domingo, 17 de abril de 2016

Quem quer petróleo em Portugal?

«Todos sabemos os problemas que o nosso planeta enfrenta. E todos sabemos as vantagens das energias sustentáveis. Contudo, o que poucas pessoas sabem é que desde 2002 o governo português decidiu abrir várias concursos públicos para a prospecção, exploração e produção de hidrocarbonetos em várias regiões de Portugal.
Queremos propagar ao máximo este conteúdo. Queremos informar a população. Queremos alertar para os perigos desta actividade. Queremos mudar, enquanto podemos.»




Imagem obtida em Sulinformação
Quando os interesses económicos (de alguns) estão à frente de tudo o resto (natureza, pessoas, economia local, ...), coisas muito más podem acontecer, e acontecem ...

Além disso, como é dito no blogue Octopus "A grande maioria das populações dos países produtores de petróleo não tiram qualquer benefício dessa produção".

Mas não é só no Algarve que há interesses em exploração de hidrocarbonetos (petróleo e gás natural), o Alentejo e outras regiões estão na mira...

Uma petição já foi entregue pela PALP na Assembleia da República, mas não vale ficar à espera. Informe-se e divulgue, participe.  Mais informação em  palp.pt  (ver também as FAQ) e no Biosfera de 5/3/2016 (abaixo).


Biosfera 506 - Prospeção e exploração de hidrocarbonetos no Algarve from Farol de Ideias on Vimeo.

Petições contra a exploração de hidrocarbonetos no Algarve:
Petição Pública:
Change.org:

9 comentários:

  1. Olá Manuela!

    Se perguntarem a maioria dos tuginhas aprova a ideia de portugal extrair petróleo! Não porque sabem o que tal significa na realidade, mas apenas porque na sua infinita boçalidade acreditam que tal situação lhes irá proporcionar combustíveis mais baratos!

    Claro que os que querem são a maioria que não será afectada pelo processo de exploração...
    Naturalmente os que vivem nas zonas já ligeiramente afectadas estão a ver a maravilha que é o desenvolvimento Umano!

    De resto, nada de novo se passa igualmente com este tema! Faz lembrar a cena das barragens, das auto-estradas, dos ogm, dos pesticidas... Dos!

    "Queremos mudar, enquanto podemos." continuo a achar que de facto ninguém quer MUDAR REALMENTE... Apenas desejam a ilusão da mudança.

    Abraço
    voza0db

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Voz
      Pois, o maior problema é que as pessoas foram treinadas para só responderem a questões económicas... e por isso, tudo o resto, o mais importante, passa ao largo da maioria. Isto porque estão iludidos que vão ganhar algo com isso....
      Um dia hão-de entender que a mudança começa em si próprio... um dia...
      Até breve

      Eliminar
  2. "A grande maioria das populações dos países produtores de petróleo não tiram qualquer benefício dessa produção". Frequentemente são até prejudicadas por isso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rogério
      Além daquelas que serão prejudicadas diretamente, indiretamente afetar-nos-á a todos de modo negativo. Benefícios, só para os donos das petrolíferas...

      Eliminar
  3. Manuela,

    Fico triste por tudo isto.

    Por mais que denunciamos estes factos, ninguém se interessa, apenas alguns de nós, sempre os mesmos.

    Fico feliz, claro, por as pessoas que considero mais esclarecidas estarem atentas.

    A maioria está ausente destas questões, o que até compreendo, porque já temos tantos problemas no nosso dia a dia que estas questões escondidas pelos media não fazem parte das nossas vidas diárias.

    Fico um pouco confortado por os nossos amigos estarem atentos.

    Devia-mos ocupar 5% do nosso tempo a questões como estas.

    Um grande beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Octopus.
      Penso sempre que aos poucos mais uns poucos se interessarão.
      Compreendo perfeitamente que há muito quem tenha preocupações diárias graves, que tudo o resto fica sem importância. Também compreendo quem não tenha preocupações maiores, mas não se interesse por estes assunto, foram assim "aculturados" pelo mercado livre e suas propagandas - como disse, os media. O que não compreendo (ou não quero compreender), é que os que mais deviam saber destes assuntos, que "nos representam" (supostamente) são os que menos querem saber das consequências... para os outros, para o planeta, para as próximas gerações.
      Uma abraço

      Eliminar
  4. Adoro tropeçar em pérolas como a seguinte!

    "Ficava feliz da vida se Portugal tivesse petróleo para resolver o problema das importações. Mexia com a nossa economia, mexia com tudo. Seria bom para todos" meu realce!

    A fonte

    E que venha o petróleo com cheiro tuga!

    voza0db

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.