sábado, 19 de março de 2016

Tua Última Colheita



«Esta é a história de Manuel Queiroga, produtor agrícola na região do Tua, integrada no Alto Douro Vinhateiro, classificado como Património Mundial pela UNESCO. Como tantos outros, foi obrigado a vender o seu terreno agrícola para que se construa a Barragem de Foz Tua, uma barragem que ninguém quer, mas que todos vão pagar.»
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=0O43MCeXJAU

Foto: Maria Antónia Guedes, daqui
«A barragem será um desastre ecológico, destruindo ecossistemas raros e terrenos agrícolas. Inundará mais de 400 hectares de olival, montado e vinhas, bem como habitats protegidos.  Em vez de correr, o rio ficará aprisionado numa albufeira.
A qualidade da água vai degradar-se e, consequentemente, poluir a água do rio Douro.
Com o aumento da evaporação haverá mais humidade no ar, aumentando a incidência de doenças das vinhas, como o míldio. A albufeira também vai bloquear o curso normal dos sedimentos, impedindo a reposição natural de areia nas praias e contribuindo para um aumento da erosão costeira.»
 Fonte e carta para Unesco em http://ultimoanodotua.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.