sábado, 9 de janeiro de 2016

A Guerra dos Cereais

A Guerra dos Cereais (La Guerre des Graines / Seed War):

«As sementes são um bem comum ou uma mercadoria? Devem ser partilhadas, trocadas como um recurso natural ou comercializadas em toda a linha e patenteadas?
São as sementes uma mercadoria ou um recurso vital a ser partilhado para o benefício da humanidade, tal como a água que bebemos ou o ar que respiramos? Num futuro próximo, os agricultores podem perder o direito de plantar as suas próprias sementes. Na Europa, emerge um regulamento que irá impor um controlo apertado sobre o uso de sementes agrícolas. Por trás dessa apropriação, estão cinco corporações que controlam metade do mercado de sementes e procuram alargar o seu domínio ainda mais longe.

O documentário "La Guerre des Graines", viaja da Índia à França, e até mesmo ao círculo polar, para desvendar uma silenciosa e desconhecida guerra cujo resultado é crítico - o estado da nossa independência alimentar! Neste filme, os realizadores foram ao encontro de todos os atores desta "guerra", desde ativistas ambientais, como Vandana Shiva, até às corporações e políticos europeus


Documentário transmitido pela RTP3 e que esteve disponível  na RTPPlay (legendado em português) em: http://www.rtp.pt/play/p2197/a-guerra-dos-cereais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.