18/11/2015)
Artigo da Érica Sena em "Amplifique-se": Quem chora pelo Rio Doce e reza por Mariana? (17/11/2015)

2 comentários:

  1. Esta é uma tragédia gravíssima e com danos incalculáveis... Deparei-me com a notícia por acaso... Incrível como conseguiram abafar uma tragédia desta dimensão... E por terem conseguido abafá-la é que me parece que os culpados nunca serão apurados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana
      Apesar de ver pouca televisão, lá vou vendo algumas notícias, e nada... mas nada sobre isto! Impressionante como só falam das mesmas coisas dias e dias seguidos, e deixam de fora assuntos como este! O jogjo do dinheiro sempre a rodar!

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.