domingo, 20 de março de 2016

Tua Última Descida do Rio



«Esta é a história de Ricardo Inverno, presidente do Clube de Canoagem de Águas Bravas de Portugal. Como tantos outros, irá perder uma das melhores regiões para a prática de desportos de montanha e águas bravas da Europa, para que se construa a Barragem de Foz Tua, uma barragem que ninguém quer, mas que todos vão pagar.»

Fotografia de Aníbal Gonçalves, daqui
«O único objetivo desta barragem é a produção de energia elétrica, alegadamente para diminuir a dependência externa energética do país. Contudo, apenas irá contribuir com 0,1% do total nacional da energia consumida, correspondente a 0,5% da eletricidade.
Será fortemente subsidiada, um fardo inútil sobre os consumidores e contribuintes
Alternativas como a eficiência energética, o reforço de potência de barragens já existentes e a produção de energia solar, entre outras, garantem uma relação custo-eficácia muito melhor e, ao contrário das grandes barragens, benefícios ambientais claros.»
Fonte e carta para Unesco em http://ultimoanodotua.pt/

3 comentários:

  1. Tua série
    o último ano do Tua
    passou também a ser uma luta minha

    Venho tarde?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rogério

      Há muitos anos que muitas vozes se têm levantado contra o Plano Nacional de Barragens, vozes de lá, que deviam ser ouvidas, vozes com consciência ambiental, vozes da ciência e vozes do bom senso.
      Nunca foram ouvidas, porque "valores" que o não deviam ser falaram mais alto.

      Por aqui, desde pelo menos há 5 anos que levanto a minha ténue voz, juntando esta gota ao rio de vozes contra esta (e outras) barragens inúteis para o país e que tanto estrago causam.

      Não sei se vamos tarde, provavelmente sim, mas não dá para desistir, pelo menos antes da "enchente".

      Portanto, vamos lá enviar a carta para a UNESCO.

      Eliminar
  2. Amanhã,
    pois quero levar alguém comigo
    uma visita assídua ou mais um amigo

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.